As estruturas metálicas são muito utilizadas na construção civil, englobando diferentes modelos de projetos imobiliários, atendendo áreas residenciais, comerciais e industriais. Até mesmo galpões presentes em áreas rurais utilizam ferro e aço para garantir a proteção dos insumos.
Entre os diversos benefícios nesse tipo de estrutura está a rapidez com a qual pode ser montada, levando em consideração que os perfis metálicos são disponibilizados em tamanhos prontos para o encaixe.
O acompanhamento do desenvolvimento do projeto por profissionais da área da construção civil é imprescindível. A execução pode ser rápida, mas os perfis metálicos precisam ser fixados desde a fundação de maneira adequada.
O canteiro de obras deve contar com a base de sustentação preparada, com vigas, colunas e estacas. As peças da estrutura metálicas devem ser checadas, para que o cronograma seja respeitado, dentro do planejamento da construção imobiliária.
A velocidade de içamento está relacionada com a disposição de equipamentos apropriados e mão de obra capacitada, o que justifica os benefícios no investimento nesse tipo de obra. Além disso, vale destacar outras vantagens, entre elas:
- Resistência estrutural;
- Projetos versáteis e adaptáveis;
- Peças padronizadas;
- Sustentabilidade na construção civil.
A sustentabilidade é uma pauta que está em constante debate nos mais diferentes cenários junto à sociedade civil, organizações não governamentais e órgãos públicos. A eficiência dos metais, com a possibilidade de reciclagem sem perder as características originais, influenciam na preferência desses materiais, como ferro, aço, cobre e alumínio.
Projetos contam com materiais personalizados
A necessidade de um espaço coberto para uso poliesportivo tem nas estruturas metálicas a possibilidade de disponibilizar uma área eficiente, com todo o conforto e segurança necessários para esse tipo de imóvel.
Para isso, são estabelecidos a área de construção e toda a base, com serviços próprios para aterramento e aplicação de piso ajustado às finalidades da obra. O corte e dobra de chapas ocorre no momento adequado, para que possam ser aplicados em pontos planejados do projeto.
As peças são entregues sob medida, com cortes muito específicos para um encaixe ou adaptação necessária no momento da colocação.
Essa vantagem ajuda em um melhor aproveitamento de tempo, na otimização dos trabalhadores e, aumenta a lucratividade, reduz o desperdício de sobras, e ainda podem ser encaminhadas para centros de reciclagem.
Além do corte de chapa para a implementação de telhas galvanizadas, cantoneiras, calhas e rufos, o mercado disponibiliza perfis da dobra em L, U ou Z, para que as peças possam ser encaixadas de maneira adequada dentro do projeto proposto.
Técnica moderna é aplicada na construção civil
As técnicas de soldagem entre os perfis e peças metálicas devem ser precisas e manter a união permanente, para garantir a resistência e firmeza das obras.
O uso de solda exotérmica utiliza a reação química como o processo de geração de calor, empregando durabilidade entre as ligas metálicas. Os projetos que utilizam essa técnica são formados a partir de moldes distintos, produzidos a partir da cerâmica ou do grafite.
As peças unidas são empregadas em um mesmo local, introduzindo o metal em forma líquida. A reação das soldas exotérmicas se fundem de acordo com a necessidade do projeto, tornando-se um elo de ligação fundido de acordo com o molde.
Registro garante originalidade de peças
Muitas empresas deixam suas marcas de maneira permanente, utilizando técnicas próprias para garantir a presença, sejam bens de consumo intermediários, sejam direcionados para o cliente final.
O trabalho com metais pode ser aplicado em fachadas prediais, com o acabamento sendo implementado a partir da presença do ACM (do inglês Aluminum Composite Material).
As parcerias comerciais podem ser necessárias, levando em consideração que muitas empresas que desenvolvem projetos imobiliários não trabalham com comunicação visual.
Por isso a gravação a laser em metal pode ficar sob a responsabilidade de uma empresa que trabalha com esse tipo de material, utilizando técnicas e ferramentas apropriadas para o serviço com acabamento fino.
Os projetos podem ser empregados em diferentes empreendimentos imobiliários, como escolas, hospitais, centros culturais e esportivos, entre outros imóveis que precisam de praticidade e eficiência em toda a construção.
As fachadas prediais podem contar com totens ou placas com gravação em metais desenvolvido para atender as normas que combatem a poluição visual.
As técnicas utilizadas e as ferramentas próprias para a execução dos serviços também incentivam o uso constante em projetos modernos da arquitetura urbana, mas também em áreas rurais e zonas industriais.