As indústrias são compostas por muitos processos e um dos mais importantes são aqueles em que é possível a produção das peças industriais.
Esses componentes podem ser feitos em um centro de usinagem dentro da indústria, tanto de forma tradicional, como de forma não tradicional.
No entanto, com o avanço da tecnologia, a usinagem de peças metálicas não se torna o único método a ser empregado, sendo cada vez mais usado a chamada injeção por plástico.
Essa metodologia de produção de peças tem inúmeras vantagens e atende algumas demandas do setor.
Neste artigo falaremos de forma mais detalhada sobre os processos de usinagem de precisão e sobre a injeção de plásticos, que por conta da qualidade vem sendo cada vez mais usadas.
Entendendo a usinagem de peças
A usinagem consiste em um processo de produção de peça metálica, por meio do desgaste mecânico.
A usinagem também pode ser definido como o ato ou efeito de usinar, ou seja, submeter determinado material bruto à uma ação de um mini torno mecanico ou outra ferramenta.
Há muitos tipos de processos de usinagem que são presentes como:
- Serramento;
- Aplainamento;
- Torneamento;
- Fresamento;
- Eletroerosão.
O processo de usinagem não é recente, ela remonta aos cantos mais remotos da história da humanidade, principalmente, na Idade dos metais, em que o homem começa a usar o cobre para construir armas e ferramentas.
Hoje em dia, a chamada usinagem de precisão utiliza-se de dispositivos de fixação para usinagem, máquinas com CNC (Comando Numérico Computadorizado) em que a precisão é em torno de 1 mícron.
A usinagem está presente em muitas indústrias como a naval, a aeroespacial, eletrodomésticos e outros.
Processos de usinagem
Falaremos com mais detalhes sobre dois tipos de processos de usinagem, o torneamento (um dos mais utilizados) e o fresamento.
1. Torneamento
O torneamento é um processo de usinagem realizado com a ajuda de uma máquina-ferramenta conhecida como torno mecânico. Esse processo garante que as peças sejam usinadas na forma geométrica de revolução.
Os tornos mecânicos pegam matérias-primas que já vem de corte e dobra de chapas em Osasco ou então matérias brutas, e colocam no cabeçote.
Esse cabeçote é então acionado fazendo o girar (torno), e então enquanto a peça gira o operador aplica diversas ferramentas de corte à peça removendo material, e de acordo com a técnica construindo a peça.
O torno mecânico é usado para transformação do material em estado bruto ou então em peças com seções circulares ou quaisquer outras combinações. O torno também podem ajudar na produção de polias, eixos, pinos, bem como peças cilíndricas internas e muitos outros.
2. Fresamento de peças
O fresamento é um processo de usinagem que é realizado por meio de uma máquina de movimento contínuo chamada fresadora. Esta foi inventada em 1818 por Eli Whitney. O desgaste do material que será usinado é feito por uma ferramenta de corte chamada fresa ou então broca.
Assim, o fresamento combina movimentos simultâneos da ferramenta, e também da peça que está sendo usinada. É uma metodologia de usinagem de precisão bastante usada dentro da indústria.
Moldagem por injeção de plástico
É um tipo de metodologia de produção de peças industriais que utiliza material termoplástico, que quando aquecido se transforma em plástico líquido que então é injetado em um molde.
Quando este material derretido e quente entra em contato com as paredes frias do molde, este se solidifica e então adquire a forma.
Existem diversos tipos de molde, sendo um dos mais usados o molde para injeção de poliuretano. Esse tipo de processo de produção de peças é ideal para produção em larga escala por conta da facilidade no controle das dimensões e das geometrias da peças.
Alguns tipos de produtos que são feitos com esse tipo de procedimento são:
- Carcaças de equipamentos eletrônicos;
- Fabricação de serngas;
- Brinquedos;
- Para-choques;
- Painéis de carros domésticos.
O processo de injeção são feito pelas chamas máquinas injetoras. E estas são divididas em duas partes, as unidades de fechamento e as unidades de injeção. A unidade de fechamento é responsável pelo molde e pelo movimento da máquina.
Já a unidade de injeção é responsável pelo derretimento do material, sua plastificação e a injeção no molde.
Assim, vimos que as indústrias possuem diversas metodologias para a produção de peças que vão desde os processos de usinagem até mesmo o de injeção de plásticos usados para grandes produções.