Equipamentos utilizados em indústria para ensaios

O setor industrial é muito amplo e uma das áreas exploradas é a que envolve processos de calibração e ensaios.

São métodos fundamentais para diferentes tipos de finalidades, por exemplo, os ensaios de solo alisados tente ficar aspectos dos grãos ou das camadas de solo em si.

Já a calibração, comumente é aplicada em prol de reparar possíveis disfunções nos equipamentos de medição.

O que é um ensaio metalográfico?

A principal definição do ensaio metalográfico no estudo das características estruturais na composição dos metais e suas ligas visando associá-los com suas propriedades físicas, mecânicas químicas.

Naturalmente, para um resultado preciso, é fundamental realizar etapas específicas de forma precisa para que os constituintes que compõem o metal sejam revelados e identificados.

O processo de preparação da amostra para análise envolve as seguintes etapas:

  • Corte: visa separar cautelosamente a porção que será analisada;
  • Embutimento: busca facilitar o manuseio da amostra, além de proteger dos materiais que são frágeis ou revestidos;
  • Lixamento: é um processo realizado sob refrigeração com água;
  • Polimento: de maneira geral, é uma etapa efetuada com panos especiais, onde estão pequenas quantidades de abrasivos;
  • Ataque químico: etapa final onde ocorre a inversão da amostra e a microestrutura é revelada.

Para o que serve o ensaio de granulometria?

Diferentemente do ensaio anteriormente apresentado, o ensaio de granulometria é um método usado para a definição da percentagem em peso de cada faixa específica do tamanho das partículas apresenta na massa total que está sendo analisada.

Sendo assim, é um processo comumente usado para identificar a distribuição granulométrica do solo e a partir deste ponto, é possível classificar o solo em fatores como parâmetros para filtros, permeabilidade desestabilizados, entre outros.

Para realizar esse ensaio, é possível efetuar dois tipos de análises: granulométrica por peneiramento ou por sedimentação.

Também existe possibilidade de combinar ambos os métodos. Enquanto a opção de peneiramento é mais usada em solos grossos como no caso de areias e pedregulhos.

A sedimentação comumente aplicada em solos que apresentam materiais finos, por exemplo, as argilas.

Já para o preparo da amostra, é preciso seguir alguns passos de acordo com a NBR 6457.

A princípio é preciso selecionar uma quantidade representativa do material seco ao ar, como 2,0 kg para material com pedregulho fino, 10,0 kg para pedregulho grosso e 1,0 kg para material arenoso.

Em seguida, é a etapa de realizar o desmanche dos torrões e deixar amostra homogênea.

A partir deste ponto, o ensaio pode ser realizado, passando a massa pela peneira e posteriormente separando. Para esses processos, diversos equipamentos são usados, tais como:

  • Cronômetro;
  • Dispersor elétrico;
  • Agitador de peneiras;
  • Almofariz e mão de grau;
  • Bisnaga;
  • Termômetro;
  • Cápsulas para determinação de umidade.

O que é sondagem?

Existem outros métodos que visam explorar e reconhecer o solo, é nesse cenário que a sondagem está inserida.

No entanto, neste caso, visa identificar informações como as diferentes camadas de solo que constituem o subsolo, os solos de cada camada.

A capacidade de carga que o solo apresenta em profundidades distintas e o nível do lençol freático.

Esse tipo de método comumente aplicado em solos coesivos, rochas brandas e solos granulares para finalidades envolvendo a engenharia civil, como para explorar os solos que estarão na base de uma edificação.

Para o ensaio realizado com precisão, é necessário que os profissionais utilizem alguns equipamentos, tais como conjunto de perfuração, martelo, amostrador, tripé de sondagem, entre outros.

Como funciona a calibração de instrumentos de medição?

A calibração de instrumentos de medição rj visa basicamente anular possíveis disfunções presentes dos instrumentos de medição, como sensores e termômetros.

É importante observar que independentemente do instrumento usado, é possível que ocorram variações que são denominadas como erros, seja pela qualidade dos materiais usados, desgaste dos componentes eletrônicos ou mecânicos, entre outras possibilidades.

Os dispositivos de medição comumente utilizados em diversos processos industriais, e é fundamental que sejam checados periodicamente com a finalidade de identificar se estão apresentando a exatidão exigida.

Para evitar danos à qualidade final do equipamento, é indispensável que estejam protegidos contra possíveis ajustes capazes de comprometer a calibração e também contra danos no momento de seu manuseio.

Por esse motivo, é fundamental recorrer a profissionais capacitados e laboratórios de confiança para efetuar este tipo de procedimento de forma adequada.