materiais

O papel de bons materiais e cuidados periódicos

As atividades na área industrial são essenciais para a fabricação de materiais e mercadorias de pequeno, médio e grande porte. Os itens desenvolvidos são destinados para os comércios e exportações, gerando lucros para a empresa, credibilidade no segmento de atuação e excelentes resultados.

O caminho para um desempenho de sucesso está relacionado à elaboração de um planejamento e bons investimentos. Ter objetos e metas para curto, médio e longo prazo é muito importante para que o empresário mantenha o foco e assim possa realizar compras acertadas para os colaboradores realizarem as suas funções.

A aquisição de máquinas e equipamentos de alta potência, matéria-prima de bons fornecedores e contratar empresas que podem fazer as instalações necessárias com segurança é o modo de ter todos os insumos para a produção.

Escolher os métodos que os funcionários irão executar para produzir as mercadorias é muito importante, pois ajuda a ter mais foco no momento dos investimentos.

Para a fabricação de peças, por exemplo, a usinagem é um dos mais executados, devido o baixo custo, possibilidade de produção em larga escala e diversidade de técnicas.

O processo de usinagem consiste em transformar uma matéria bruta em um molde ou peça através dos desgastes mecânicos que pode ser feito pelas máquinas-ferramentas. Madeira, plástico e metal são os materiais mais utilizados nos serviços de usinagem, graças à resistência e qualidade que possuem.

Algumas das técnicas mais utilizadas no método de usinar são: aplainamento, brochamento, eletroerosão, furação, fresamento, retificação, serramento, torneamento, entre outras que permitem aumentar a produção e a vantagem competitiva da empresa.

Ferramenta importante para usinagem

Na fabricação dos moldes e peças a morsa para fresadora é uma ferramenta muito usada para o fresamento, já que proporciona uma ótima abertura e capacidade de tração.

A principal função da morsa é manter os objetivos e peças metálicas bem posicionadas para que os trabalhadores possam fazer o acabamento.

As vantagens desta ferramenta se resumem em:

  • Evita deformações e inconformidades;
  • Mantém a força de aperto do início ao fim da produção;
  • Permite um excelente acabamento;
  • Possibilita cortar, lixar e limar;
  • Não ocupa espaço;
  • Fácil manuseio;
  • Ótimo custo.

Com muitos ganhos positivos para o serviço, investir na compra de uma morsa mecanica para fresadora é o modo de produzir com qualidade e assim conseguir alcançar a meta de produção estabelecida no planejamento da empresa.

A importância de bons fornecedores de materiais na indústria

Na área mecânica e construção civil o uso de tubos de aço é muito comum. Este material pode ser aplicado em diversas funções, desde a estrutura de um imóvel até em uma instalação de sistema de condução de gás ou esgoto. Os fornecedores de tubos de aço podem oferecer duas opções para os seus clientes: com ou sem costura.

O modelo com costura tem um excelente custo-benefício, é fácil de encontrar, tem limpeza simples e pode ser utilizado para produção de móveis, no segmento automobilístico, agrícola, entre outros. A costura do tubo é feita através do processo de soldagem que consegue as extremidades da chapa de metal.

Os tubos sem costura são feitos com cilindros que não recebem solda na fabricação Este modelo é ideal para instalações hidráulicas e canalização de materiais.

As vantagens das manutenções no ambiente industrial

O uso de instrumentos de medição é essencial nos processos produtivos, pois ajuda a manter a padronização e qualidade das mercadorias. A calibração de valvulas de segurança, por exemplo, é um serviço muito importante e que precisa ser feito periodicamente.

Este método de calibração das válvulas é uma exigência da NR 13 (Norma Regulamentadora). O procedimento consiste em analisar a composição dos vasos de pressão, tubulações e assim garantir a segurança dos trabalhadores.

As válvulas são usadas para alívio de pressão dos fluidos e vedação dos equipamentos. Desta forma, fazer uma calibração periodicamente é o modo de manter o ambiente industrial sob controle.

O microscópio metalúrgico é outro instrumento usado para uma análise óptica, ou seja, permite que as pessoas possam ver objetos e outros itens a olho nu.

Na indústria, este microscópio é usado para avaliar componentes elétricos e mecânicos, metais e várias substâncias que são usadas para a fabricação das mercadorias.

Materiais de limpeza para os ambientes

Para a remoção de sujeiras nas superfícies, máquinas e equipamentos, é possível ter profissionais especializados para fazer uma limpeza eficiente e rápida.

As empresas de hidrojateamento industrial podem ser a solução, pois oferecem um preço acessível, tem uma equipe que consegue fazer a higienização dos locais, estruturas e superfícies que estão sujas com qualidade e assim ajudam a manter o ambiente com boas condições de trabalho.

Portanto, os investimentos em em equipamentos de qualidade, manutenções periódicas e em uma equipe profissional especializada são o segredo para o sucesso e lucratividade nas indústrias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *