tubulação e sistema hidráulico

Instalação e capacidade de sistema hidráulico

A movimentação de máquinas industriais podem ser realizadas por diferentes processos. O funcionamento de motores de acordo com a passagem líquidos, através de um sistema hidráulico, é o mais utilizado desde o princípio das máquinas a vapor.

Atualmente, com a evolução tecnológica, as máquinas continuam utilizam sistemas hidráulicos em sua estrutura, mas para a passagem de outros líquidos, como combustíveis fósseis e gás.

A água também está presente nos processos industriais, mas como uma forma de resfriamento dos motores, assim como tem funcionado em veículos automotivos.

Movimentação para distribuição de máquinas

Muitos setores são beneficiados com o uso de bombas centrífugas, entre eles a construção civil, o agronegócio e todos os campos da indústria.

Por meio de um mecanismo baseado na rotação motora, é possível usar a energia criada para o impulsionamento de um líquido e transformar em força, que é aproveitado de diferentes formas.

O funcionamento mecânico passa por três etapas, sendo eles a elevação do líquido, a pressurização proporcionada pela movimentação da carga, como água ou óleo para lubrificação, e a transferência para a criação da força centrífuga, movimentando as engrenagens em que o líquido está estabelecido.

As bombas hidráulicas centrífugas podem rotacionar pás ou paletas, dentro de um motor, e proporcionar a criação de energia, que é distribuída para o sistema em que está inserido.

A transferência de energia realiza a movimentação de equipamentos presentes em estruturas hidráulicas da indústria, no setor de maquinários e equipamentos.

No caso de turbinas geradoras de energia elétrica, como as hidrelétricas, em um tamanho ampliado. Já os sistemas de captação de distribuição de bombeamento são muito utilizados em empresas petroquímicas.

Direcionamento requer instalação apropriada

O sistema hidráulico deve servir para diferentes ambientes, no setor industrial e na construção civil. Por isso, o direcionamento deve ser realizado por meio da válvula direcional hidráulica, distribuindo de forma regular todo o líquido, água ou óleo, que faz parte do sistema instalado na planta fabril.

A transposição deve atender às necessidades de abastecimento, conforme o projeto desenvolvido. A alimentação de sistemas rotativos, que precisam da movimentação de engrenagem lubrificada, deve contar com um encaminhamento de graxa específica para os modelos de máquinas instaladas na indústria.

As válvulas direcionais devem apresentar características apropriadas para a realização das tarefas, como poder ligar e desligar a qualquer momento e garantir a reversão de fluxo em casos de engraxe excessivo.

Para cada modelo de válvula será adequado o equipamento ideal, pois há diferenças nos materiais utilizados para a passagem de água e para a passagem de óleo.

Em alguns casos, é possível instalar adaptadores hidráulicos mais adequados ao diâmetro do encanamento do sistema hidráulico, de maior ou menor passagem.

Em mangueiras de passagem de água, presentes em sistemas hidráulicos externos, os adaptadores possuem funções diferenciadas que podem atender à demanda de distribuição de água.

Entre a entrada, passagem e saída, o sistema hidráulico responsável pelo abastecimento de água de uma estrutura imobiliária pode se adequar conforme a instalação de equipamentos corretos, rendendo eficiência e funcionalidade melhorada.

Tratamento de água para despejo regular

A bomba submersa agua suja tem diversas funções dentro de um sistema de captação de distribuição de limpeza, que pode ser aplicado no setor da construção civil e nas estações de tratamento presentes em diferentes setores industriais.

As funções podem ser definidas como:

  • Bombear águas já servidas;
  • Aplicação em esgoto gradeado;
  • Sistema pré-tratado para reuso da água;
  • Tratamento definitivo para distribuição em rede.

Esse tipo de equipamento deve ser monitorado durante todo o período de funcionamento, pois a ausência de passagem de água pode prejudicar as estruturas do equipamento.

A manutenção preventiva deve ser realizada regularmente, verificando o bombeamento de líquidos que possam conter produtos químicos, como abrasivos industriais, e partículas em suspensão que podem prejudicar as peças que formam o equipamento.

Caso seja detectada a presença de elementos prejudiciais, a manutenção deve ser realizada de maneira preventiva, com a substituição de peças, incluindo as mangueiras de pressão presentes em todo o sistema hidráulico.

Todo o trabalho, desde a instalação, passando pelo acompanhamento de funcionamento e a manutenção regular, deve ser realizada por uma equipe técnica especializada.

Isso deve ser feito de modo a garantir o funcionamento de todo o sistema das bombas aplicadas no sistema hidráulico industrial, atendendo a capacidade total de distribuição de água.