industrial

Manutenção industrial e sua importância

As indústrias são compostas por inúmeros tipos de procedimentos e equipamentos como máquinas, esteiras e outros, para que tudo isso funcione de forma adequada e correta a indústria precisa fazer investimento em manutenção industrial.

A manutenção industrial é composta por diversas ações, aferição de instrumentos de medição, e outros processos que visam garantir o pleno funcionamento das máquinas para que a produção seja garantida.

Por muito tempo a manutenção era vista como um gasto dentro do orçamento da empresa, mas com o passar do tempo a importância da manutenção foi crescendo, de modo que não investir em manutenção acaba sendo um prejuízo para a empresa.

Desse modo, podemos concluir que o empresário que opte pela manutenção está fazendo um investimento em sua produção.

Assim, o empresário que opte pela manutenção faz um investimento para que a produção seja assegurada e que a vida útil dos equipamentos aumentem.

No decorrer desse artigo iremos falar de diversos elementos da manutenção como medição calibração de instrumentos, ensaios usados entre outros.

Classificação de prioridades de manutenções

Antes de entendermos os tipos de manutenção presentes dentro da fábrica e da indústria é de grande importância a identificação da classificação de prioridades na manutenção.

Isso ocorre porque dependendo da classificação a manutenção se altera. As prioridades do tipo de manutenção ocorrem em três tipos principais.

A primeira é a de emergência: a classificação de emergência são de manutenção que precisam de reparos imediatos mediante um defeito ou uma falha grave. É de grande importância que para essa manutenção a calibração de instrumentos de medição esteja feita, assegurando que o reparo seja eficiente.

A segunda é crítica: são manutenção não emergenciais e que podem ser programadas e executadas dentro de um prazo de uma semana.

A terceira é a normal: são modelos de manutenção que são previstas anteriormente, e são feitos em até sete dias.

Abaixo falaremos sobre as manutenções existentes dentro da indústria e que se encaixam nas prioridades de manutenção industrial.

Tipos de manutenção industrial

Existem alguns tipos de manutenções industriais utilizadas dentro da fábrica para análise de máquinas, caldeiras e outros procedimentos.

São manutenções industriais:

  • Manutenção corretiva;
  • Manutenção corretiva programada;
  • Manutenção preventiva;
  • Manutenção preditiva.

A manutenção corretiva é uma das mais usadas. Essa manutenção tem a classificação de emergência e ocorre de forma imediata.

No entanto, tem um subtipo de manutenção chamada de corretiva programada que tem como objetivo o conserto da máquina em uma data prevista, assim, a máquina quebra mas o conserto não é realizado, porém, programado.

A manutenção corretiva pode ser feita com diversos tipos de procedimento como ensaio de ultrassom, ensaios térmicos entre outros.

A manutenção preventiva por sua vez é feita de forma planejada e em períodos específicos. O planejamento ocorre levando-se em conta diversas informações como o uso da máquina e o desgaste que ela oferece.

A manutenção preventiva ocorre quando existe um desgaste contínuo da máquina e para garantir seu funcionamento é preciso a visita periódica da manutenção.

Já a manutenção preditiva é um tipo de manutenção na indústria que utiliza o monitoramento contínuo dos equipamentos.

Esse monitoramento contínuo permite a identificação de qualquer problema, mínimo que seja, para que então a manutenção ocorra e os equipamentos funcionem por mais tempo.

Serviços de manutenção

Dentre os serviços de manutenção existentes temos sempre que levar em consideração os procedimentos de aferição dos equipamentos. Um desses procedimentos é a inspeção por ultrassom.

Essa inspeção é um tipo de análise que permite que sejam detectadas descontinuidades nas peças de grande espessura. Essas verificações permitem a criação e execução de soluções.

Como é um serviço bastante sofisticado é exigido a procura de profissionais capacitados e de empresas que ofereçam os serviços de forma certificada.

A inspeção por ultrassom gera um registro, esse registro possui os dados coletados da inspeção e são interpretados de forma mais segura. Importante que durante a coleta a calibracao de instrumentos para a inspeção estejam em dia para que os dados sejam seguros.

Assim, entendemos que dentro de uma indústria é importante a atenção com diversos elementos específicos, principalmente, com a manutenção.

A manutenção é um investimento que deve ser levado como prioridade nos orçamentos das indústrias, pois estes procedimentos permitem que a produção seja garantido e que as máquinas consigam trabalham com um bom desempenho, fazendo com que os lucros aumentem com o tempo.