Os processos industriais são formados por maquinários com as mais diversas finalidades, dependendo do objetivo da empresa. A linha de produção determina quais serão as máquinas mais utilizadas, e quais podem ser aplicadas em tarefas específicas.
Durante a montagem dos equipamentos, com a aplicação de ferramentas e máquinas modernas que ajudam as empresas a se tornarem competitivas no mercado consumidor, é preciso pensar na manutenção recorrente, tanto de forma preventiva quanto corretiva.
Dessa forma, é preciso contar com equipamentos apropriados para garantir a produtividade da linha de produção e demais setores relacionados.
Profissionais especializados em montagem industrial desenvolvem projetos personalizados para cada empresa, analisando desde a matéria-prima utilizada, até a de mão de obra capacitada e a rotina empregada na execução dos processos de trabalho.
Diversos serviços complementares são necessários para garantir a entrega da demanda para o público-alvo. Por isso, a gestão administrativa, com apoio de supervisores e operadores, deve identificar os gargalos do chão de fábrica e demais setores, para verificar as condições do maquinário e ferramentas empregadas.
Produção industrial utiliza maquinários exclusivos
Os maquinários que formam uma linha de produção são formados por peças exclusivas, alusivas às tarefas propostas. Como a automação está inserida nesse cenário, a energia elétrica é primordial para o funcionamento adequado, desde o motor weg 5cv em uma oficina de usinagem, até as grandes estruturas presentes no chão de fábrica.
Vale lembrar que, a transformação de energia elétrica em mecânica possui diversos benefícios, entre eles, podemos destacar:
- Custo relativamente baixo;
- Instalações facilitadas;
- Manutenção específica e localizada;
- Comando simplificado de atuação.
O projeto de montagem industrial determina o posicionamento de máquinas e ferramentas, bancadas e modelos de assento para a realização de tarefas específicas. A presença dos motores elétricos eleva o patamar nos processos de trabalho.
A laminação de uma peça essencial para a linha de produção, ou para a dobra de chapa de aço na montagem de um veículo, pode depender da estrutura de um motor potente presente nos maquinários instalados junto ao processo de corte para adaptação final.
O projeto devidamente executado vai determinar a agilidade e a eficiência da linha de produção, assim como o melhor aproveitamento da energia elétrica disponível, observando o fator de potência dos maquinários.
Tratamento de peças metálicas em processos industriais
As peças metálicas que passam por transformações variadas em um ambiente industrial, recebem tratamentos específicos para cada situação em que são empregadas.
Para garantir a limpeza da superfície, e para que estejam prontas para serem utilizadas dentro das finalidades propostas, o processo de jateamento abrasivo é aplicado. Entre os materiais utilizados, o destaque está na areia de sílica e o óxido de alumínio.
Há um terceiro material que pode ser utilizado para esse tratamento de peças metálicas. Preparadas a partir de procedimentos térmicos, promovendo uma evolução quanto à resistência estrutural e com a aplicação operacional eficiente, muitas indústrias utilizam a granalha de aço por causa da dureza e granulometria característica.
A britagem aplicada sobre as granalhas esféricas permite a obtenção de partículas que proporcionam uniformidade no jateamento necessário, em um período menor do que outros processos aplicados.
Usinagem permite união segura de partes distintas
A junção de peças metálicas depois de tratadas é comum nos processos industriais. Na fabricação de um carro, por exemplo, é necessário unir a carroceria à plataforma onde estão piso, motor, rodas e pneus.
Os profissionais que trabalham nesse setor, utilizam a soldagem industrial como forma de garantir a segurança estrutural, pois é um processo eficiente e que atende às normas regulamentadoras de órgãos fiscalizadores, como a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), além de atender a padrões internacionais de produção automotiva.
Outras linhas de produção também utilizam a ligação de peças metálicas, como as fábricas de equipamentos eletrônicos e os eletrodomésticos. O que ocorre é a adaptação da máquina de solda industrial para a realidade de cada segmento.
Esses processos industriais, seja por meio de máquinas automatizadas ou com interferência de profissionais que aplicam conhecimento técnico em determinadas tarefas, devem ser treinados de maneira adequada.
As empresas que investem no quadro de funcionários valorizam a presença dos colaboradores, além de se atualizar quanto à aplicação de inovação tecnológica. O manuseio correto evita perda de matéria-prima, recursos naturais e garante a segurança dos operadores e do ambiente de trabalho, de uma forma geral.