A manutenção industrial pode ser definida como um conjunto de ações para restaurar e/ou manter uma peça, equipamento, máquina ou sistema. Ela deve ser feita a fim de estabelecer uma condição estável e operável, prolongando ainda mais a vida útil das ferramentas utilizadas.
Em uma realidade cada vez mais competitiva e acirrada, a busca pela excelência produtiva faz com que a manutenção nesse setor assuma uma função essencial, sendo estratégica para as organizações.
Sendo a responsável direta pelo funcionamento e disponibilidade dos meios de produção, a manutenção tem uma função não apenas de capital, mas também humana – tornado os processos e ambientes mais seguros.
Isso se reflete nos resultados quantitativos e qualitativos das empresas, uma vez que melhora o desempenho dos maquinários, quanto mais eficaz for essa gestão.
Tipos de manutenção
Por ser tão importante e tática às industrias, esse tipo de manutenção foi se desenvolvendo e segmentando a sua atuação e aplicabilidade. Desse modo, ela pode ser divida e categorizada em quatro áreas:
- Corretiva;
- Preventiva;
- Preditiva;
- Detectiva.
Sendo que cada uma apresenta um objetivo e desempenha uma função.
Para se ter uma ideia, enquanto a corretiva é utilizada para corrigir falhas e baixo desempenho que, por algum motivo, não foram identificados. A preventiva ocorre para verificação das peças e equipamentos a fim de evitar danos, sendo realizada periodicamente.
A terceira é utilizada para verificar o desempenho dos parâmetros dentro de um sistema e a última serve para captar falhas ocultas ou quase imperceptíveis.
Dentro dessa gestão e cronograma de manutenção; na maioria das industrias, principalmente a hidráulica, a manutenção de válvulas é essencial, visto que este equipamento é responsável por evitar o vazamentos de gases, líquidos e demais substancias.
Tipos de válvulas
Para que a manutenção ocorra de forma correta, é preciso conhecer bem o seu funcionamento e as peças que compõem esse equipamento.
Por isso, a contratação de uma empresa ou desenvolver tecnicamente uma boa equipe de manutenção é essencial ao desempenho geral das fábricas e industrias.
Globo Angular
A válvula globo angular é utilizada na aplicação do bloqueio e controle de fluidos como água, óleos gás e demais substancias liquidas ou gasosas.
Devido suas especificações, ela atende com qualidade e eficiência altas temperaturas e suas variações, além de alta pressão.
O seu processo de vedação ocorre por meio de um processo de pressão que confere ao equipamento baixa perda de carga por meio das três funções desenvolvidas pela válvula: bloqueio, controle e retenção.
Na industria hidráulica, a globo angular é comumente encontrada em hidrantes que trabalham com alta pressão e, por isso, é necessário ter o controle, bloqueio e retenção.
Assim, a sua manutenção reflete em um bom desempenho em casos de acidentes, como incêndios, mas também evita acidentes no transito, bloquei de vias e o desperdício de água.
Válvula de retenção
A valvula de retenção tem como principal objetivo fazer com que o liquido ou gás corra em apenas um sentido.
Sendo aplicada em encanamento e sistemas de esgotos, essas válvulas são essências para evitar que águas sujas voltem ao interior das residências e estabelecimentos, bem como a presença de roedores e demais animais que se proliferam nesse cenário.
Assim, o seu funcionamento é essencial para assegurar a saúde e segurança pública e ambiental.
Valvula hydra
Seguindo uma linha semelhante a de retenção o reparo valvula hydra, ou válvula de descarga serve para dejetos e demais substancias voltem ou permaneçam nos vasos sanitários.
A instalação e devidas aplicações dessa válvula libera mais água e evita o acumulo e o refluxo de resíduos.
Dessa forma, ela contribui para conservação e limpeza desses locais. Em estabelecimentos comerciais, essa manutenção precisa ocorrer com uma periodicidade maior, pois seu uso é mais constante.
Reforço dos itens e da manutenção
Além das válvulas há o termo retratil, ou tubo termo retrátil, que serve para isolar e reforçar o funcionamento correto das válvulas, principalmente em sistemas hidráulicos como os citados acima.
De modo geral, essa peça é uma ótima alternativa para proteção de fios e cabos de elemento nocivo como ácidos, óleos e água e demais riscos ambientais.
Tendo uma instalação simples e prática, o tubo termo retrátil onde comprar pode apresentar uma variedade de diâmetros, cores, tamanhos e aplicações.
Assim, para saber qual o mais indicado é necessário pesquisar e solicitar ajuda de vendedores e especialistas para conseguir o reparo ou potencialização necessárias para as válvulas hidráulicas que são essenciais em diversos processos industriais e cotidianos.