A agricultura é responsável por movimentar a economia brasileira, nela são produzidos diariamente toneladas de produtos que estão presentes nas residências e também em indústrias e empresas em geral.
Com o passar dos anos o setor agrícola ganhou cada vez mais força e cresceu consideravelmente, com isso começou a surgir novas tecnologias para serem empregadas no campo e assim otimizar e facilitar os processos.
Anteriormente, todo o trabalho feito nas lavouras era braçal, ou seja, demandava muita mão de obra bruta o que exigia muito dos trabalhadores e consequentemente tornava os processos mais lentos.
Contudo, hoje em dia é possível diminuir o tempo gasto e aumentar a eficiência com o uso de tratores e máquinas agrícolas.
Existe uma infinidade de ferramentas que podem ser empregadas nesse setor, dentre elas está a colheitadeira que funciona para colher, como o nome já sugere, os alimentos e outros produtos que são produzidos.
Sua vantagem é a rapidez em que o trabalho é feito, e o objetivo é reduzir ao máximo os danos aos itens. Nesse sentido, há colheitadeiras específicas para cada produto, de modo que alguns exemplos são:
- Milho;
- Soja;
- Algodão;
- Arroz.
Ademais, além das colheitadeiras há também uma máquina chamada de varredeira de café que faz justamente a varrição da lavoura após a colheitadeira, ela serve para pegar todos os grãos que ficam pelo chão e assim diminuir o desperdício de alimentos.
Contudo, assim como o equipamento citado anteriormente, este também pode ser encontrado em modelos diversos e por isso pesquisar a respeito e conhecer os tipos disponíveis é fundamental para comparar a máquina certa que suprirá toda a demanda.
Explicando a funcionalidade dos tratores agrícolas
No mercado existem modelos diversos de tratores agrícolas a venda e cada um possui uma potência diferente que pode ser aplicada a certos tipos de trabalho.
De modo que saber exatamente qual a finalidade dessa máquina na lavoura auxiliará na compra do modelo correto e evitar gastos desnecessários e prejuízos com a produção, já que o escolhido deve ter o desempenho ideal para as ações em que for empregado.
Ademais, o trator agrícola, assim como as colheitadeiras são muito importantes para as fazendas e áreas agrícolas, ele consiste em uma máquina pesada capaz de produzir grande força usada na terraplanagem, nivelamento de solo e até mesmo para servir de guincho para algumas ferramentas que podem ser acopladas em sua traseira para realizar ações diversas.
Falando nisso, essas ferramentas são chamadas de implementos agrícolas, ou seja, ajudam a complementar o trabalho no campo, alguns exemplos são:
- Enxadas rotativas;
- Planador;
- Arado;
- Pulverizador.
E muitas outras que apresentam grande destreza e facilitam a execução das tarefas, sendo que podem ser acoplada não só nos tratores, mas também em todas as máquinas agrícolas.
Cuidados com a plantação por meio da irrigação
Quando se fala em plantação não se pode esquecer de um dos trabalhos mais importantes, a irrigação.
A irrigação garantirá que os produtos cresçam com qualidade, para isso são instaladas ferramentas como tubos, mangueiras e outros por baixo da terra, ou seja, conseguirão molhar as plantas começando por sua raiz, ou até mesmo nas superfícies para molhar a parte superior dos cultivos, e assim ter um melhor resultado.
Contudo, vale lembrar que as lavouras geralmente são extensas com uma metragem muito alta e uma quantidade diversa de itens que demandam uma irrigação constante.
Para tanto é preciso que o sistema de irrigação seja eficiente, pois no caso de falhas podem acontecer desperdício de água o que não é bom para o planeta, muito menos para o bolso dos agricultores já que a conta pode vir bem alta no final do mês.
De modo que existem atualmente alguns sistemas avançados que lidam com esse procedimento de forma econômica, um exemplo é a irrigação por gotejamento que disparará gotículas de água controladas para que mantenha uma irrigação contínua, mas sem um gasto excessivo, pois as pequenas gotas serão o suficiente para a plantação se manter viva.
No mais, vale dizer que uma manutenção dos itens que compõem o sistema de irrigação é importante para evitar problemas que causem vazamentos, até porque há uma quantidade correta de líquido que as plantas precisam e se for despejado mais pode prejudicar sua qualidade, o mesmo acontece se houver a falta da água.