transporte de pessoas e cargas

Equipamentos industriais de movimentação de cargas

Movimentar cargas é uma tarefa complexa, mas muito necessária. Apesar de se falar muito a respeito dos transportes pelas vias terrestres do país, já que é muito importante que os produtos cheguem com segurança a seu destino, há outros diversos tipos de transporte de cargas, dentro e fora dos galpões industriais.

Com relação ao escoamento de produtos para lojas e clientes, é comum utilizar caminhões equipados e modernos para que o percurso seja feito sem danificar os itens e também para garantir maior tranquilidade em relação a entrega correta.

Contudo, esse é o processo final, antes dele acontecer há muitas etapas determinantes dentro das próprias empresas fabricantes que envolvem armazenamento e movimentação dos produtos nos estoques.

Desta forma, como o assunto é movimentação de cargas que envolvem peso, é óbvio que para os profissionais é inviável levantar determinados quilos pois exige uma força bruta muito grande. Por esse motivo, o uso de equipamentos de elevação de cargas.

Esses maquinários foram projetados para facilitar a vida dentro das indústrias e seu objetivo é tornar o trabalho mais otimizado, diminuindo o tempo gasto em cada função.

Além disso, com tais ferramentas, é possível diminuir riscos de acidentes e ter maior controle na hora de colocar os objetos em seu devido lugar.

Com isso, há uma variedade de modelos de máquinas que podem ser adquiridas e é de suma importância conhecer as opções antes de comprar.

Modelos de máquinas de movimentação de carga

Para começar, é correto afirmar que dentro das indústrias são fabricados diversos produtos. Nesse cenário, é possível destacar peças para automóveis, eletrodomésticos, ferramentas e equipamentos usados na construção civil, entre outros.

Acontece que quando o processo de fabricação termina, esses itens precisam ser guardados em segurança até que sejam enviados ao destinatário.

Desta forma, é comum encontrar grandes áreas de armazenamento. São, em geral, galpões com espaços para colocar as embalagens.

Contudo, para aproveitar o ambiente como um todo, muitos possuem prateleiras que vão do chão ao teto e para alcançar os locais mais altos é necessário o uso dessas máquinas que tem um ótimo desempenho e eficiência.

Um exemplo muito utilizado é a plataforma elevatória tesoura preço justo, ela pode ser encontrada facilmente em empresas do segmento que tem como objetivo fornecer produtos de alta qualidade.

Caracterizada por ser um tipo de elevador industrial, ela consegue transportar com facilidade, de modo que suporta pesos excessivos e funciona juntamente com outras máquinas também com grande importância.

Nesse sentido, é possível encontrar também a empilhadeira manual elétrica, essa também serve para movimentação interna e auxilia com destreza os serviços de armazenamento e transporte dentro dos estoques.

Com isso, é um dos equipamentos mais conhecidos no mercado e as empresas que o escolhem tem muitas vantagens. A exemplo, é possível destacar os seguintes benefícios da empilhadeira:

  • Agilidade e comodidade;
  • Reduz a mão de obra;
  • Custo menor;
  • Os trabalhos são melhor executados;
  • A segurança e eficiência são comprovadas.

Funcionamento e outros modelos de máquinas de transporte e movimentação

No mais, é possível contar com uma paleteira, conhecida também como porta paletes.

Para entender seu funcionamento, é preciso explicar que os paletes são as embalagens dos produtos ou uma forma de suporte para o armazenamento. Ou seja, uma maneira de armazenar os itens com segurança e eficiência.

Desse modo, o equipamento é uma espécie de carrinho de carga que contém três rodas e é operado por um profissional que vai circular pelo interior da fábricas.

Como citado anteriormente, externamente também se faz necessário o uso de equipamentos de movimentação.

Nesse caso, é possível falar a respeito dos guindastes e outros grandes equipamentos que são parte de um caminhão ou maquinário mais complexo.

Por ser uma parte importante para o içamento dos materiais, pode ser encontrado em portos, áreas de carga e descarga, construção civil e muito mais.

Contudo, vale ressaltar que o guindaste e todos os equipamentos aqui citados precisam de manutenção periódica para que se mantenham em bom estado e perfeito funcionamento.

O ideal é que uma equipe seja acionada não só quando o problema se apresenta, mas também durante o seu uso. isso porque, como estão em constante movimento, podem acontecer desgastes que a longo prazo causam problemas graves.

Para evitar esses transtornos, uma manutenção preventiva, ou seja, que vai prever os danos por meio de uma verificação minuciosa em cada elemento, é necessária para que se descubra o erro no início.

Desse modo, é possível tomar uma atitude para uma correção programada – que não afete a execução das tarefas.