Pequenos equipamentos da indústria e suas diferenças

A indústria desde que passou por sua revolução vem se transformando e se reinventando, quando pensamos nos equipamentos utilizados pela indústria, geralmente temos em mente maquinários enormes e extremamente potentes, mas existem pequenos equipamentos que fazem um trabalho de extrema importância em várias áreas.

Em muitos casos esses pequenos equipamentos que fazem toda a estrutura maior trabalhar de forma correta e sem apresentar problemas.

Vamos abordar aqui nesse artigo um pouco mais sobre esses pequenos equipamentos e focar um pouco nas suas principais diferenças e aplicações.

Válvulas

São, sem dúvidas, equipamentos de extrema importância, contando com modelos extremamente variados, como:

  • Válvulas do tipo globo;

  • Válvulas do tipo borboleta;

  • Válvulas do tipo esfera;

  • Válvulas do tipo proporcional;

  • Válvulas do tipo guilhotina;

  • Válvulas do tipo retenção;

  • Válvulas do tipo gaveta;

  • Válvulas do tipo macho.

Porém, neste artigo, daremos atenção à 2 tipos, falaremos um pouco mais sobre as válvulas proporcionais e as de retenção.

Válvula proporcional

A válvula proporcional é muito presente no ambiente residencial e também no industrial, isso porque ela cumpre um papel de extrema importância quando se refere a controle de pressão, e fluidos, de algum ambiente ou dentro de algum equipamento.

Um exemplo são as torneiras, as comuns consistem em uma espécie de válvula desse modo, mas o objeto da seu regulagem é a água e o foco é em uso residencial.

Quando nos referimos às áreas industriais, essa válvula é usada de várias outras formas, principalmente no controle de óleos hidráulicos, no exemplo que usamos da torneira o acionamento é manual.

No caso desse modelo voltado para a indústria o seu acionamento é automático, fazendo com que a sua regulagem seja extremamente precisa.

Valvula de retenção

Como o próprio nome sugere, a valvula de retenção serve para impedir a passagem de algo, geralmente um líquido. É muito utilizada por apresentar uma dualidade muito viável na sua utilização, onde ela pode impedir a circulação de fluidos de um lado e permitir de outro, fazendo um sistema seguro para controle de fluidos que não podem ter contato entre sim ou não podem exceder certas quantidades.

É muito utilizada por se ter ação automática, se um fluido vir de um lado, é bloqueado, se vir por outro, é permitido, uma peça que não requer ação humana ou elétrica e tem seu funcionamento, normalmente, sem interrupção por muitos anos.

Poliuretano

A área industrial tem uma necessidade extremamente grande de revestimentos, isso porque normalmente trabalham com muitos componentes químicos que causam a corrosão fácil do seu maquinário, que a longo prazo causam um grande estrago no orçamento.

Por isso, uma opção muito viável é o poliuretano, uma espécie de revestimento que vem se tornando cada vez mais popular, veremos alguns setores onde tem sido muito utilizado.

Transporte de objetos

Esse material consegue, de forma eficaz, manter a temperatura de certos produtos. Por conta desse benefício tem sido muito utilizado para compor o revestimento de caminhões de transportadoras frigoríficas, containers e para transporte de equipamentos.

Revestimentos variados

Por ser um material muito maleável é comumente usado para revestir equipamentos que irão ser direcionados para várias indústrias, garantindo uma boa aplicação para qualquer utilidade que se der nesse equipamento.

Um exemplo é o revestimento de cilindro em poliuretano, pelo cilindro ser um material usado comumente para armazenagem, usar um revestimento apropriado faz com que sua aplicação seja viável para praticamente qualquer material, respondendo de forma adequada à vários mercados.

Proteção para maquinários

O investimento industrial em maquinários é muito alto e, por isso, demandam um tipo de material para revesti-los que garanta a durabilidade desses produtos.

A maior parte desses maquinários estarão sujeitos a trabalhar com produtos corrosivos e, em alguns casos, produtos químicos que causem desgaste rápido das peças.

Optar por usar o material aqui abordado para a proteção fixa e móvel de máquinas é um investimento que vale a pena principalmente a longo prazo, onde se garante que essas máquinas estão prontas para qualquer tipo de funcionamento sem apresentar um desgaste mais rápido.

Placas

Esse material também tem sido direcionado para várias placas no mercado, indo desde placas metálicas até no seu uso em placa de acrilico.

Como observamos, os produtos pequenos também compõe uma parte importante na indústria, que podem ir de pequenos objetivos de revestimento, ate grandes maquinários.