A última revolução industrial formou as indústrias 4.0, caracterizadas pela automação dos processos e equipamentos. Ou seja, os processos passaram a ser feitos de forma automática, por meio de uma programação de softwares e sistemas. Dessa forma, a indústria passou a ser composta por muitas máquinas e tecnologias que se tornaram essenciais ao projetos produtivos.
As indústrias modernas possuem alta produtividade, atendendo todas as demandas do mercado e da sociedade com praticidade e eficiência.
Além disso, elas também otimizam processos e recursos por meio de suas produções, adotando ações mais sustentáveis e econômicas.
Para que as indústrias mantenham o ritmo de produção, oferecendo soluções práticas e rápidas ao mercado, de modo a torná-lo competitivo e operante, as manutenções são indispensáveis e primordiais.
Por atuar em múltiplas áreas, há muitas máquinas, ferramentas e equipamentos que são utilizados e precisam ser monitorados e arrumados para que danos e problemas sejam evitados.
O que é manutenção industrial?
A manutenção industrial é responsável por realizar todos os processos de consertos e reparos na máquinas, garantindo que os processos ocorram de forma ininterrupta e de acordo com as metas e programações diárias.
Assim, as empresas de manutenção industrial operam de forma organizada e funcional.
Os trabalhadores que integram as equipes de manutenção são profissionais especializados em conserto e operação de máquinas diversas.
Formando uma equipe com diferentes especialistas, elas conseguem desenvolver um bom planejamento e controle de manutenção. Assim, todos os reparos e processos necessários para potencializar e otimizar o prolongamento da vida útil das máquinas e equipamentos são contemplados e executados.
Tipos de manutenção
As manutenções são segmentadas e classificadas de acordo com a criticidade, ou seja, quais são as máquinas mais utilizadas e essenciais para a produção e quais são os tipos de reparos e monitoramento que elas demandam. Com isso, a manutenção de equipamentos industriais podem ocorrer de forma preditiva, preventiva e corretiva.
A manutenção preditiva é baseada no monitoramento e análise das máquinas e suas peças. Responsável por detectar quaisquer sinais de desgastes e futuras falhas, elas antecipam os erros e os previne antes mesmo que aconteçam.
Devido ao tempo, recursos e instrumentos necessários para sua execução, elas são mais aplicadas em máquinas essenciais na produção.
Verificando a dissipação de calor, analisando os fluidos, lubrificantes hidráulicos e checando os ruídos e vibrações, essa manutenção precisa ser realizada periodicamente.
Já a manutenção preventiva tem como objetivo evitar que as paradas nas linhas produtivas ocorram, evitando acidentes e danos aos trabalhadores e as máquinas.
Ocorrendo de forma periódica, os critérios para definir a sua realização são:
- Produtividade;
- Utilização;
- Tempo;
- Grau de criticidade.
A como seu nome sugere, ela previne paralisações e perdas. Assim, é uma manutenção roteirizada com todos os itens e peças que precisam ser verificados em cada equipamento, servindo como a manutenção de redutores, que são equipamentos muitos importantes nas indústrias, pois são responsáveis por minimizar a velocidade e aumentar o torque.
Por fim, a manutenção corretiva é a mais comum às pessoas, sendo aquelas que acontecem quando as falhas não são identificadas com antecedência e ocorrem, causando paradas inesperadas.
Elas podem ser urgentes, quando são peças essenciais; ou programadas, quando acontecem em utensílios que podem ser substituídos ou inutilizados por um tempo determinado.
Áreas da manutenção industrial
Quanto às especialidades técnicas, as empresas de montagem e manutenção industrial podem realizar ações na área mecânica, elétrica, automação e instrumentação.
Assim, ao construir as equipes, as empresas contemplam todas essas áreas para que as empresas contratadas sejam assistidas por completo.
Os técnicos de mecânica atuam nos momentos de reparo, manutenção e troca de peças e equipamentos. Conhecendo processos de lubrificação, usinagem, montagem e processos de soldagem, eles atuam em diferentes momentos da mecanica de manutenção de maquinas industriais.
Os técnicos de elétrica verificam e atuam em todos os processos elétricos, sejam eles as máquinas ou nas estruturas das fábricas.
Esses profissionais precisam entender e compreender todas as normas e obrigações legais de processos e operações para que eles sejam conduzidos com segurança e qualidade.
A manutenção de automação e instrumentação é responsável pelos ajustes e calibrações em todos os sistemas de controle e monitoramento, além de verificar os sistemas de programação que automatizam as máquinas.
Assim, ao contratar uma empresa de montagem industrial e manutenção, é preciso se certificar que todas as áreas técnicas são contempladas para que as manutenções ocorram em todos os âmbitos e aspectos. Assegurando assim, um processo de manutenção eficiente e preciso na identificação e solução dos problemas.