Tudo o que você precisa saber sobre a resistência das barras de aço

Conheça um pouco mais sobre elas e saiba qual a sua importância na indústria e construção. Portanto, não perca nenhum detalhe do que preparamos para você! Acompanhe o restante da leitura logo abaixo.

Barras de aço desempenham um grande papel na indústria e construção. Seu papel é desempenhado em residências, construção civil, indústria e também na confecção de peças de maquinários, implementos agrícolas e indústria mecânica em seu âmbito geral.

Cantoneira, esquadria e ferramentas, estão entre os itens que podem ser desenvolvidos a partir das barras de aço.

Há diferentes tipos delas, compostas por diferentes materiais. Cada qual é projetada para atender um tipo específico de necessidade. Veremos agora alguns dos tipos e suas aplicações.

 

Formatos da barra de aço

Basicamente, os formatos das barras de aço são:

  • Quadrado;

  • Redondo;

  • Sextavado;

  • Chato.

Antes de escolher e fazer sua encomenda, é importante fazer uma análise junto a um profissional adequado para que ele possa indicar o melhor formato e material para aquele seu tipo de necessidade ou objetivo.

Materiais

São dois principais que iremos tratar neste artigo: o Aço inox e o Aço carbono.

Primeiramente, é importante ressaltar que ao buscar comprar esses tipos de item, é importante verificar que a empresa que você está selecionando segue as normas do ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

As barras podem ser laminadas ou trefiladas. Veremos agora o que são essas atribuições.

Trefiladas

O processo de trefilação é um método mecânico a frio, que se constitui em passar a barra em questão por uma fieira. Por intermédio do processo da força de tração, é comprimido o diâmetro inicial dessa barra para o diâmetro final que é desejado.

A técnica confere melhor precisão dimensional e garante uma qualidade superficial alta com melhores propriedades mecânicas.

As barras que passam por esse processo são obtidas através de trefilação a frio de barras laminadas e de fio-máquina.

Laminadas

As barras laminadas, são aquelas que seu aço foi laminado, obviamente. O processo ocorre numa temperatura que está acima da de recristalização do material.

Ao ser laminada, ela vai para o processo de reaquecimento em um forno e é conduzida em grandes cilindros que a comprimem para diminuir sua espessura e moldar, por fim, a barra de aço.

Inox

O inox é o material conhecido por resistir a ferrugem. Muito usado em diversos artigos e ferramentas, o inox garante alta qualidade e durabilidade para quem o adquirir.

Barra inox pode ser encontrada em empresas específicas que trabalhem com conformação de metais.

Existem alguns tipos de composição do inox, logo, você deve consultar alguém que tenha gabarito para lhe auxiliar em qual escolher, normalmente os funcionários das empresas de fornecimento do aço, poderão lhe auxiliar perfeitamente.

Os tipos básicos são: 304, 304L, 316, 316L, 410 e 420. Aço inox desses diversos tipos desempenham diferentes atribuições, então escolha certamente o seu.

Economia

Para que você realize aquela economia, indicamos que você busque por distribuidores que ofereçam o serviço de corte das barras de aço nas medidas que o cliente deseja. Isso economiza material e facilita a pré-fabricação.

Então, coloque no papel quais são suas demandas e busque por isso. Lhe renderá grande economia financeira e agilidade de tempo.

Barra chata Inox

Barra chata inox é o tipo de material que pode e é utilizado em diversas áreas da indústria, como a de plástico, de borracha, de papel e celulose, aeronáutica, centrais de energia nuclear e usinas de açúcar.

Toda essa versatilidade se dá pelas largas vantagens da barra chata em inox.

Algumas vantagens que ela oferece:

  • Resistência a corrosão;

  • Resistência a variação brusca de temperatura;

  • Fácil higienização;

  • Design moderno;

  • Ao fim de sua vida útil, pode ser inteiramente reaproveitada.

Por essas e por outras, elas têm se mostrado a queridinha de engenheiros e arquitetos.

Barra de imã

Temos contato com imã desde crianças. É o tipo de objeto que nos desperta a curiosidade e têm um desempenho lúdico para com os pequenos. Contudo, antes disso ele se mostra muito útil na vida industrial.

Barra de ímã é usada largamente em indústrias no geral como um meio de filtrar partículas indesejáveis e impurezas. Altamente usada na indústria alimentícia com o objetivo de limpar os alimentos de impurezas ferrosas, a fim de evitar contaminações.

Uma barra de ímã é composta por um ferromagnetismo que age como um campo magnético em toda a extensão da barra. Ela retém partículas de ferro junto a produtos em pó, líquidos, granulados, sólidos e etc.

Evitam quebra de equipamentos, parada de máquinas ou até contaminação de alimentos ou líquidos que venha a ser consumidos por seres humanos, como já foi dito.

É isso. Um pouco sobre barras de ferro para lhe auxiliar nas escolhas de melhores produtos para suas obras, serviços industriais e afins.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *