cabos e equipamentos industriais

Equipamentos e processos comuns na indústria

A presença de vários equipamentos que dependem de energia elétrica, em uma casa, um escritório ou uma indústria, é bastante grande e variável.

A instalação de aparelhos de comunicação que precisam da presença de cabos de dados também é necessária, principalmente após o advento da internet e das empresas de televisão que precisam ser pagas.

Por isso, a contratação de uma empresa especializada para a realização de um projeto de instalação de fios elétricos e cabos que transmitem informação de dados, é essencial, em todos os setores da economia. No setor industrial, não é diferente.

Instalação elétrica, equipamentos e segurança

Antes de mais nada, é preciso entender que todos os equipamentos funcionam de forma plena quando os materiais eletricos utilizados na instalação possuem boa condutividade, atendendo às normas de engenharia elétrica com alteração de amperagem na corrente elétrica, conforme o aparelho que receberá o abastecimento de energia.

No setor industrial, a disponibilidade de um painel elétrico com a identificação de rede elétrica, fornecida por uma empresa concessionária, ou por equipamentos geradores de energia movidos a combustível fóssil, também garante o pleno funcionamento da linha de produção, assim como dos equipamentos voltados a serviços que não exigem tanta demanda, como computadores, periféricos e sistema de iluminação.

Dentro do projeto apresentado por uma empresa especializada, é possível utilizar um cabo de instrumentação para as instalações elétricas que tratam os equipamentos com baixa tensão.

Por ser produzido de acordo com as normas de segurança, esse modelo de cabo é bastante utilizado por indústrias da área petroquímica, de papel e celulose, e nas sinalizações industriais, de acordo com a necessidade de iluminação de cada local.

O mercado também oferece o cabo de instrumentação blindado, que permite uma transmissão clara de sinais, além de possuir baixa interferência de ruídos magnéticos.

Por possuir flexibilidade e resistência à umidade, produtos químicos e radiação ultravioleta, esse tipo de cabo é bastante eficiente quanto à instalação em ambientes com alta variação de temperatura, podendo compor até mesmo sistemas de alarme de incêndio.

Para a transmissão de dados, como sinais de tv a cabo, e internet, as empresas têm utilizado o cabo de rede com fibra óptica, convertendo os dados em luz, a partir de um fornecedor, e novamente a luz em dados, chegando às casas, estabelecimentos comerciais e no setor industrial.

Embalagens eficientes e protetivas

Muitos produtos são oferecidos ao mercado consumidor de qualquer forma, permitindo a possibilidade de contaminação, principalmente no setor de produtos alimentícios, em que empresas trabalham com o sistema de entrega a domicílio.

Muitas das embalagens disponíveis no mercado, ou são fabricadas com produtos nocivos ao meio ambiente, como o isopor, ou então não atendem de maneira satisfatória, nem os fornecedores, nem os clientes, criando um campo a ser explorado pelas empresas de embalagens.

É claro que a indústria alimentícia está preparada para atender os consumidores, com máquinas desenvolvidas para atender à grande demanda na fabricação de insumos.

Para as pequenas empresas, é preciso o investimento em uma empacotadora que possa atender, de maneira eficiente e atrativa, uma maneira de entregar aos clientes um produto com qualidade, sem alterar as características principais de um alimento, como sabor e formato.

Empresas voltadas ao segmento de doces e salgados já encontraram uma forma de embalar os produtos, mantendo as características originais, e com a garantia de que não haverá qualquer tipo de alteração, seguindo as especificações de transporte e armazenamento.

A cozinha industrial também tem utilizado esse equipamento, conhecido como seladora a vacuo, para embalar alimentos em conserva, como legumes, assim como queijos, grãos, carnes e sementes, como castanhas e amendoins.

Com essa técnica aplicada, retirando todo o ar da embalagem, os produtos podem ser armazenados em refrigeradores, mantendo por mais tempo a data de validade, sem sofrer consequências do meio ambiente, e sem perder as características originais, como formato, cor, sabor e textura.

Além disso, é possível destacar outros pontos positivos, quanto à aplicação dessa técnica, como:

  • Garantia de qualidade dos produtos;
  • Otimização de espaço na despensa e no refrigerador;
  • Impossibilidade de contato com micro-organismos;
  • Agilidade no preparo dos alimentos.

Para as empresas fornecedoras de alimentos, esse tipo de embalagem permite que seus produtos sejam oferecidos com o máximo de higiene, garantindo ao consumidor final alimentos ainda ricos em vitaminas e proteínas, além de economizar tempo e dinheiro, evitando qualquer tipo de desperdício.