Os processos que envolvem automação industrial são extremamente importantes, pois esse sistema possibilita que várias tarefas sejam transferidas a componentes tecnológicos, o que gera mais otimização e produtividade.
Afinal, nos dias de hoje, não dá para querer que tudo seja feito manualmente, ainda mais com a expansão crescente de produção industrial e das demandas no setor.
Por isso, existem muitas máquinas e dispositivos que são desenvolvidos justamente para tornar esse setor cada vez mais prático e facilitado.
No artigo a seguir, conheça métodos e sistema voltado para esse tipo de aplicação e saiba como eles funcionam. Confira:
- Tecnologia de hardware
- Softwares a favor da indústria
- Protocolos de comunicação
- Papel do sensor no segmento
União tecnológica
Por meio de um sistema altamente sofisticado que une a aplicação de placas (hardware) com um programa de computador desenvolvido especialmente para a automação nas indústrias e outros procedimentos de interação, Arduino kit é uma solução em tecnologia para o setor em questão.
Isso porque, de forma computadorizada, ele permite a informatização de tarefas e procedimentos que precisam contar com o apoio do aparato tecnológico para apresentarem o máximo em desempenho e eficiência.
Software
Através de operações eletrônicas como lógicas booleanas e programação ladder, o Controlador Lógico Programável oferece registradores que facilitam os processos de armazenagem.
Existem diferentes opções de desempenho, como Clp ihm, já que a família é bastante extensa.
Cada uma deve, portanto, atender a demandas específicas em etapas variadas.
São muitas as vantagens de optar por esse recurso altamente eficaz e tecnológico, tais como:
- Aplicações estáveis
- Velocidade máxima
- Uso confiável
- Versatilidade na automação
Além disso, esse método apresenta variedades de mecanismos que auxiliam de forma especializada em demandas de automação mais complexas ou específicas.
Sendo assim, alguns dos protocolos de comunicação suportados por esse sistema são Inversos de frequência AC, servo motores, controlador de temperatura e interface homem máquina, também conhecido como ihm.
Equipamentos
Existem muitos tipos de dispositivos e equipamentos físicos que são fundamentais para o setor assim como os programas de computador e as tecnologias desenvolvidas para a devida otimização dos processos.
Nesse contexto, são variados os suportes de maquinário que conseguem estabelecer diferentes tipos de conexão, medição e produção na área.
Com certeza, os sensores estão entre os itens mais presentes e importantes nesse contexto. Isso porque eles oferecem a possibilidade de medir e controlar processos e informações que são imprescindíveis, como pressão, calor e indução.
Dessa forma, existem diferentes desempenhos, de acordo com o tipo de mecanismo e, claro, com os resultados que se busca obter por meio deles.
Tipos
Em um sensor de indução, por exemplo, é possível identificar quando um objeto metálico se aproxima do núcleo de ferro da máquina e, com isso, fornecer dados importantes para diversos procedimentos de automação.
Já o sensor de pressão busca oferecer a possibilidade de controle e monitoramento da pressão que é exercida por diferentes fluidos enquanto passam por tubulações do sistema empregado.
Outra demanda muito comum e essencial é pela regulagem de temperatura, já que o calor tem um papel fundamental nas etapas do segmento.
Por isso, o Sensor de temperatura é um recurso muito utilizado na hora de saber, com precisão, o valor exato correspondente a esse tipo de informação.
Cuidados
Um cuidado muito importante que deve ser tomado durante o manuseio desse equipamento é ter o conhecimento técnico sobre o uso e a aplicação em diferentes setores.
Isso porque ele realiza uma medição precisa, delicada e complexa, de forma que qualquer alteração ou falha pode acarretar em danos produtivos de grande escala.
Devido a esse risco, apenas projetistas qualificados e profissionais que possuem experiência com esse tipo de monitoramento podem realizar a interpretação dos dados, bem como o uso correto do sensor, em especial nas indústrias.
Afinal, cada etapa possui uma importância própria e significativa para o processo completo, de forma que todas elas são interdependentes e precisam estar alinhadas de forma a garantir o melhor desempenho.
Por isso, a manutenção periódica e os reparos necessários são obrigatórios, garantindo mais satisfação nos resultados obtidos por todo tipo de utensílio e sistema utilizado em processo de automação.
Graças a esse tipo de cuidado e atenção, é possível prevenir falhas futuras e eventuais prejuízos ocasionados pelo funcionamento inadequado dos equipamentos ou pelo manuseio incorreto dos dispositivos e sistemas que estão disponíveis atualmente para uso e benefício do setor.