Metalúrgica: Alguns processos de usinagem

A indústria possui diversos setores e um deles é a metalurgia. A indústria metalúrgica, por sua vez, possui diversas áreas que fazem uso de variados procedimentos, tudo para que seja possível oferecer ao mercado uma boa variedade de produtos.

A indústria metalúrgica evoluiu muito, tanto em procedimentos quanto em máquinas e ferramentas. Ela é importante para que outros setores da indústria também existam. Se você tem alguma dúvida ou gostaria de saber um pouco mais sobre os procedimentos recorrentes da indústria metalúrgica, confira este texto.

Por que a metalúrgica é importante?

Antes de falarmos um pouco a respeito de alguns procedimentos recorrentes na metalurgia, é importante que você entenda o porque de ela ser tão importante.

Dentro da metalurgia existem diversos tipos de trabalho, como a usinagem. Isso porque a metalurgia trabalha diretamente com os metais, desde sua extração na natureza até sua transformação para peças confeccionadas de acordo com as especificações dadas.

Para o tratamento das peças, as indústrias metalúrgicas fazem uso de diversos processos, como:

  • Extração;
  • Fabricação;
  • Fundição;
  • Tratamento dos metais e suas ligas.

Assim, tal segmento é importante pois setores industriais como a indústria automotiva, construção naval e aeroespacial dependem diretamente do desenvolvimento da metalurgia no país.

Portanto, sem o desenvolvimento constante dessa indústria muitas outras áreas estariam comprometidas.

Sabendo da importância da metalúrgica, é hora de você saber um pouco mais sobre alguns procedimentos realizados por esta área. Confira o próximo tópico.

Alguns procedimentos comuns na metalúrgica

É claro que existem diversos procedimentos que são realizados pela indústria metalúrgica e cada um deles possui um objetivo específico. Vamos elucidar alguns, para que você possa entender um pouco mais.

A usinagem de alumínio, por exemplo, é um procedimento bastante comum dentro das indústrias metalúrgicas. Trata-se de um processo muito importante para a produção de peças solicitadas pelo setor automotivo, indústria de alimentos, aeroespacial, indústria química, dentre outros.

As peças desenvolvidas por meio dessa usinagem possuem acabamento perfeito e estão sempre dentro das especificações e solicitações dos clientes.

Para que seja possível a usinagem de peças de alumínio, é utilizado o torno CNC. Esse torno obedece a comandos numéricos e realiza o controle simultâneo dos eixos de cada peça.

Essa máquina é capaz de desenvolver diferentes perfis e complexidades de peças, tudo com alta precisão na produção, por meio de um sistema perfeito de usinagem. Esse processo de usinagem pode ser conhecido como forjamento ou conformação mecânica.

O torno mecânico é uma das máquinas mais antigas na usinagem de peças. Ele não obedece a comandos numéricos computadorizados como no caso do outro tipo de torno, mas realiza cortes de peças de metal dentro das medidas solicitadas.

Usado também para confeccionar as peças, o torno pode dar acabamentos perfeitos. Para a manipulação desta máquina é importante bastante prática e profissionalismo.

Já a usinagem de eixo é um procedimento utilizado para efetivar a produção e definir a restauração das peças que compõem uma máquina.

Esse procedimento finaliza de maneira minuciosa o componente que está sendo confeccionado, além disso, é possível selar rachaduras, o que acaba por gerar uma etapa fundamental nos processos de fabricação, manutenção e reparo.

Esse procedimento é o único que permite uma forma exata para a peça.

A ferramentaria de precisão é um procedimento também conhecido como usinagem de precisão. Se o objetivo é dar forma a uma matéria-prima por meio de ferramentas e máquinas, de forma cuidadosa e específica é a melhor opção.

A fabricação de peças pode ir desde peças automobilísticas até a simples fabricação de uma chave.

Além disso, esse procedimento permite a fabricação de peças em série e por um baixo custo, além da possibilidade de criação de qualquer tipo de peça, por meio de um bloco sólido como matéria-prima.

Por fim, as ferramentas gerais utilizadas no processos de usinagem possuem as mais variadas funções e suprem as mais diversas necessidades de trabalho no dia a dia.

No entanto, todas elas possuem algo em comum, sendo isso o objetivo de oferecer qualidade na fabricação de cada peça dentro da usinagem.

Todas as ferramentas e máquinas desenvolvidas oferecem o melhor corte e acabamento de peças brutas em peças com medidas e cortes especificados.

Assim, nas mãos de profissionais capacitados, essas máquinas e ferramentas tornam os procedimentos ainda mais práticos.

A usinagem está aí para facilitar o dia a dia de outras fabricantes, oferecendo produtos de qualidade, feitos sob medida.