eficiência-produtiva

Montagem industrial adapta ambientes para eficiência produtiva

As operações realizadas dentro do ambiente de fábricas e indústrias têm início muito antes do acionamento do botão da linha de eficiência produtiva. Empresas especializadas em montagem industrial desenvolvem projetos personalizados, de acordo com as finalidades de cada corporação.

Elas seguem as normas regulamentadoras implementadas por órgãos fiscalizadores, promovendo a qualidade de vida e saúde dos funcionários e a segurança patrimonial, de uma forma geral.

A proteção ao meio ambiente, seguindo a legislação ambiental vigente, também é observada durante a montagem e dentro de todos os procedimentos após a instalação de máquinas, ferramentas e demais equipamentos presentes nos setores industriais.

As empresas de montagem industrial devem oferecer um planejamento adequado, com profissionais capacitados em diferentes setores de atuação. Elas devem atender às características próprias de cada segmento industrial, entre eles:

  • Siderúrgico;
  • Farmacêutico;
  • Automobilístico;
  • Papel e celulose.

Cada segmento possui necessidades específicas, desde a captação de matéria-prima e utilização de recursos naturais, até os cuidados relacionados ao menor impacto sobre o meio ambiente, evitando a emissão de partículas poluentes ou interferência no solo e na água de lençóis freáticos, rios e lagos próximos das instalações de uma planta fabril.

Redução de poluentes atende legislação ambiental

É sobre a emissão de gases e partículas poluentes que muitas empresas que não estão adequadas devidamente sofrem sanções e tomam multas milionárias, prejudicando a saúde da população ao redor e interferindo na fauna e flora local.

Dessa forma, muitas fábricas e indústrias estabelecidas há muito tempo em regiões industrializadas devem se adequar à nova realidade do setor.

A legislação ambiental é rígida e muitas empresas precisam atualizar as instalações, desde a aplicação de filtro de carvão ativado industrial até a construção de estação de tratamento de água e esgoto de uso exclusivo e contínuo.

A presença do carvão ativado nas chaminés características de uma estrutura industrial permite que a absorção de poluentes possa ser eficiente. Ele retém as impurezas a partir da vaporização de gases, sendo bastante útil na captação dentro dos filtros que servem como passagem de elementos em estado líquido.

Os sistemas hidráulicos que acompanham o direcionamento de gases e líquidos são montados a partir de peças técnicas em borracha, garantindo a vedação adequada e reduzindo o atrito que ocorre entre partes de máquinas.

Assim, o risco de uma poluição do solo ou da água por causa de vazamento é menor, pois a borracha tem uma resistência apropriada para os modelos de montagem industrial em que é empregada.

Indústria plástica recebe máquinas específicas para eficiência produtiva

A planta fabril é formada por diversas máquinas e essas, por sua vez, são formadas por motores, engrenagens, roldanas e sistemas de ação contínua para o pleno funcionamento de uma linha de produção.

A instalação de um compressor de ar para a movimentação de um pistão pneumatico é comum em diversas linhas de produção, com a montagem seguindo as necessidades estruturais de produção de bens de consumo.

A indústria plástica utiliza esses maquinários, produzindo desde embalagens para terceiros, como para o consumidor final.

Para o derretimento da matéria-prima, por exemplo, conhecida como grânulo de resina termoplástica, o processamento desse material resulta em diversos produtos, entre eles:

  • Filmes plásticos;
  • Perfis maleáveis;
  • Tubos cilíndricos;
  • Encanamento hidráulico.

Esse processo ocorre em uma extrusora de balão, utilizando o calor produzido por resistência elétrica, indo desde a alimentação, passando pela compressão até chegar à etapa final que é a dosagem.

Então é encaminhado para uma forma apropriada, que vai receber o acabamento, recebendo as características conforme a necessidade de produção estabelecida pela empresa responsável.

Setor de logística emprega veículos apropriados para eficiência produtiva

Todo projeto de montagem industrial deve reunir profissionais capacitados, empregando qualidade nos serviços prestados pelas empresas especializadas, atendendo às expectativas do setor industrial e dos órgãos de fiscalização.

A logística de distribuição de carga e descarga deve empregar as empilhadeiras para venda enquanto estão disponíveis para uso nos pátios e depósitos de matéria-prima e produtos finalizados, prontos para a distribuição para o mercado consumidor.

As empresas que utilizam esses veículos devem manter uma equipe especializada em organização, ajudando na logística local. A área de cobertura pode contar com piso misto, para garantir a segurança durante a mobilidade dos funcionários e dos próprios veículos.

O uso de pneu maciço empilhadeira garante uma durabilidade longeva, levando em consideração que a manutenção desses equipamentos deve ser feita de maneira preventiva, para evitar qualquer problema entre os setores.

As soluções apresentadas devem atender às finalidades propostas pelas empresas, assim como a continuidade dos serviços referente a inspeções e manutenções preventivas e corretivas ao longo do tempo.