O trabalho industrial têm como objetivo a produção de mercadorias em larga escala para as vendas no comércio. As demandas por peças, moldes e diversos produtos que são elaborados nos vários segmentos da indústria, ajudam as empresas a crescer na área de atuação e na parte financeira.
A produtividade em massa está diretamente relacionada com a disponibilidade de insumos (matéria-prima, máquinas e equipamentos, água, energia elétrica, entre outros). Estes recursos somados à contratação de colaboradores qualificados, são a maneira de produzir em grande quantidade.
O segredo de um bom trabalho é ter um planejamento focado no principal produto que a empresa deseja apostar nas vendas. Com os objetivos e metas bem estabelecidas para curto, médio e longo prazo, escolha dos métodos de produção adequados e maquinário em pleno funcionamento, é o modo de ter resultados expressivos com os serviços industriais.
A relevância dos compressores no trabalho industrial
O compressor é um equipamento que consegue converter movimentos mecânicos produzidos por motores a combustível ou elétrico em ar comprimido. O ar gerado é essencial para a execução de serviços nas áreas de: aerografia, borracharia, clínicas odontológicas, construção civil, funilaria, oficinas mecânicas, processos de pintura, pneumática, entre outros.
Nas lojas especializadas em compressores, há diferentes modelos que podem ajudar na rotina de serviço das empresas e comércios. Os mais utilizados são:
- De turbina;
- Deslocamento positivo;
- De membrana;
- Turbocompressores;
- Rotativos;
- De Êmbolo;
- Parafuso;
- Dinâmicos;
- Volumétricos.
Os modelos possuem variações de preços, dependendo da companhia onde será comprado. Por isso, realizar orçamentos antes da compra é um modo de ter um excelente equipamento para as atividades industriais.
Os compressores são utilizados diariamente na indústria para o funcionamento das ferramentas pneumáticas, graças à geração de ar. Alguns exemplos de itens que necessitam de um compressor para ser utilizados são: pistolas de pintura, retificadoras, grampeadores, lixadeiras, cortadores, chaves de impacto, entre outros.
Com passar do tempo, e uso frequente, o equipamento pode apresentar algumas falhas ou problemas que merecem uma atenção especial. Diante disso, a manutenção compressor é o processo indicado para verificar se todas as peças e partes do compressor estão com algum defeito que comprometa o funcionamento.
Investir parte do capital em manutenções corretivas e periódicas são formas de evitar que paradas inesperadas prejudiquem a produção, provocando atrasos. Os técnicos executam as seguintes técnicas para recuperar a eficiência dos compressores:
- Checagem de tensão da correia;
- Troca de óleo;
- Limpeza geral e do filtro de admissão;
- Testes nas válvulas e tubulações;
- Procedimentos para testar a segurança;
- Análise das peças para verificar se não há vazamentos.
Portanto, estas e outras técnicas são essenciais na manutenção compressor de ar, que dvee ser feita com muita qualidade, eficiência para aumentar a vida útil do equipamento. Buscar referências das melhores empresas de conserto e manutenção é o jeito de cuidar do compressor.
O papel de peças versáteis para o sistema hidráulico
A conexão hidráulica é uma peça utilizada em máquinas que transportam fluidos, interligando atuadores rotativos, cilindros, mangueiras, motores, unidades hidráulicas, válvulas, entre outros sistemas presentes nos equipamentos. Existem diferentes modelos de conexões hidráulicas que são produzidas para atender as necessidades dos equipamentos industriais.
As áreas que mais utilizam as conexões são: automobilística, mineradora, médica, alimentícia, indústria de borracha, embalagens, plástico, fundição, papel e celulose, petrolífera, naval, siderúrgica, entre outras. Sendo assim, os investimentos em mangueiras e conexões hidraulicas são formas de agregar versatilidade nas atividades, aumentando a durabilidade das máquinas.
Além disso, as mangueiras podem substituir as tubulações no transporte de fluidos, pois são peças com boa flexibilidade e resistência, fator que facilita o uso com nas conexões.
Alguns modelos podem ser utilizados na instalação de encanamentos, como as conexões hidraulicas PVC (Policloreto de Vinila), que visam a condução de água fria nas instalações hidráulicas. Esta peça pode ser roscável ou soldável, dependendo da necessidade no momento de instalar as tubulações.
Entre os benefícios das conexões em PVC, spodemos destacar: resistência, preço acessível, leveza, fácil de instalar, maleabilidade, não sofre influência de variações de temperatura, entre outros ganhos positivos.
Serviços de usinagem
A usinagem de peças é um método muito importante para a produção de moldes e peças em larga escala. Na usinagem de roscas, por exemplo, a técnica de torneamento é a mais utilizada para produzir roscas para a parte interna e externa das máquinas e equipamentos.
Sendo assim, as máquinas e as ferramentas potentes, manutenções periódicas e peças que agregam eficiência nos processos são o segredo para os bons resultados nas produções industriais.