Existem ramos de negócios inteiramente baseados em vendas de commodities a granel.
E este é o caso de combustíveis líquidos e outros, como produtos químicos, bebidas, leite, os exemplos preencheram este artigo; e de gases, como Nitrogênio e o metano (gás de cozinha).
Quando se trata de transferir combustíveis para, por exemplo, um caminhão tanque de empresa distribuidora, entram em cena o totalizador e o Medidor de vazão mássico.
Medição de vazão
A medição de vazão apenas se assemelha para líquidos e gases. Diversos métodos que funcionam para uns, funcionam também para os outros.
Seguem algumas alternativas de medição de vazão:
- Rotâmetro
- Placa de orifício
- Ultrassom
- Eletromagnetismo
- Vórtex
- Venturi
entre os muitos modos de captura de vazão.
A vazão mais comumente mensurável é a volumétrica, mas geralmente a que interessa é a mássica.
Torna-se importante, no momento da escolha do processo, avaliar qual processo é o adequado.
Quando a conversão de volume ocorrerá, e a precisão dos resultados, que representará valores pecuniários a ser despendidos ou recebidos.
Diferenças entre líquidos e gases
A vazão volumétrica tem impactos diferentes nos dois tipos de fluidos.
Os líquidos são ditos incompressíveis: de fato, o óleo Diesel, para se tornar explosivo numa câmara cilíndrica de um motor, deve ser antes pulverizado no ar.
No entanto, líquidos se expandem sob efeito de aquecimento: até recentemente,termômetros se baseavam em expansão de colunas de líquidos (álcool ou Mercúrio) para indicar aumento térmico.
Com isso, uma medição de vazão líquida volumétrica necessariamente não reflete a real quantidade de líquido transferido.
É preciso corrigir a variação térmica, a cada instante, em relação a uma temperatura referencial.
Com os gases é ainda mais complicado, pois estes são compressíveis. Assim, para transformar uma vazão volumétrica em mássica.
É essencial saber, a cada instante, a pressão a que o gás está submetido e a temperatura absoluta (em °K) a cada instante.
Para os gases, a conversão de volume em massa baseia-se na Equação de Clapeyron: P*V=n*R*T.
Integração da massa
Ok, de que adianta dispor da vazão corrigida a cada instante? Para transformar a vazão em massa, é essencial “integrar” a vazão com o decorrer do tempo.
Processo magnético
O medidor de fluxo magnetico se baseia na lei de indução de Faraday: o instrumento aplica um campo magnético em uma direção perpendicular à da vazão.
Caso o fluido apresente alguma condutividade, há de se formar uma tensão elétrica sobre dois eletrodos montados ortogonalmente (perpendicular tanto em relação à vazão quanto ao campo induzido).
E essa tensão será proporcional à vazão.
Medidor de vazão eletromagnético funcionamento: A tensão resultante pode então ser amplificada, para gerar uma indicação ou transmitir um sinal para uso no processo em que está integrado.
Uma vantagem primordial neste processo é o total isolamento entre o medidor e os fluidos monitorados.
Medição mássica
Alguns medidores de vazão chegam a entregar uma leitura isenta das influências térmicas (ou da pressão) do ambiente a que o fluido está submetido. Um instrumento desses é denominado medidor massico.
Medição baseada em forças de Coriolis
O sistema consiste de desviar a vazão para um tubo flexível. Isto feito, suspende se duas catenárias dessa mangueira, tão parecidas quanto possível mas com sentidos de vazão invertidos.
Na cota mínima das catenárias instala-se dois eletroímãs, nos quais se aplica campos senoidais, ora de atração, ora de repulsão, e se deixa as catenárias ressonar na frequência imposta.
Com a vazão em zero, a oscilação das catenárias entra em fase com a senóide injetada mas, ocorrendo a vazão, asenóide das catenárias entram em defasagem com a senóide de entrada.
Quanto maior a vazão, maior a defasagem, e essa diferença possibilita medir a vazão, com precisão a priori de 0,25%, refinável até 0,1%. Está descrito o medidor de vazão mássico coriolis.
Hidrometria
Justamente numa época de escassez de água que se torna importante dar atenção ao hidrômetro doméstico.
A conta de água começa a pesar no orçamento doméstico: inicialmente se faz uma análise e correção de práticas usuais, e escolher as que podem ser abandonadas, e as que podem se tornar mais “enxutas”.
Ainda com ajuda do hidrômetro (que é um medidor do tipo rotamétrico) servindo como medidor de vazão de água, é possível, suspendendo momentaneamente todas as atividades da casa que envolvam consumo de água.
Observar se ocorre algum aumento no indicador digital: caso positivo, não aparecendo nenhum ponto visível de vazamento, convém consultar uma empresa especializada em vazamentos. Água jorrando raramente é inofensiva