tubulação

Os benefícios do uso da tubulação na indústria

A indústria tem um papel muito importante para a sociedade, pois ajuda no desenvolvimento das cidades, econômico, geração de empregos e o crescimento do comércio, itens para tubulação, através das vendas.

Essa movimentação em várias áreas, ajudam o setor de máquinas e equipamentos que trabalham, elaborando aparelhos que ajudam as empresas do ramo industriais a desenvolverem os seus produtos.

O segmento de tubulações é muito importante, pois a ligação de tubos ajuda a estruturar as conexões que são criadas nos projetos de construção de empresas, estabelecimentos comerciais, edificações e outros espaços.

Sejam tubos de aço ou específicos para sistemas de água, a indústria possui diversas opções para atender ao público nas suas necessidades.

A importância dos diferentes tipos de tubulação

As tubulações são um conjunto de tubos unidos a válvulas e conexões, que são muito importantes em diversos setores, principalmente nos que manipulam líquidos industriais, gases, óleos, lubrificantes, vapores e outros tipos de substâncias líquidas.

Para manter a qualidade nos serviços que necessitam de tubos de materiais com alta resistência, por exemplo, pode-se usar o aço carbono.

Os tubos metálicos são amplamente utilizados nos processos industriais que envolvam atividades químicas, refinarias de petróleo, petroquímicas, alimentícias e farmacêuticas, ajudando no transporte de um fluido de uma bomba até um reservatório ou espaço específico, desempenhando um papel de extrema relevância no universo industrial.

O tubo de aço corresponde a 90% dos processos industriais, o que justifica a sua importância. No entanto, o aço não é o único material que pode ser usado na fabricação de tubulações.

O mercado oferece opções de tubos de aço com ou sem costura, que são compostos por chapa de metal e possuem um custo baixo e versatilidade, mas não passam por qualquer processo de soldagem, ajudando na ação de condução com outros materiais.

Tubos sem costura são usados em diversos processos como: extrusão, laminação e fundição. Essas etapas dispensam o uso de solda, já os tubos com costura passam pelo processo de soldagem longitudinal e espiral.

Um tubo galvanizado é outra opção que possui um rígido padrão de segurança que são regulamentados por órgãos fiscais, o que ajuda o material a ter um alto nível de qualidade. Esse produto tem um ótimo custo-benefício e durabilidade.

O aço usado para este tubo, passa por um processo de galvanização, ou seja, um banho de zinco que cria uma camada protetora no tubo. É possível encontrar esse material nos formatos redondo, quadrado e retangular.

As vantagens desse tubo são:

  • Ótimo custo-benefício;
  • Boa adaptação em diversos ambientes industriais;
  • Galvanização a quente que criar proteção no material;
  • Facilidade em processos de reciclagem;

Outro modelo de tubulação muito importante na indústria, seja na produção dele ou na utilização, é o tubo venturi industrial, que tem a função medir a vazão pelo diferencial de pressão.

É indicado para medição de ar de combustão em caldeiras, gases de pressão baixa e mensuração de água em grandes tubulações.

Existem dois modelos desse tubo: clássico e retangular, nos tamanhos curto ou longo, e nessas opções há uma forma cônica nos dois lados, sendo que um realiza a diferença de pressão e no outro acontece o escoamento de substâncias.

Manutenção das tubulações

O uso das tubulações com o decorrer do tempo, pode apresentar sujeiras, acúmulo de líquidos e substâncias que podem prejudicar a utilização dos tubos, por isso, deve-se fazer a aquisição de produtos de limpeza e reparos que ajudam a melhorar e potencializar a qualidade do material.

Nesse caso uma escova de nylon para limpeza de tubos pode ser uma opção, pois possui um resistente cabo de aço que possui filamentos de nylon que conseguem realizar um excelente processo de rebarbação limpando diferentes tipos de tubos e orifícios.

O nylon é um excelente material industrial e pode ser usado em escovas de limpeza, linhas e até na fabricação de abraçadeiras, item que ajuda na organização de cabos, fios e outros elementos, a abraçadeira de nylon é um ótimo material para estas funções.

Uma escova de limpeza com cerdas macias pode ser uma ótima maneira para realizar a limpeza externa e da região em que o tubo está instalado, é muito importante para o bom funcionamento dos tubos e conexões, sejam elas de aço ou de outros materiais.

O transporte de água quente, fria, substâncias corrosivas, esgoto, óleos e outros líquidos pode comprometer a estrutura, por isso, contratar os serviços de uma manutenção tubular é muito importante, uma vez que profissionais preparados conseguem deixar os tubos em excelentes condições rapidamente.

Utilizar abraçadeiras para tubos é uma forma de deixar a estrutura fixa em paredes e outros lugares, organizando o espaço, proporcionando um bom tempo de vida útil à tubulação, reduzindo vibrações.

Dessa forma, o uso de tubos na indústria e nos projetos de construção e outas atividades é muito importante, gera ótimos resultados em relação a custo, durabilidade e eficiência nas tarefas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *