Uma das principais matérias-primas do mundo no setor industrial é o petróleo e seus derivados. As fábricas e indústrias trabalham com afinco para que esse produto passe por diversos tratamentos, com uma gama ampla de utilização, desde o abastecimento de energia para máquinas e combustível para veículos, das menores empilhadeiras às maiores carretas.
Sua importância é global, tanto que afeta a economia de países e passa por uma reavaliação quando a pauta de discussão é meio ambiente.
Ainda assim, pesquisadores e equipes de produção desenvolvem novas formas de produção, empregando o petróleo como base de muitos produtos que chegam às gôndolas e prateleiras dos supermercados, além dos postos de abastecimento.
Além do diesel e da gasolina, outros produtos que usam o petróleo em sua composição e podemos citar são:
- Borracha sintética;
- Cosméticos;
- Lubrificantes;
- Plástico.
Ambientes domésticos e comerciais ainda dependem do gás natural, proveniente do petróleo, para o uso no dia a dia, além de muitos outros que empregos que são aplicados nas mais diferentes indústrias de transformação em todo o mundo.
Gerenciamento industrial se aproveita do petróleo
Desde o início de implantação de um novo parque industrial o projeto se aproveita ao máximo de materiais provenientes do petróleo.
São máquinas de movimentação de terra e remoção de entulhos, produtos desenvolvidos a partir dessa matéria-prima que estão presentes na montagem industrial de uma forma natural e significativa.
Supervisores, gerentes e administradores se encarregam do planejamento de aplicação dos diferentes setores que formam uma indústria de transformação, com toda a mão de obra necessária, equipamentos, máquinas e ferramentas apropriadas, em conformidade com o petróleo em seus diversos formatos apresentados para o uso sob diferentes aspectos.
As finalidades industriais mudam conforme a necessidade de produção e a demanda do mercado consumidor, e ainda assim o petróleo está presente.
Poder ser um fabricante de abrasivos que produz lixas para limpeza, polimento ou desbaste de superfícies, como metais, plásticos, madeiras e outros materiais. Os produtos abrasivos têm origem mineral ou sintética e, em ambos os casos, o petróleo está presente.
Aplicação de acabamento com abrasivos
A abrasão é um processo industrial muito comum, realizado em ambientes controlados e com toda a segurança necessária para o próprio local e para os operadores que trabalham nessa área.
Além de oficinas de usinagem e na construção civil, onde é possível encontrar produtos abrasivos em diferentes máquinas e ferramentas, a indústria de plásticos também utiliza esse método como forma de dar acabamento aos produtos que chegam ao mercado consumidor.
A matéria-prima principal das peças da linha de produção é o petróleo, que recebe o tratamento de refino e transformação química a partir do propeno para esse tipo de transformação.
Com isso é possível produzir embalagens de produtos de limpeza e higiene, peças voltadas para indústria automobilística, além de móveis e tecidos.
As possibilidades são imensas, apenas nesse quesito, permitindo ainda a produção de acrílicos para adesivos, tintas, fibras e até mesmo polímero utilizado em fraldas descartáveis.
O jateamento de peças plásticas permite a transformação de chapas plásticas em formatos diversos, desenvolvendo produtos para usos domésticos, como vasilhas, eletrodomésticos e objetos decorativos ou de escritório.
Da mesma forma, peças automobilísticas recebem esse tratamento para composição de motos, carros, caminhões, navios e aviões.
Rendimento de máquinas mais eficiente
O cenário industrial está repleto de máquinas que precisam de lubrificação para o funcionamento efetivo. Muitos utilizam a graxa de alta temperatura em suas engrenagens, assegurando um rendimento de produção eficiente e com total segurança para os operadores.
Para garantir o funcionamento pleno, com as máquinas trabalhando por horas dentro de um turno específico, o uso desse lubrificante não necessita que as máquinas sejam paradas, pois elas suportam ambientes agressivos e em alta temperatura.
Com múltiplas aplicações na indústria, assim como em veículos e no setor da aviação, a graxa azul é versátil, fabricada a partir do petróleo com base de lítio. Isso significa estabilidade estrutural e resistência a água.
Vale a pena reforçar a importância do petróleo no desenvolvimento social em todos os aspectos. O asfaltamento de estradas de rodagem, o abastecimento de veículos e máquinas industriais ainda dependem desse material para o funcionamento pleno em todas as frentes de trabalho.
Até mesmo as indústrias petrolíferas perceberam que há uma necessidade de se adaptar aos novos tempos, com a sustentabilidade como uma das pautas mais necessárias para a saúde humana e a preservação da natureza.
Por isso, as empresas responsáveis pela captação desse bem precioso, em diversos sentidos, têm investido em pesquisas voltadas para a energia limpa e o menor impacto no meio ambiente.
As indústrias de reciclagem, reaproveitamento de materiais e a tecnologia fazem parte desse novo cenário, com o petróleo como um bem que ainda estará presente por um longo tempo na história da humanidade.