industrial

Montagem, sistemas e manutenção industrial

Quando discutimos sobre o setor industrial, temos inúmeros assuntos para abordar, já que as possibilidades encontradas nesses espaços só aumentam com o passar do tempo.

Novas tecnologias são aplicadas constantemente, visando o acompanhamento com os pensamentos modernos, e isso se aplica fortemente à produção.

Nesse texto, apresentaremos alguns pontos bastante comuns na produção industrial, equipamentos que auxiliam na montagem das fábricas, dispositivos que compõem os diversos sistemas, falaremos como e porque as indústrias devem se modernizar e por fim traremos aspectos das manutenções realizadas.

Todos esses pontos são fundamentais para a formação dos moldes atuais da produção industrial, e é isso que mostraremos para vocês, então venham conferir!

Saiba mais sobre a Montagem industrial

Primeiramente, é importante discutir a montagem de uma indústria. Bem, como qualquer edificação, as indústrias são construídas graças a empresas do ramo da construção civil, que dispõem dos profissionais, materiais, equipamentos e conhecimento únicos, e são as empresas mais preparadas para montar um ambiente tão complexo como uma indústria.

A montagem engloba pontos como a estruturação das paredes e dos pisos, organização dos setores e posicionamento dos maquinários, além da disposição de alguns pontos auxiliares, como a Plataforma niveladora de doca, que é um aparato fundamental para o abastecimento e transporte dos produtos que chegam e saem das fábricas, montados nas entradas dos setores de armazenamento e também utilizadas nos caminhões de transporte.

Como as indústrias são ambientes bastante extensos e também bem altos, é importante que as empresas construtoras trabalhem com mecanismos que permitem que os trabalhadores alcancem essas alturas com total segurança.

Um dos aparelhos mais usados na montagem de telhas e tetos, estruturas mais elevadas da construção, são as plataformas tesoura, que são aparatos presentes em pequenos veículos e contam com um sistema de elevação, além de dispor de um espaço seguro e eficaz na seguridade dos trabalhadores.

Essa é o tipo de plataforma de elevação mais comum para o uso na construção civil, mas existem outros tipos de plataformas, confira:

  • Plataforma articulada;
  • Plataforma telescópica;
  • Plataforma com lança articulada;
  • Plataforma com lança compacta;
  • Plataforma de manuseio manual.

Sistemas de distribuição de energia

Além de empresas de construção civil, outros setores empresariais também trabalham na montagem dos principais pontos das indústrias, como as empresas elétricas, essenciais para a instalação dos sistemas de eletricidades de qualquer edificação.

Esse sistema é o responsável por proporcionar a energia elétrica para todos os espaços da fábrica, elemento indispensável para as atividades nos dias atuais.

A composição desse sistema envolve uma série de dispositivos de distribuição de energia, controle das correntes,tensões elétricas e equipamentos de comando, como Quadro de distribuição energia, que é o principal aparato de coordenação da distribuição, já que é através desse aparelho que se torna possível o ligamento e desligamento do transporte de eletricidade sempre que necessário, sendo que esses pontos de distribuição são divididos. Portanto, você pode desligar apenas uma parte do sistema e deixar outro espaço funcionando, caso deseje.

Falando efetivamente da produção e da modernização que atinge as indústrias, não podemos deixar de abordar a automação industrial.

Esse é um campo de estudo imprescindível para a linha produtiva atual, já que é através dos técnicos de automação industrial, disponibilizados por uma empresa automação industrial, que diversas ideias, ferramentas tecnológicas e sistemas computadorizados, são aplicados na indústria, garantindo uma maior otimização e automatização dos processos industriais.

Segurança e manutenção industrial

É preciso abordar também as estruturas e aparatos que são efetivos para aumentar a segurança do ambiente, bem como as manutenções que devem ocorrer nas máquinas, garantindo a segurança dos trabalhadores e a durabilidade dos maquinários.

Para começar, o sistema de segurança de um ambiente como uma indústria envolve uma série de componentes. É imprescindível que o espaço seja controlado por câmera de segurança, para melhor monitoramento das atividades.

Alarmes devem ser instalados para casos de invasão e também um aparato que combata possíveis incêndios, já que as atividades industriais abrangem uma gama bem alta de materiais e máquinas propícias a esse tipo de intempérie.

Portanto, um esquema anti-incêndio engloba desde alarmes de incêndio, extintores espalhados pelos espaços, e também sistema de sprinklers, que são dispositivos sensoriais posicionados nos tetos que sentem a presença de focos de incêndio mesmo estando em elevadas alturas, e ao sentirem disparam jatos de água que apagam rapidamente o fogo.

Para finalizar, as manutenções executadas nas indústrias devem ser recorrentes, pois é fundamental garantir o pleno funcionamento das operações.

Para isso, deve haver um bom planejamento de Manutenção industrial empresas, sendo que essas empresas contratadas para executar as manutenções devem estudar e elaborar uma base de dados de todos os componentes industriais, estando sempre prontas para quando for necessário efetuar uma manutenção.

Dessa forma, as operações não são interrompidas, os aparelhos podem mostrar seu melhor desempenho e a produção segue a todo vapor.