peças

Processos realizados para a produção de peças metálicas

O trabalho com o metal é um dos mais importantes dos setores industriais. A versatilidade das peças e equipamentos moldados a base de materiais metálicos possibilita diversas formas de uso, em diferentes setores econômicos, principalmente, na área da construção civil.

As indústrias que trabalham com a confecção de peças a partir de matérias-primas metálicas têm que oferecer para os seus profissionais todo um ambiente favorável para o trabalho com esses insumos, abrangendo desde a estrutura do ambiente, máquinas modernas e sistemas eficientes até os aparatos que garantem a segurança, tanto dos instrumentos utilizados, como do ambiente no geral.

Neste texto apontaremos algumas ideias e apresentaremos ferramentas e estratégias importantes que englobam os fatores mencionados, bem como itens indispensáveis para a melhora efetiva da linha de produção desse setor industrial.

Industrias de ferramentas

Uma fábrica tem como objetivo levar produtos prontos para o mercado, ou seja, dentro das indústrias são realizados diversos processos constantemente, em diferentes setores industriais, com o propósito de criar opções variadas para o comércio, e consequentemente, para a população.

A indústria que trabalha com a produção voltada para a fabricação de ferramentas metalizadas executa, naturalmente, trabalhos com matérias-primas metálicas.

Os diversos tipos de elementos usados para os processos nesse setor industrial específico podem apresentar uma série de benefícios para o produto final, e por consequência, para as pessoas que irão adquirir esse produto.

Alguns desses benefícios são:

  • Durabilidade;
  • Resistência;
  • Agentes anti-corrosivos;
  • Versatilidade;
  • Boa aparência estrutural;
  • Menor necessidade de manutenção.

Confecção de peças metálicas

Falaremos agora dos processos realizados nessas fábricas, e também, de instrumentos muito presentes que tem a função de dar um acabamento mais refinado e completo para as peças produzidas.

Primeiramente, abordaremos os esquemas de produção, como a usinagem. Esse processo industrial tem como principal objetivo a execução de cortes e moldagens de produtos feitos a base de metal.

As máquinas utilizadas, como os centros de usinagem, que são compostos, principalmente, por tornos mecânicos ou tornos CNC, que executam o trabalho de moldagem de peças com extrema eficácia.

Graças aos conceitos da automação industrial, esse sistema se tornou mais automatizado, menos sujeito às falhas e mais eficiente.

O esquema de usinagem, juntamente com o uso de outras máquinas e estratégias, possibilita, dentre outras, a realização de corte e dobra de chapas de aço.

O corte de chapas pode ser realizado por processos de cortes a frio, de maneira retilínea ou através de máquinas a laser, que costumam ser encontradas nos sistemas de usinagem.

Após a realização do corte, essas chapas passam por métodos de dobragem, dando forma e acabamento de acordo com a finalidade pré-determinada.

Além desse, existem outros tipos de procedimentos para a confecção de peças metálicas, e uma variedade muito grande de opções de acabamentos finais que podem ser construídos para esse tipo de material.

Ferramentas para o detalhamento final das peças

Após a confecção e moldagem de determinado item de metal, ele passa por procedimentos que buscam dar um maior refinamento e detalhamento na sua estrutura.

São procedimentos importantes que vão além da parte estética do produto, já que possibilitam um acabamento mais resistente, durável e melhor estruturado.

Para a execução dessa etapa de aplicação dos detalhes finais das peças, podem ser usados diferentes dispositivos, como o rebolo abrasivo.

Esse equipamento abrasivo pode ser utilizado em diversas aplicações da indústria, pois encaixa perfeitamente na prática de dar um melhor acabamento definido para um objeto de metal, já que, a partir do posicionamento de disco de rebolo.

Essa ferramenta ganha em precisão para a operação de cortes, retificação de motores, afiação de instrumentos metálicos, entre outros.

Os rebolos também são importantes por conta de sua versatilidade, já que são objetos que podem ser acoplados a outras máquinas, como a esmerilhadeira angular.

Esse equipamento é muito semelhante a uma lixadeira pequena, sendo que a principal diferença está na rotatividade dos discos. Com a ajuda de rebolos, esses dispositivos executam processos de lixagem em peças de metal.

Essa ação é bastante efetiva, já que elimina pequenas incorreções nas peças, garante uma melhor estruturação, aumenta a durabilidade e também possibilita a realização de cortes e aparamento definitivo para os produtos.

Para terminar, falaremos de outro equipamento que é importante mencionar, cuja função é dar o acabamento final para um artefato, que é o jateamento de granalha.

Diferente dos itens citados anteriormente, que realizam seus processos em contato direto com as peças, o jateamento, como o próprio nome já entrega, é um objeto que aplica jatos de substâncias que são fundamentais para dar um maior reforçamento às estruturas, polimento e limpagem.

Independente do tipo de processo realizado, as indústrias devem obter esses materiais apresentados ao longo do texto, e outros inúmeros itens que são imprescindíveis para uma produção industrial de sucesso.

Dessa maneira é possível obter melhor desempenho e atingir os principais objetivos de uma fábrica.