indústria

O papel dos equipamentos na indústria química

A área da indústria é responsável pela criação de produtos, serviços e atividades que ajudam as pessoas, seja com a disponibilidade de produtos que são comercializados em diversos estabelecimentos ou pela geração de novas oportunidades de trabalho fixo ou temporário.

Na indústria, os serviços são divididos por setores, ou seja, áreas de atuação que possuem um papel fundamental para a sociedade.

A indústria química é responsável pela criação de produtos e substâncias que são usados em muitas atividades, facilitando a rotina das pessoas. Alguns dos produtos fabricados pelas empresas especializadas em processos químicos são:

  • Agroquímicos;
  • Polímeros;
  • Petroquímicos;
  • Tintas;
  • Produtos farmacêuticos.

Esses são apenas alguns dos inúmeros produtos que podem ser criados com processos químicos.

Procedimentos importantes na indústria química

As mercadorias do setor químico são criadas a partir processos químicos, ou seja, reações químicas que geram novas substâncias, utilizadas na produção.

A presença de gases industriais é algo muito comum no ambiente industrial, pois algumas substâncias químicas liberam gases. Além disso, outros tipos são comercializados para diversas aplicações.

Esses gases que são vendidos no comércio têm como público-alvo outras empresas da indústria, que realizam processos de fabricação de:

  • Aço;
  • Semicondutores;
  • Medicamentos;
  • Solda.

Os gases podem ser orgânicos ou inorgânicos, produzidos com um processo de separação do ar ou por sinterização química. Para facilitar os procedimentos de produção dos produtos, algumas máquinas e equipamentos podem ajudar no serviço.

A centrífuga Westfalia, por exemplo, é uma máquina que ajuda na separação de substâncias e resíduos sólidos e líquidos, fazendo uma distinção entre ambos os elementos para facilitar as tarefas industriais.

Esse equipamento é muito utilizada nas empresas de lubrificantes, tratamento de óleos usados, combustíveis, diesel e hidráulicos.

O funcionamento da centrifuga acontece com a ação de um reservatório em que o efluente é depositado e uma bomba centrípeta faz a movimentação necessária para acontecer o processo de separação e tratamento.

A centrífuga possui a sua estrutura totalmente fechada, equipada com um visor para verificar o nível da substância e possui uma capa removível.

Obter algumas informações e dicas para a compra de uma máquina com bom custo-benefício, potência e qualidade é fundamental para a execução dos serviços de separação de substâncias sólidas e líquidas.

Um processo muito executado no setor químico é a decantação, que consiste na separação de misturas heterogêneas, mas é usado somente para misturas bifásicas, ou seja, que tenham mais de uma substância. Exemplos:

  • Sólido-gás (poeira-gás);
  • Líquido-líquido (água-óleo);
  • Sólido-líquido (areia-água);
  • Líquido-gás (ar-vapor d’água).

A centrifugação é um procedimento de separação das substâncias, que pode ser feito por meio da centrífuga ou de um decanter centrífugo, equipamento que possui fácil operação, ajudando a agilizar os processos produtivos.

O decanter funciona com a força centrífuga e um tambor rotativo, que gira rapidamente, atingindo uma velocidade que ajuda na separação de substâncias.

Nos processos de separação de sólidos, por exemplo, os compostos apresentam maior densidade, exigindo maior força do tambor onde ficam armazenadas as misturas.

Um decanter centrífugo é muito usado em estações de tratamento de água e esgoto, fabricação de biocombustíveis, indústria alimentícia, indústria do álcool, vinicultura, indústria farmacêutica, aplicações ambientais, etc.

A importância dos geradores industriais

As atividades produtivas nas grandes empresas da indústria são muito intensas, com muitas horas e pessoas executando as suas tarefas para agregar qualidade e otimização de tempo nos processos.

Independentemente do setor, a energia elétrica é fundamental para que as máquinas e os equipamentos possam funcionar.

Ter um gerador na empresa é muito importante, pois esse equipamento ajuda na geração de energia em situações de problemas na rede de distribuição, falta de energia, quedas constantes de energia e curtos-circuitos.

Esses imprevistos tornar necessário o uso de um gerador como uma alternativa de energia elétrica, ajudando as empresas a continuarem seu trabalho com eficiência, evitando atrasos na entrega das mercadorias.

O gerador de gás possui funções semelhantes ao gerador comum, mas com o diferencial de ter o seu funcionamento com o uso do gás. Os geradores movidos a gás natural encanado, por exemplo, são muito utilizados em condomínios, casas e empresas.

Esse equipamento possui fácil instalação, operação silenciosa, excelente potência na partida de cargas, manutenção simples, entre outros benefícios.

Portanto, priorizar a aquisição do maquinário para os procedimentos químicos, e de um bom gerador, é o caminho para conseguir satisfazer os clientes, atendendo os prazos com qualidade, segurança e atingindo as metas da empresa.