calibração

Inspeções industriais e a importância da calibração

A indústria precisa unir o funcionamento dos seus equipamentos com procedimentos de inspeção para garantir a qualidade dos processos.

Nesse aspecto, é fundamental que ocorra a calibração dos instrumentos, com o objetivo de garantir a funcionalidade correta das máquinas e uma apresentação correta dos dados.

Além disso, é necessário submeter diversos processos industriais a inspeções com o objetivo de trazer qualidade nas ações, reduzir os riscos de erros e acidentes no local de trabalho, trazer segurança aos processos e aos funcionários, dentre outros.

Por conta da importância dessa temática, esse artigo vai trazer alguns detalhes sobre esses procedimentos. Não deixe de conferir!

A importância da calibração dos instrumentos

Um dos procedimentos realizados dentro da indústria tanto nas máquinas como em outras ferramentas é a calibracao de instrumentos. Essa calibração é realizada para identificar o funcionamento dos equipamentos de medição.

Dentro da indústria existem vários equipamentos de medição que são utilizados para apontar a temperatura, peso, pressão, vazão, volume, se existe risco de emissão radioativa, vazamento, dentre outras.

No entanto, é importante que essas máquinas estejam calibradas para conseguir mostrar o número correto, não afetando o padrão de qualidade.

Dentro da indústria, vários elementos são pesados, por isso, um serviço bastante comum é realizado por uma empresa de calibração de balanças.

As balanças são importantes elementos que ajudam na medição de peso e volume de vários setores industriais, principalmente no ramo alimentício.

Além das balanças existem outras peças como é o caso dos termômetros e manômetros. Na calibração, verifica-se se os resultados obtidos estão de acordo com os números de referência, já estabelecidos pelas normas técnicas de segurança.

Esses resultados mostram que o processo de calibração foi realizado e portanto, que a indústria está seguindo os padrões e normas técnicas de segurança.

Após a calibração e avaliação dos resultados, a indústria consegue verificar o que está funcionamento corretamente e quais são as peças que precisam se reparos técnicos, para não comprometer o andamento e funcionamento industrial.

É nesse processo que se verifica a necessidade de realização de reparos ou até mesmo do equipamento ser substituído caso seja necessário.

Já que estamos falando sobre instrumentos de calibração, vale a pena citar sobre o medidor de umidade de grãos. Esse tipo de medidor está disponível em diversos modelos, podendo ser desde a balança até um equipamento portátil.

Esse tipo de equipamento é utilizado, principalmente, no setor dos alimentos, com a produção de grãos, que é muito forte no Brasil, principalmente da soja e milho.

No modelo portátil ou na balança, eles são muito práticos e fácil de usar. Além disso, em boa parte deles, existe um sistema que regulação e reajuste, que se auto-calibra.

Além disso, esse tipo de máquina:

  • Verifica quais são os grãos que estão com impurezas;
  • Verifica quais são os grãos com defeitos;
  • Realiza a transferência de dados para o computador;
  • Vem com outros elementos acoplados.

Além disso, existe também o determinador de umidade de grãos, que ajuda a garantir a qualidade dos grãos, evitando que o alimento estrague e seja corrompido.

Outra vantagem é o uso dessa peça no campo, além de poder atuar em várias culturas que hoje são conhecidas no Brasil e referência em produção quando se trata de uma escala mundial.

Essas medições tanto no campo como na indústria de alimentos é fundamental. Mas, além desses processos, existem algumas inspeções que a indústria precisa se submeter. Confira!

Conhecendo mais sobre a Inspeção por ultrassom

Dentro da indústria, existem vários tipos de inspeção que são necessárias e vão ajudar a garantir a qualidade dos processos realizados. Uma dessas inspeções é a inspeção por ultrassom, que é de extrema importância para a indústria.

Esse tipo de ensaio tem como objetivo detectar se existem variações nas máquinas ou peças, principalmente, em elementos metálicos.

Esse processo é feito por meio de uso de ondas mecânicas ou até mesmo acústicas. Por isso, esse método é considerado como não destrutivo, avaliando também questões internas.

Ainda, o ensaio de ultrassom ajuda a garantir a qualidade na fabricação das peças, inclusive, as que possuem espessuras variadas e geometrias complexas.

Além de ser amplamente aplicado e utilizado na indústria, esse tipo de ação também ocorre na caldeiraria, por meio da utilização de peças em aço carbono e até mesmo de aço inox.