Uma verdade absoluta do mercado arquitetônico é que ele dispõe de uma variedade de produtos que vão desde material até flexibilidade e preço.
É impróprio dizer que esse mercado não oferece oportunidade econômica para os que procuram. Inclusive, quando o assunto é economia ou formulação de orçamentos, é necessário falar do tubo Schedule!
O que é o tubo Schedule?
O tubo Schedule ganhou bastante destaque nos meios industriais devido a vários fatores. Na tornearia esses tubos foram destaque e acabaram por ganhar um grande espaço no meio industrial e civil por suas várias capacidades e benefícios.
Sua flexibilidade é tremenda, servindo agora como parâmetro para outros tipos de tubos. Também graças a isso, pode ser manuseado com extrema facilidade para se adequar às obras.
E mesmo que a flexibilidade possa transmitir certa insegurança no quesito resistência, esses tubos são considerados os favoritos no mercado por sua grande resistência, garantindo ser um bom investimento na hora da compra.
Outro fator interessante, que acompanha esses tubos, e que os tornam mais relevantes no mercado, está no seu real propósito.
Tubos são usados como meio de transporte para líquidos e gases, porém, a maioria carece de isolação térmica e acaba por afetar o material que está dentro, devido à transferência de calor.
Todavia, os tubos Schedule contam com uma isolação térmica incomparável, o que permite todos os líquidos e gases circular sem qualquer alteração no produto final. Esses tubos possuem espessuras que também variam bastante no mercado, todas elas atendendo a tipos diferentes de necessidades. As espessuras podem chegar até 160!
Os tubos Schedule também se destacam dos demais por atenderem às especificações estabelecidas pela regulamentação. Inclusive, podem ser identificados por isso.
O preço desses tubos costuma variar entre quarenta reais e podendo chegar até a casa dos quinhentos reais – deste, o tubo schedule 40 é o mais barato.
O preço pode parecer um pouco alto, mas é necessário levar em consideração também os benefícios que fornece. Outros Açotubo não tem a variedade de coisas que os Schedule oferecem; a maioria possui resistência baixíssima, quebrando à menor dobra, o que evidencia uma flexibidade bem rasa e ruim.
Em casos de usinagem de precisão podem facilmente quebrar, inclusive. Por fim, vendo esses detalhes, a compra de tubos mais baratos pode acarretar problemas financeiros no futuro, enquanto a qualidade do tubo Schedule é garantida.
Dicas interessantes sobre os tubos e materiais gerais
O processo de criação de tubos é bem interessante, se é possível colocar dessa forma. A usinagem, por exemplo, faz parte das etapas de criação e implantação dos tubos.
Esse método é considerado como um dos melhores para o trabalho com aço e outros materiais desse tipo, sendo utilizados sempre materiais de ponta de linha, importados de locais como a Itália.
Pelos tubos de aço e de ferro possuírem papel importantíssimo na construção civil e industrial, é necessário que sejam feitos seguindo normas restritas para que atendam a um padrão de qualidade altíssimo e evitem transtornos, assim como prejuízos.
Para todo tipo de obra, inclusive, a compra dos materiais requer atenção redobrada. É bom levantar essa questão brevemente para tornar claro que nem sempre o mais barato é o aconselhável. Por isso precisa-se estar atento e encontrar um balaço entre benefício e custo.
Existe também uma técnica com os tubos que envolvem a galvanização. Muitos não sabem bem o que é. Esse processo visa revestir tubos de aço e qualquer outro material com uma camada de zinco, na maior parte das vezes.
Desse modo, o zinco tem o papel de servir como “sacrífico” para casos de oxidação e, tipicamente, corrosão.
Enquanto isso, o ferro em seu interior permanece intacto. O tubo galvanizado é uma escolha interessante e não possui exatamente um requisito para ser escolhido.
Se pararmos para pensar, atende à grande parte das necessidades e prolonga ainda mais o tempo de vida útil dos materiais, visto que impede a oxidação ou qualquer agente exterior de influenciar na qualidade do material e em seu desempenho.
Os tubos, por fim, tem grandes papéis em projetos de arquitetura e projetos de construção civil, pois são responsáveis tanto como método de passagem para fios, como também ajudam na circulação de gases e líquidos.
Alguns podem ser extremamente delicados, então é recomendado ao comprador possuir um bom olho na hora de escolher o tubo ideal para seu projeto – recomenda-se que o “olho” seja um profissional da área técnica.