indústria

O papel dos materiais e sistemas versáteis na indústria

O desenvolvimento de mercadorias é uma das principais atividades da indústria. A diversidade de áreas no ambiente industrial é um fator positivo, permitindo a criação de postos de trabalho e, consequentemente, a geração de renda.

O caminho para conquistas notórias com lucros e consolidação de empresas no mercado é a dedicação de tempo para a elaboração de um planejamento anual.

Neste documento, os responsáveis pela produção devem escolher as máquinas e equipamentos que serão comprados, qual produto será produzido, a equipe de trabalho e outras questões importantes para a execução dos serviços com segurança.

A importância de usar materiais de qualidade na indústria

Escolher uma matéria-prima de qualidade é um ponto importante para agregar resistência as mercadorias fabricadas. Existem muitas opções de materiais que podem ser usados na produção. Por isso, definir o que será produzido na empresa é uma maneira de fazer boas compras para a empresa e garantir seu sucesso.

Os materiais mais comumente usados na produção industrial são:

  • Cerâmicos;
  • Metais;
  • Polímeros;
  • Metais não-ferrosos;
  • Compostos.

A placa de borracha microporosa, por exemplo, é um material híbrido, ou seja, é composto por 30% de EVA (Espuma Vinílica Acetinada) e 70% borracha.

A durabilidade desta borracha é um fator que chama a atenção das empresas produtoras de calçados, que usa as placas microporosas com frequência.

Em processos de fabricação de brindes promocionais e de festas, a placa também é muito usada por conseguir apresentar durabilidade, textura agradável e resistência a abrasão.

Os pontos positivos deste material se resumem em ótimo custo-benefício, bom rendimento nas aplicações, adaptabilidade, conforto e qualidade.

Nos processos em que as placas de borracha são utilizadas, as máquinas de transfer e serigrafia são muito usadas para dar um acabamento de excelência e conferir designs diferenciados.

Máquinas e sistemas que auxiliam na produtividade da indústria

A máquina de corte a laser apresenta uma tecnologia especial para realizar um corte preciso em plásticos, metais, madeira, couro, espelho, cortiça, papelão, entre outros elementos que são aplicados para produzir em larga escala.

As vantagens da máquina a laser para corte é que não sofre com desgastes, tem alta precisão, apresenta qualidade superior, economia, agilidade da produção, possibilidade de programação, flexibilidade e dispensa o pós-processamento.

O sistema pneumático é muito semelhante ao hidráulico, mas, com a diferença de ter o ar no lugar das correntes de fluidos líquidos.

A movimentação dos pistões e eixos acontece graças a força que o ar comprimido exerce sobre as peças. O ar é sugado para a parte interna do cilindro de compressor para ser utilizado em diversas funções.

Com isso, a movimentação dos sistemas pneumáticos ocorre de forma repetitiva.

As ferramentas e equipamentos que usam este sistema para funcionar são:

  • Parafusadeira;
  • Lixadeira;
  • Esmerilhadeira;
  • Talhadeira;
  • Grampeadora;
  • Britadeira;
  • Punção.

A versatilidade do sistema pneumático permite a realização de diversas atividades que envolve ações como pintura, pulverização, fixação, lixamento, alimentação, levantamento, calibração e rosqueamento.

Equipamentos funcionais

Os veículos de movimentação ajudam nos processos industriais, possibilitando que os materiais e produtos finalizados possam ser movidos com segurança e rapidez. A compra pode ter um alto custo e algumas empresas não possuem o capital suficiente para a aquisição.

Assim, o aluguel de empilhadeira é um excelente investimento para os casos em que a companhia não tem dinheiro e precisa deste veículo para a movimentação de cargas, bem como para situações em que a movimentação não é tão constante.

O custo cobrado pelas locadoras é calculado conforme o tempo de uso, fator que ajuda na economia e adequação do orçamento.

As vantagens de investir no aluguel estão relacionadas ao excelente custo-benefício, assistência técnica personalizada, não gerar gastos com manutenção, além da substituição simples e rápida em casos de necessidade.

Pesquisar os modelos disponíveis nas empresas de locação é uma alternativa para encontrar uma empilhadeira de qualidade.

Solda na indústria

A soldagem é um método muito utilizado nos serviços industriais para unir materiais.

A união de forma permanente é um diferencial que faz com que as empresas utilizem este processo com frequência, além do benefício de trabalhar com materiais diversos.

Nesse contexto, a solda foscoper é uma liga feita com cobre e uma pequena porcentagem de fósforo ou prata.

Essa solda suporta a variação de temperaturas, tem custo baixo e desempenho estável. Em serviços de instalação de tubulações, ar condicionado e refrigeração, a foscoper solda é muito usada devido à resistência, qualidade, ótimo acabamento e composição química.

Portanto, os sistemas e materiais corretos permitem um controle da produção e excelência nos resultados, fatores essenciais para o sucesso das empresas.