A indústria, em seus mais variados setores, faz uso de diversos equipamentos, sistemas e ferramentas para produzir os itens e objetos que disponibiliza no mercado. Os equipamentos garantem diversos benefícios para o setor industrial, além de baratear o custo do que consumimos.
Sem eles, haveria escassez na produção e o consumo como conhecemos hoje não seria possível. Com o aumento cada vez mais crescente de consumo, você consegue imaginar a indústria sem suas máquinas e ferramentas?
Para você saber um pouco mais sobre isso, este artigo traz algumas informações sobre alguns equipamentos utilizados e os benefícios da automação das indústrias.
Quais são os benefícios da automação das indústrias?
A automação das indústrias ou, como é mais conhecida, automação industrial, é a utilização de máquinas, softwares e diversos outros equipamentos com o intuito de automatizar os processos industriais.
Além disso, a automação também tem como objetivo:
- Melhorar a produtividade;
- Melhorar as condições de trabalho;
- Realizar operações complexas;
- Melhorar a disponibilidade de produtos.
Algumas atividade que são realizadas por operadores humanos são transferidas para os elementos tecnológicos que realizam essas atividades, com muita qualidade e segurança.
A automação é uma necessidade cada vez mais frequente por conta do aumento da produção, além disso, o custo com os componentes da automação são mais baixos, o que favorece o setor industrial.
Para que isso seja possível, há a necessidade de utilizar diversos equipamentos. Conheça alguns deles no tópico a seguir.
Alguns equipamentos utilizados no setor industrial
Para otimizar a produção, trazendo mais qualidade para os itens e oferecendo mais segurança para os envolvidos no processo, diversos equipamentos são utilizados pelas indústrias. Um deles é a esteira transportadora.
Na prática, a esteira tem o objetivo de transportar cargas pesadas, evitando que haja necessidade de esforço humano. Por serem muito utilizadas, as empresas sempre procuram por fabricante de esteira transportadora para ter acesso a este equipamento indispensável.
Pelo fato de a indústria fazer uso de muitas máquinas ao mesmo tempo, é necessário que haja uma distribuição de energia uniforme e segura.
Isso porque, sem uma distribuição de energia garantida, além do risco de paradas de máquinas, também existem riscos como queda de energia, danos a equipamentos, além de choques elétricos.
Para evitar esses problemas, as indústrias fazem uso de um quadro de distribuição.
Na prática, o item trata-se de um equipamento que recebe eletricidade de uma ou mais fontes e as distribuem para um ou mais circuitos.
Portanto, para ser possível garantir o pleno funcionamento de todas as máquinas e equipamentos presentes dentro de uma indústria, seja esta de qualquer segmento, a presença desse quadro é indispensável.
Para isso, é necessário contratar um empresa especializada em montagem de quadro de comando eletrico.
Essas empresas contam com profissionais eletricistas aptos e experientes, que garantem uma montagem correta desse equipamento.
Para que o quadro seja montado corretamente, são necessários itens como os disjuntores, que têm a função de trazer maior segurança para a rede elétrica. Esses itens impedem que erros ocorram, evitando falhas na transmissão de energia.
Outro equipamento bastante utilizado é o inversor de frequencia. Este equipamento tem a função de converter a rede alternada em tensão contínua em barramento CC, convertendo este barramento em uma tensão de amplitude. Essas variação de frequência e a tensão fornecida controlam a velocidade e a potência consumida.
Todos esses equipamentos, tanto os que distribuem a energia elétrica para as máquinas quanto as próprias máquinas precisam de montagem e manutenção corretas.
Por isso, o ideal é contratar uma empresa especializada em montagem e manutenção industrial. Essas empresas contam com profissionais especializados em diversos tipos de equipamentos, ou seja, trata-se de profissionais que sabem como esses equipamentos precisam ser montados, como devem funcionar e quais manutenções são necessárias.
Com relação à manutenção, o ideal é sempre realizar a manutenção preventiva, que tem o intuito de verificar o funcionamento dos equipamentos e garantir que o funcionamento esteja pleno.
Caso esteja ocorrendo alguma ameaça de problema, todas as precauções são tomadas para evitar a paralisação desse equipamento.
Os equipamentos citados neste artigo são apenas alguns dos utilizados pela indústria. Obviamente, existem diversos outros, mas todos, apesar de finalidades distintas, possuem o mesmo objetivo: melhorar as condições de produção.
Desta maneira, todos são beneficiados, desde indústrias até consumidores finais, bem como todos os envolvidos na produção.