Peças utilizadas para conexão e vedação tubular

No meio industrial, principalmente na construção civil, existe a necessidade de realizar vedações, como no caso de encanamentos, por exemplo. Por causa disso, existem diversas maneiras de realizar esse procedimento.

É possível realizar a vedação ou conexão de diferentes tipos de materiais, no entanto, é importante saber qual material utilizar e quais procedimentos realizar. Para esclarecer melhor sobre esse assunto, este artigo traz algumas informações relevantes. Confira!

Tipos de conexão e vedação utilizadas

Conforme já falamos, hora e outra surge a necessidade de realizar algum tipo de vedação ou conexão de tubos, como no caso de um encanamento, por exemplo. Para realizar esse processo, existem diversos materiais e procedimentos que podem ser utilizados.

Um exemplo de material bastante usado para conexão são as abraçadeiras plásticas. É muito fácil encontrá-las nos mais variados segmentos de construção, segurando algum tipo de material.

Essas abraçadeiras podem ser fabricadas em plástico ou nylon, possuindo alta resistência, capazes de segurarem até mesmo uma viga, quando fabricadas para esse fim. Na construção civil, é muito comum a presença delas nos tubos hidráulicos, o que ajuda a diminuir barulhos e vibrações.

Além da abraçadeira de plástico, também existe a abraçadeira tipo u. Esse tipo de abraçadeira é muito recomendado para a fixação de antenas e tubulações, mas também podem ser utilizadas para outros fins.

Uma das utilizações mais comuns para esse tipo de abraçadeira é utilizá-la como uma maneira de fixar escapamentos de automóveis dos mais variados tipos. Isso é possível porque esse tipo de abraçadeira possui uma excelente resistência mecânica, além de alto torque.

Já para as necessidades de vedações, um dos materiais mais utilizados é o tubo de silicone para vedação. Trata-se de um tubo que oferece diversas facilidades para os mais variados setores da indústria, dentre eles:

  • Indústria química;
  • Indústria alimentícia;
  • Indústria automobilística;
  • Indústria petrolífera.

Além dessas, diversas outras indústrias fazem uso do tubo de silicone, sendo a principal delas a indústria médica. Por meio desses tubos, é possível realizar o transporte dos mais variados tipos de materiais, como solventes, produtos químicos, produtos abrasivos, entre outros.

Por se tratar de um produto com boa capacidade de inércia química, possui uma longa vida útil.

O silicone industrial também é outro tipo de produto bastante utilizado para vedação. Esse silicone possui uma altíssima capacidade de vedar com alta precisão os mais variados materiais.

Além disso, por possuir uma alta resistência, esse tipo de silicone pode ser aplicado em locais onde há uma grande incidência de umidade.

É muito importante que, ao aplicar o silicone, você espere até que ele seque completamente antes de permitir que a água volte a circular em locais onde ele possa ter sido utilizado, como pias, por exemplo.

O engate rapido é outro exemplo de equipamento bastante utilizado nas conexões hidráulicas. Possui uma alta capacidade de pressão que permite controlar o fluxo de diversos tipos de produtos.

Esse produto é utilizado pelos mais variados setores industriais, como, por exemplo, as indústrias petroquímicas, metalúrgicas, entre outras. Trata-se, também, de um produto muito versátil, durável e de fácil manuseio.

Por que é importante vedar e conectar?

Não é muito difícil de responder a esse pergunta se você parar um pouco para pensar. As conexões, por exemplo, permitem que as tubulações de uma residência possam atender a todo o seu perímetro.

Se não houvesse como realizar essa conexão, a tubulação de uma construção não seria suficientemente boa. É mais fácil ainda responder sobre a importância da vedação. Os tubos e conexões são itens importantes e que são utilizados para os mais variados fins.

Mas vamos imaginar uma residência em que esteja acontecendo um vazamento de água ininterrupto. Esse vazamento pode custar muito caro para o proprietário do imóvel, por isso, é muito importante realizar a vedação.

Esse procedimento irá impedir que o vazamento continue e que leve ao prejuízo o dono do imóvel. Por meio do uso de materiais de qualidade, é possível realizar tanto vedações quanto conexões dos mais variados produtos.

No entanto, é extremamente importante que se saiba escolher o tipo de material a ser utilizado, bem como contar com a atuação de um profissional qualificado para realizar esses procedimentos.

Tanto a vedação quanto a conexão precisam ser feitas corretamente, evitando transtornos futuros por causa de eventuais problemas. Contar com os melhores produtos e profissionais é a garantia desses procedimentos bem feitos.