processos

Processos industriais apresentam variações

Os processos industriais são realizados por diferentes profissionais, utilizando os mais variados equipamentos e maquinários presentes em uma planta fabril.

A tecnologia implementada em diversos ambientes de trabalho faz parte da montagem de uma fábrica, com setorização para agilizar as tarefas e garantir a segurança dos colaboradores.

A sustentabilidade é outro assunto que está sempre em pauta quando se trata do setor industrial, desde que a legislação que protege o meio ambiente endureceu e os órgãos fiscalizadores estão mais presentes.

Isso favoreceu até mesmo a implementação de novos métodos de trabalho para os profissionais, tanto que os ambientes produtivos precisam apresentar condições condizentes para atuarem durante todo o turno.

Processos para reparação de superfície metálica para pintura

Cada planta fabril possui características próprias, em conformidade com as finalidades e objetivos propostos em relação à produção de bens de consumo intermediários ou de direcionamento ao público-alvo final.

Uma fábrica de automóveis possui setores distintos para a produção de motos, carros, ônibus e caminhões, com uma automação industrial montada de acordo com a produção.

A atualização dos equipamentos presentes no chão de fábrica é contínua, visto que sempre que há uma cabine de pintura a venda no mercado especializado, é observado as novas tecnologias que são implementadas e que podem ser adaptadas à linha de produção.

As chapas metálicas são preparadas para receberem todo o tratamento sobre a superfície antes da pintura final. Como há o processo de solda a todo instante, até o acabamento final, é preciso verificar se tudo está de acordo com o projeto implementado na linha de produção.

Para proteger as peças metálicas, elas passam por um tratamento denominado banho de cádmio, que previne principalmente contra a corrosão.

Ao final é aplicada uma limpeza e preparação em que são aplicados produtos específicos, entre eles os desengraxantes alcalinos e um processo de decapagem sobre a superfície.

Processos resfriamento de máquinas com redução de consumo

A climatização de um ambiente industrial faz parte dos diversos indicativos apresentados por equipes de segurança do trabalho. Dessa forma, é preciso contar com maquinários resfriados de maneira adequada, para que a produção não seja prejudicada e a vida útil não seja reduzida.

Em muitas estruturas de resfriamento é utilizada uma unidade de água gelada industrial em um sistema fechado e exclusivo. Dessa forma, é possível reduzir o desperdício de recursos naturais, promovendo a sustentabilidade dentro do ambiente produtivo e garantindo um espaço adequado para o trabalho dos colaboradores.

Os setores podem ser abastecidos de maneira individual ou coletiva, desde que o controle atinja a capacidade em refrigerar as máquinas e equipamentos que necessitam desse tipo de estrutura.

A presença de um registro de gaveta industrial pode determinar a entrada e saída da água, em conformidade com o sistema hidráulico projetado para o local.

O fluxo pode ser em sentido duplo ou único, em conformidade com a construção empregada, proporcionando melhor resfriamento ao longo do trajeto.

Distribuição de energia segura e sem interferência

A energia elétrica é essencial para qualquer empresa do setor industrial. Muitos processos ocorrem com o funcionamento de motores movidos com a eletricidade, como a esteira rolante e os elevadores instalados entre as plataformas.

Por isso, a distribuição de energia deve ser eficiente, com a manutenção preventiva em cabine primaria sendo realizada de maneira periódica.

Os quadros de distribuição internos também merecem atenção por parte dos profissionais responsáveis, como engenheiros e eletricistas.

Colaboradores passam por exame médico anual

Assim como toda a estrutura predial e a instalação dos equipamentos adequados para atender à produção fabril, os colaboradores também devem ter uma atenção por parte das equipes responsáveis pelo funcionamento, de uma forma geral, de toda a instalação industrial.

A realização de exames anuais e o uso do scalp para coleta de sangue por parte de profissionais da saúde é uma forma de garantir a saúde dos colaboradores. A apresentação de qualquer variação pode indicar afastamento e toda a prevenção sob a responsabilidade da empresa.

Seja a qualidade de vida do profissional ou as condições de funcionamento de uma máquina ou equipamento industrial, a verdade é que todas as empresas estão se adaptando aos novos tempos.

Com isso, há diversos benefícios, entre eles:

  • Colaboradores motivados e atentos;
  • Produtividade em alta;
  • Matéria-prima melhor aproveitada;
  • Respeito ao meio ambiente.

Toda a sociedade é beneficiada, levando em consideração que a atuação de uma fábrica pode refletir dentro de uma localidade e se estender da matriz para as filiais.

A globalização permite que os cuidados implementados em uma planta fabril internacional seja adaptado para todo o território nacional, em conformidade com a cultura local.

Nesse sentido, ganham todos os envolvidos e promove destaque para as empresas que entendem a participação como agente envolvido nas melhorias.