processos-industriais

Processos industriais podem ser aplicados em outros setores

Os processos industriais dentro dos ambientes em bens de consumo são variados. As linhas de produção contam com diversos sistemas, cada um com uma finalidade específica, para que os produtos possam ser disponibilizados de maneira adequada ao mercado consumidor.

Esses sistemas empregam maquinários e equipamentos específicos, desenvolvidos para atender os mais diversos segmentos industriais, como os desenvolvedores farmacêuticos, produtos químicos, veículos terrestres, aéreos e navais, além de têxteis, agronegócios e de alimentos.

Para cada situação, uma solução é apresentada de maneira apropriada, visando:

  • Melhor aproveitamento da matéria-prima;
  • Eficiência de mão de obra atuante;
  • Atendimento ao padrão de qualidade;
  • Disponibilidade conforme a demanda.

Os processos aplicados seguem normas regulamentadoras de segurança quanto à qualidade de vida de funcionários e colaboradores, assim como o uso de equipamentos corretos para a produção fabril.

Limpeza eficiente de superfície de material

Para atender as normas e padrões internacionais, e poder oferecer um produto competitivo no mercado, como um todo, as empresas utilizam técnicas aprovadas, inclusive quanto à sustentabilidade, nos processos de tratamento dos bens de consumo.

A remoção de contaminantes de superfícies distintas pode ser realizada com a disposição da granalha de aço, uma técnica que permite a limpeza de peças metálicas, assim como a decapagem mecânica de chapas de aço, barras de ferro e arames lisos e farpados.

As superfícies dos materiais recebem um verdadeiro bombardeio de partículas abrasivas, em uma velocidade muito alta, removendo a sujeira ou dando um trato adequado de acordo com o projeto desenvolvido pela empresa.

Há materiais que recebem um tratamento a partir da granalha para jateamento, processo em que a limpeza da superfície não é o único objetivo. O esquema de remoção serve para aumentar a resistência na atuação final, como elásticos, molas e engrenagens metálicas presentes em motores ou suspensões automotivas.

Vale lembrar que, essa técnica não é exclusiva do setor industrial, pois muitos materiais presentes na construção civil também passam por tratamento semelhante, para proporcionar um acabamento diferenciado em elementos de composição de uma estrutura imobiliária.

É o caso do jateamento com granalha em pisos de concreto, onde é possível fazer a remoção de revestimentos, como borrachas. Os vidros jateados também são aplicados em portas, janelas e acabamentos de escadas, varandas e sacadas.

Dessa forma, é possível perceber que os segmentos estão atrelados um ao outro, tendo em vista que muitos processos que são aprovados dentro da linha de produção industrial podem ser aplicados em outras tarefas, causando um efeito decorativo ou construtivo, dependendo do caso.

Oficina de usinagem com instrumento fixo

Os processos de jateamento devem ser realizados em um ambiente controlado, para garantir a segurança dos operadores, que devem utilizar, inclusive, equipamento de proteção individual.

As bancadas das oficinas de usinagem podem ser repletas de aparelhos para fresagem, como a morsa giratória universal, que facilita as tarefas realizadas nesses ambientes repletos de equipamentos diferenciados.

O desenvolvimento de peças específicas depende de um aperto fixo, do início ao fim dos trabalhos. Qualquer folga pode prejudicar o projeto, interferindo em todo o processo de construção de uma estrutura complexa.

O investimento nesse tipo de equipamento é baixo em relação aos benefícios que proporcionam para quem depende de um ambiente completo e produtivo. Dessa forma, é possível complementar com um torno bancada usado, para que os processos de usinagem ocorram dentro da normalidade.

Avaliação e testes padronizam a qualidade de processos industriais

As análises realizadas em laboratórios industriais servem para garantir que a qualidade dos produtos oferecidos para o mercado consumidor atenda as normas regulamentares de órgãos fiscalizadores como a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Os equipamentos utilizados são os mais variados, como o microdurômetro vickers, que permite a visualização apropriada das características de um material, para atender às dimensões corretas. A medição da dureza é essencial para que os bens de consumo sejam de alta durabilidade, chegando às mãos dos consumidores de maneira apropriada.

A produção industrial tem um alto volume nos mais diversos setores, levando em consideração que a venda de produtos atende o mercado nacional, que não é pequeno e, dependendo dos bens de consumo fabricados, podem ser encaminhados para a exportação, atendendo outros países de maneira competitiva.

Portanto, os industriários devem investir nos equipamentos disponibilizados para a produção em massa, assim como na mão de obra especializada, para que as importações e exportações atendam a demanda do mercado consumidor de maneira apropriada.