Bem-estar e qualidade de vida no trabalho são novas formas de “olhar” para benefícios, e estes estão diretamente relacionados a uma maior produtividade dos funcionários e até uma melhora no clima organizacional da empresa.
O clima está ligado à percepção dos colaboradores da organização no que diz respeito ao seu ambiente de trabalho e pode ser visto como os sentimentos que os indivíduos têm e a maneira como eles interagem entre si.
Tais sentimentos, quando manifestados, podem estar voltados à satisfação e, principalmente, nas ações e planos de engajamento dos colaboradores, o que repercute, mais uma vez, em sua produtividade e na sua percepção sobre a empresa. O clima é um instrumento estratégico para as organizações, e deve ser medido de acordo com cada contexto e gerido pelo RH.
O que são programas de engajamento?
Os programas são constituídos de ações específicas das empresas visando atender as necessidades dos seus colaboradores no que é relativo aos aspectos profissionais como também pessoais.
É a implementação de benefícios que melhoram progressivamente a qualidade do ambiente organizacional e que ajudem no desenvolvimento dos seus profissionais.
Por isso mesmo, estes programas são muito importantes para as empresas e para seus colaboradores, pois além de promover projetos visando maior bem-estar e a promoção da saúde no ambiente de trabalho, também fomenta ações de treinamento.
Como engajar os colaboradores internamente?
Planos de engajamento nem sempre atingem a todos, uma vez que no “imaginário comum” bastaria um bom salário para estimular o trabalhador.
Mas o baixo envolvimento dos colaboradores pode estar mais diretamente relacionado às condições de trabalho do que apenas a fatores financeiros – ainda que remunerações adequadas sejam elemento animador para qualquer colaborador.
É sempre tão importante quando a equipe é valorizada em outros aspectos do cotidiano profissional, ou seja, um maior engajamento dos profissionais começa a partir de sua valorização pessoal, intelectual e técnica, somada à sensação de bem-estar, que convergem para Programas de Qualidade de Vida.
Dito isso, é importante entender quais aspectos o seu plano de engajamento quer abordar. Mas como melhorar a qualidade de vida dos funcionários? Quais motivações são necessárias?
Maior valorização das competências e habilidades dos funcionários
Reconhecimento profissional e oportunidade de ascensão na carreira são aspectos centrais no planejamento de vida de qualquer pessoal e consequentemente são valores respeitados dentro da esfera empresarial.
Devem, portanto, estar com maior foco em oportunidades de progressão dos colaboradores, para que se sintam estimulados ao reconhecimento por sua atuação, aumentando o nível de satisfação dos times, impactando até mesmo na performance do departamento.
Além disso, ações de fim de ano com brindes, presentes, valchers e até mesmo canetas personalizadas por exemplo, facilitam a integração entre as áreas, além de viabilizar um fluxo mais dinâmico, ideia para trabalhar em equipe, até mesmo em projetos interdisciplinares.
Investimento em treinamento e desenvolvimento técnico-profissional
A capacitação dos colaboradores contempla pilares como:
- Cursos
- Treinamentos
- Palestras
- Workshops
Investir no colaborador demonstra o comprometimento da empresa no processo de valorização dos indivíduos e faz com que seus profissionais possam desenvolver seus talentos e habilidades de forma progressiva e, com isso, aumentar sua produtividade e também o seu engajamento interno e motivação.
O pacote de benefícios corporativos também é fundamental
Oferecer um bom pacote de benefícios corporativos ajuda a impulsionar os resultados, e é uma forma atrativa para os colaboradores propiciando bem estar físico e financeiro, bem estar mental e emocional, e traz algumas vantagens estratégicas:
Há uma clara diminuição dos custos dos planos de saúde, principalmente quando o assunto é taxa de sinistralidade;
Gestão dos planos odontológicos, previdência complementar e seguro de vida são recursos muito respeitados pelos colaboradores.
Atenção a situações de cotidianas e sociais em práticas integrativas
Criação de áreas comuns para a integração de colaboradores permite uma maior interação da equipe, e facilita a promoção de relacionamentos interpessoais mais positivos.
Além da criação de acesso específico para portadores de deficiências físicas, mecanismos de defesa da liberdade de expressão e participação de todos. E tantas outras posturas podem ser tomadas por empresas atuantes.
Por tudo isso, podemos dizer que os programas de qualidade de vida no trabalho são essenciais para as empresas e para os seus profissionais, seus benefícios no trabalho são inúmeros, uma vez que trazem, para o ambiente organizacional, práticas que ajudam no desenvolvimento de suas atividades e dos seus profissionais, melhorando a saúde, as relações e incidindo diretamente na produtividade.
Conteúdo produzido por Propay – Soluções para RH