chapas metais

O uso de chapas e dos metais na indústria

O uso dos metais é pré-histórico, estando presente no começo das civilizações. Ao ser descoberto, os metais começaram a ser utilizados em diversos utensílios, em armamento e até na composição de armaduras, para a defesa.

Com o passar dos anos e o avanço tecnológico, o ser humano descobriu que a fundição do metal e sua união com outro originava um novo material, muito mais forte e resistente.

Foi a partir daí que surgiu o aço, uma liga metálica formada por ferro e carbono, de modo essencial, sendo bastante resistente. Esse material é a matéria-prima da formação de vários outros, sendo muito importante dentro da indústria.

A indústria é capaz de produzir vários materiais e está dividida em diversos segmentos. Um deles é o da metalurgia, que atua com a extração de metais e seu trabalho de fundição e moldagem.

Em parceria com esse setor, existe o de usinagem, que atua na moldagem e confecção de materiais metálicos, como as chapas.

Existem vários modelos de chapa e esse material é a base de muitos produtos que estão presentes na sociedade, como os automóveis, mesas em aço inox, eletrodomésticos, estruturas para construção, dentre outros materiais.

Exatamente por isso os metais são muito utilizados na indústria, devido as vantagens e benefícios que oferecem como a resistência, durabilidade, versatilidade e longa vida útil.

Do mesmo modo que ocorre com o metal, existem vários tipos de chapas que são produzidas nos setores industriais para diferentes funcionalidades.

Para saber mais sobre a diversidade do metal e da chapa metálica, acompanhe os tópicos a seguir.

Os vários tipos de chapas: metais e a chapa de teflon

Também conhecida como Chapa de ptfe, a chapa de teflon é muito procurada e requisitada no setor industrial por apresentar diversos benefícios, como:

  • Resistência à temperaturas elevadas;
  • Está presente na fabricação de diversas peças;
  • Não sofre com atritos;
  • Atuam em um local por muito tempo.

Além disso, esse tipo de chapa pode ter fibra de vidro, bronze, inox, carbono e até mesmo, grafite.

Esses materiais são considerados aditivos e modificam a capacidade e usabilidade desse tipo de chapa. A chapa de teflon ou PTFE, ainda possui também uma resistência tanto mecânica como elétrica.

A utilização de chapas em polietileno de Alta Densidade – PEAD

A Chapa de pead é muito versátil e, por conta disso, pode ser aplicada em diversos locais, como em mesas, tanques, para revestimentos de modo geral, para equipamentos utilizados dentro da indústria, para peças de vários setores, inclusive o alimentício.

Esse material ainda apresenta como características ser um excelente isolante térmico, ser capaz de resistir ao fogo e elevadas temperaturas, além de ter resistência química.

Isso significa que a chapa consegue resistir a bases, ácidos, óleos, dentre outros materiais. Esse tipo de chapa também é considerada como antiaderente e não produz substancias tóxicas.

A chapa de polietileno de alta densidade também pode ser moldada com certa facilidade, dentro da indústria, reforçando ainda mais seus benéficos e qualidades.

As variações dos tipos de chapas e metais

Além desses modelos, existem outros tipos de materiais que também podem ser utilizados em diversos revestimentos.

Um deles é o painel de alumínio, ou ACM. O alumínio não é um material encontrado nessa forma na natureza. Seu composto, a bauxita, é encontrada em um tipo de rocha, no qual ocorre um trabalho para que esse material se torne o alumínio, tão leve, versátil e resistente.

Esse tipo de chapa é bastante importante até em fachadas de edifícios, por exemplo, além de ser bastante utilizada na construção civil.

Ainda mais, esse material é formado por chapas de alumínio e polietileno, que é um tipo de plástico.

Vale destacar que a fabricação e uso dessas chapas em outros materiais seguem normas e regulamentações de segurança. Além disso, a chapa ACM possui um design sofisticado e uma estética agradável para o cliente.

A chapa em Policarbonato

Por fim, a Chapa de policarbonato se apresenta em diversos modelos e é bastante utilizada porque esse material ajuda no controle de chamas (não o propagando) e ainda é bastante resistente ao impacto.

O policarbonato é considerado um termoplástico que pode ser facilmente moldado.

Dentre os seus modelos podemos destacar o alveolar, que é um material bastante leve; o policarbonato mais compacto, que é maciço e um dos mais procurados do mercado; e o policarbonato, disponível no formato de telha.

Vale a pena o cliente conhecer bem esse material e procurar por aquele que o satisfaça.