O setor agrícola é o responsável pelo conjunto de técnicas usadas no cultivo de plantas para conseguir alimentos, energia, bebidas e matéria-prima para a fabricação de roupas, medicamentos, ferramentas, construções e outros fatores.
As pessoas que trabalham e se dedicam à essa área recebem o nome de agricultores, mas o termo lavradores e fazendeiros também é usado para colaboradores que atuam no meio rural e possuem terras onde a agricultura e pecuária são praticadas.
Os responsáveis pela agricultura, geralmente, trabalham com familiares, no caso dos fazendeiros, mas existem as empresas agrícolas que consistem em unidades técnico-econômicas que possuem limites de recursos de trabalho e capital.
De modo geral, são usados para a produção de mercadorias que tem como destino os comércios e são vendidas, ajudando as pessoas nas suas necessidades.
O uso de equipamentos industriais no setor agrícola
Com os avanços tecnológicos dos últimos tempos, a agricultura tem uma necessidade de atender os prazos e demanda com qualidade e reduzindo os custos de produção.
Para conseguir esse benefício, utilizar máquinas industriais específicas para o ramo agrícola pode ser uma ótima solução para acelerar alguns procedimentos com eficiência e tentar reduzir gastos com mão de obra.
Existem no segmento industrial várias máquinas que podem ser usadas para semear, cultivar, realizar a colheita nas lavouras apenas com o uso de um equipamento.
Um trator, por exemplo, é um dos veículos mais usados na agricultura, devido a sua versatilidade, já que é uma máquina que consegue mecanizar o plantio direto, conseguindo arar e cultivar campos e plantas.
Há vários modelos de tratores mais modernos que conseguem fazer uma manutenção nos gramados e paisagens, além de espalhar os fertilizantes nos arbustos.
Os sub compactos são uma ótima solução para grandes lotes de terra ou pastagens, pode ser usada em situações de necessidade de escavação na área ou em tarefas de transporte.
Para as fazendas que possuem serviços complexos, o trator utilitário é a melhor opção, devido o nível de exigência dos trabalhos.
Entender a importância desta máquina é essencial, pois ajuda muito entender conceitos básicos sobre o item.
Assistir um vídeo de trator que seja explicativo, pode ajudar a compreender o funcionamento do veículo e isso ajuda no momento de realizar a aquisição para a sua fazenda.
A irrigação é uma técnica que é usada para o controle de água, ou seja, é manipulada em uma quantidade suficiente na hora correta, para ajudar as plantas a sobreviverem.
Um ponto positivo desta técnica é a complementação da precipitação natural e o enriquecimento do solo, devido o depósito de fertilizantes.
Existem várias formas de irrigação que podem ser feitas para proporcionar ganhos à sua plantação, como:
- Regadio;
- Submersão;
- Gotejamento;
- Infiltração;
Além disso, há o pivô central de irrigação, aspersão convencional, sulco, sub irrigação, canhão hidráulico e outros métodos.
A irrigação por microaspersão possui uma eficiência mais elevada comparada à aspersão convencional.
É muito usada em cultivo perene e conhecida com uma forma de irrigação localizada, porém a vazão é maior que um gotejamento.
O equipamento usado para essa técnica é um filtro que pode ser de disco ou tela. Optar por um dispositivo com sistema anti-insetos é uma forma de cuidar da plantação e evitar proliferação de bichos que possa prejudicar o plantio.
Máquinas que potencializam a produção
Alguns equipamentos como uma peneira vibratória ajudam na secagem de grãos, desde os simples até os mais pesados, a peneira consegue fazer a separação.
O mercado possui opções que separa em até cinco tipos de granulometrias diferentes, retirando os materiais e elementos que não tem relação com o produto, ajudando a manter a qualidade.
A principal vantagem desta máquina é a sua capacidade de fazer a separação, tirando itens que possam comprometer a mercadoria, além de conseguir atender grãos ou líquidos, conseguindo separar as sobras, que podem ser usadas em outros processos.
A presença das peneiras vibratórias industriais não se restringem apenas na agricultura, elas podem ser usadas no setor: farmacêutico, químico, produção de cerâmica, refinação de açúcar, sal, farinha, fabricação de óleos minerais ou vegetais e seleção de grãos.
Uma mangueira é um produto muito usado na agricultura para a lavagem dos espaços de trabalho nas fazendas. Além disso, também serve para realizar a pulverização, processo de distribuição de substâncias líquidas, que podem ser agroquímicos, fertilizantes ou nutrientes.
O maquinário industrial é importantíssimo para a agricultura, devido os benefícios de redução de tempo nos processos, economia de capital e aumento na produtividade.
Sendo assim, o trabalho das indústrias de máquinas é essencial para o bom funcionamento das fazendas que terão uma excelente produção, distribuindo os seus produtos para o comércio e ambas as parte podem conseguir ótimos ganhos.