produção

O papel dos anéis de vedação na produção industrial

Os processos produtivos são essenciais para desenvolver mercadorias de pequeno, médio e grande porte. A produção em grande quantidade cria uma diversidade de produtos nos comércios e permite que as empresas possam atuar em um sistema de fornecedor de componentes e peças para companhias de diferentes áreas da indústria.

A fabricação de larga escala é muito importante para o ramo industrial, pois permite o aumento dos lucros, popularidade das firmas perante o público, novas oportunidades de negócios no segmento e muito sucesso.

Fazer alguns investimentos na aquisição de máquinas e equipamentos de qualidade, matéria-prima de excelência e contratar funcionários capacitados faz muita diferença nos resultados, proporcionando um aumento na produtividade.

Um ponto fundamental para conseguir trabalhar é definir os métodos de produção que serão executados.

Este fator depende muito do tipo de produto que a empresa deseja vender, por isso elaborar um planejamento para definir as metas e objetivos é uma maneira de organizar assuntos relevantes para a companhia e assim trabalhar com eficiência.

Sendo assim, escolher os métodos permite otimizar tempo, atender as demandas dos clientes e se destacar no segmento de atuação, além de facilitar o processo de compra do maquinário.

A relevância da usinagem na produção industrial

Uma técnica que é muito executada na indústria é a de usinagem de peças, um método que tem como objetivo a fabricação de moldes e peças utilizando máquinas-ferramentas que conseguem transformar a matéria bruta metálica ou não, em um componente que é usado em várias atividades.

A usinagem é atividade executada em larga escala na indústria, tem baixo custo e possibilita a execução de vários procedimentos como:

  • Aplainamento;
  • Brochamento;
  • Eletroerosão;
  • Furação;
  • Fresamento;
  • Mandrilamento;
  • Retificação;
  • Serramento;
  • Torneamento;
  • Trepanamento.

Estas e outras técnicas podem ser executadas no centro de usinagem para a produção e na fase de acabamento e remate de peças, permitindo deixá-las conforme o projeto.

A moldagem por injeção é um método muito utilizado na indústria. Neste processo as máquinas realizam um movimento de forçar com uma rosca simples, a entrada de um material fundido até chegar na cavidade interior de um molde.

Este é um procedimento complexo, que exige muita atenção para produzir os moldes com qualidade.

Os benefícios deste método se resumem em componentes mais resistentes, agilidade, qualidade, maior riqueza de detalhes, rapidez, baixo custo operacional, entre outros ganhos.

Antes de iniciar qualquer trabalho de usinagem ou de moldagem é muito importante a elaboração do projeto, ou seja, um esboço com os desenhos das peças, componentes e engrenagens.

O projetista conversa com o cliente para saber os tamanhos, medidas e detalhes que são essenciais para a fabricação.

Fresamento para produção

Para a fresagem é necessário utilizar uma fresadora, máquina que consegue realizar cortes circulares em alta velocidade. Para o funcionamento é preciso ter as fresas que permitem o corte e molde com rapidez.

Uma fresa para tupia é responsável por dar o formato adequado para as peças em madeira ou metal, fazendo a moldura, ranhura, chanfro e entalho.

Em lojas especializadas em ferramentas existem vários tipos de fresas para tupias: reta com rolamento, cilíndrica com rasgo, para chanfro, reta, meia cana, quebra-canto, entre outras.

Componentes usados na vedação

Utilizar os aneis oring são maneiras de criar uma camada seladora, uma junta de alta flexibilidade e resistência.

Os pontos positivos deste anel se resume em:

  • Versatilidade;
  • Suporta altas temperaturas;
  • Não permite a vazão de líquidos e gases;
  • Pode ser usados em sistemas hidráulico e pneumáticos;
  • Instalação simples;
  • Preço acessível;
  • Praticidade.

Com inúmeros benefícios, utilizar o oring de vedação é o modo de tornar os serviços mais simples, agregar segurança, qualidade e assim obter ganhos expressivos com a produção.

A fabricação do anel de vedação é feita a base de elastômeros, um polímero com bastante elasticidade e flexibilidade. No momento de criação dos anéis, as empresas costumam seguir uma tabela de medidas.

As matérias-primas mais utilizadas para criar o anel de vedação são neoprene, borracha nitrílica hidrogenada, teflon, estireno butadieno, entre outros tipos de borrachas que permitem um bom encaixe onde em máquinas e equipamentos que precisam ser vedados.

Um ponto positivo para as empresas produtoras de anéis de vedação é a possibilidade de produzir este componente em grande quantidade e assim vender caixa de anel oring por um excelente preço para o cliente, fator que gera boa lucratividade.