chapas metálicas

O uso de chapas metálicas para a produção de peças

No ramo industrial, as chapas metálicas são utilizadas para inúmeras finalidades, principalmente para a confecção de peças variadas, que são encaminhadas aos segmentos responsáveis.

As chapas metálicas são produzidas de acordo com as demandas do cliente e podem ser utilizadas para aplicações distintas. Essa técnica de fabricação tem características próprias que distinguem o aço para o seu uso final, permitindo uma ampla utilização do material.

Por isso, recomenda-se um maior entendimento sobre como são produzidas as chapas metálicas e as suas respectivas diferenças. Confira informações acerca do tema no artigo a seguir.

Processo de produção de Chapas Metálicas

A parte originária do processo de produção das chapas de aço inicia-se na mineração. O minério extraído é colocado em forno da siderúrgica, a elevadas temperaturas sendo transformado em ferro gusa.

Esse procedimento é bastante eficaz, eliminando impurezas de outros tipos de componentes, como terra e demais que não sejam ferro. Pronta a matéria-prima, pode-se obter diversificados tipos de aço.

Após o procedimento inicial, o ferro passa pela aciaria, área responsável pela transmutação do ferro gusa em aço. Nessa etapa também são realizadas operações como o refino, adição de ligas e conformação do aço em placas.

A laminação é a última etapa desse processo, na qual todo o material é transformado em bobinas e, posteriormente, em chapas de aço; com exceção das chapas grossas que são impossíveis de serem bobinadas.

Tipos de chapas metálicas: Aplicações

São cinco os tipos de chapas de aço fabricadas a partir do ferro gusa. Cada uma delas contêm características específicas e aplicações diversas. São elas:

  • Chapas grossas;
  • Chapas Xadrez;
  • Chapas Galvanizadas;
  • Chapas laminadas a quente;
  • Chapas laminadas a frio.

A primeira é a chamada Chapa Grossa, uma chapa que possui vasta variedade de aplicação e pode ser produzida com inúmeras características.

Por ser mais espessa, ela é o único modelo de chapa que não pode ser bobinada. É usada em larga escala para o setor naval como em:

  • Equipamentos pesados
  • Setor energético
  • Máquinas de óleo e gás.

Existe também a Chapa Xadrez, um material muito popular pelo revestimento de pisos, mesmo que esse tipo de chapa também seja utilizada para outros fins.

As pequenas ranhuras em sua superfície fazem com que ela seja antiderrapante, o que a torna uma excelente opção para a construção de rampas, plataformas, pisos, assim como para serviços de revestimento de máquinas e veículos, entre tantas outras possibilidades de aplicações.

Além dela, outro modelo muito importante nesse ramo é a Chapa Galvanizada, que após passar pelo processo de galvanização fica mais resistente.

Quando a chapa de aço recebe uma camada de zinco e ganha novas propriedades, permitindo sua utilização de formas diferenciadas, ela recebe o nome de galvanizada.

Devido a esse processo, a chapa é mais resistente à corrosão, muito durável e possui características tanto térmicas quanto acústicas. Utilizada com frequência na construção civil, em acabamentos internos e externos, decoração, fabricação de telhas, entre outros.

Ao falar sobre chapas metálicas, não se pode esquecer de dois últimos modelos fundamentais, começando pela Chapa laminada a quente, um modelo encontrado em diversos objetos de uso diário, principalmente na fabricação de carros, ônibus, tratores, botijões de gás, plataformas, navios, eletrodomésticos, torres de energia, tubos, etc.

Por fim, a Chapa laminada a frio, um tipo de chapa de aço que é produzido a partir da redução a frio, aplicada à chapa laminada a quente. Esse processo ocorre após ser recozida, ganhando tratamento térmico. Assim, é normalmente aplicada na fabricação de automóveis, implementos agrícolas, latas, eletrodomésticos, na construção civil, entre outros.

O que é conformação de chapas

Quer seja em montagens de carros, acabamento de fachadas ou em sustentação de edifícios, a polivalência das chapas de metal permitem que elas sejam encontradas em muitos lugares.

Para se adaptarem a qualquer utilização, as chapas precisam passar pelo processo de conformação de chapas, um processo no qual as chapas passam por uma transformação mecânica, que utiliza a compressão para serem moldadas.

Essa transformação se dá tanto a frio, quanto a altas temperaturas, tornando a placa de metal em acessórios ou peças ideais para qualquer projeto.

No decorrer do processo de conformação de chapas metálicas, as dimensões e o volume podem ser alongados ou contraídos, por meio de técnicas de embutimento, estiramento, corte ou dobramento.

Essa conformação de chapas pode ser feita em qualquer tipo de chapa metálica, tais como chapas de titânio, alumínio (Acm), cobre ou aço.

Como é aplicada a conformação de chapas metálicas e quais são as vantagens

A conformação de chapas metálicas é um processo no qual a produção é sob medida para cada cliente e tem alta eficiência, visto que seus processos são modernos, fazendo com que a peça final tenha um custo menor para a indústria.

Considerado as vantagens na contratação dos serviços de conformação de chapas metálicas, é fundamental que o cliente escolha com cuidado a empresa prestadora deste serviço, para que nenhum dos benefícios sejam impossibilitados.

Assim, para assegurar a alta qualidade do produto de Chapa de inox preço, assim como a responsabilidade na entrega e fabricação das chapas e na conformação de chapas metálicas, é fundamental procurar uma empresa que seja responsável, cumpra os prazos estabelecidos e foque na satisfação dos seus clientes.

Dessa forma, fica evidente que as chapas metálicas são itens amplamente vantajosas e resistentes, podendo ser destinadas para diferentes aplicações e segmentos de comércio.