Dentro do ramo da indústria alimentícia existem vários materiais e peças que são confeccionadas e que ajudam no cotidiano e acabam se espalhando para vários segmentos dentro desse ramo.
Para sanar algumas dúvidas acerca desses materiais e dos processos realizados nesse segmento, este artigo vai tratar de alguns desses assuntos, com o objetivo de demonstrar o uso e utilidade de cada um deles. Confira!
A utilização de um Martelo para moinho e outras peças
Na indústria alimentícia vários alimentos ainda são moídos, como é o caso do trigo, arroz, feijão e grãos, de modo geral.
Além disso, alimentos para animais também são fabricados no moinho, apresentando um ótimo custo-benefício para a indústria.
No moinho, eles perdem a casca e ficam mais aptos ao consumo. Para isso, existe o Martelo para moinho que é formado por peças de metais, que se acoplam à rotação da moagem.
Esse martelo contribui para a quebra do produto, sendo muito importante para a indústria de alimentos.
Uma das vantagens da utilização desse material é que ele apresenta fácil instalação e montagem, assim como sua manutenção.
Mais ainda, a depender do tipo de martelo, ele pode ser feito com aço especial e passar por variados tratamentos térmicos, aumentando sua resistência e durabilidade. A vida útil dessa peça também é considerada elevada.
No moinho também exista a Peneira para moinho que é considerada um item de extrema importância para separar a matéria-prima. Ou seja, ocorre um processo de seleção de material, com o objetivo de oferecer ao cliente o produto de melhor qualidade.
Por isso, cada moinho passa por uma peneiração diferenciada, de forma eficiente e com muita qualidade.
Para ser peneirado, é importante verificar o tipo de material, seu tamanho e se ele é compatível com o tipo de peneira utilizada.
Isso porque existem vários modelos de peneiras e elas podem ser específicas para o moinho. Deste modo, é fundamental verificar qual material será moído, pois estamos tratando da indústria de alimentos.
Na peneira, é importante verificar alguns aspectos, como:
- Diâmetro;
- Tipo de rosca;
- Abertura dessa rosca;
- Malha;
- Espessura das chapas de metal;
- Resistência;
- Qual o risco de entupimento;
- Composição química do aço;
- O uso de ventiladores em granjas.
Muitas pessoas trabalham com a produção de aves, dos mais variados tipos, inclusive, galinhas, codornas, perus, dentre outros.
Geralmente, esses animais ficam em granjas, onde são alimentados até o abate. Nesse processo, é necessário instalar Ventilador para granja de frango de modo a melhorar o arejamento do local e a qualidade de vida dos bichos.
Esse material é considerado de fácil instalação e ainda são protegidos, não afetando os animais.
Além disso, esse material pode ser feito com aço carbono, que é muito resistente. Ele ainda apresenta motor e não necessita de um grande índice de manutenção.
Ainda sobre animais: misturando a ração
Os animais, seja em uma granja, como no trabalho com ruminantes e outros animais, é importante que eles sejam alimentados corretamente.
Por isso, é importante que esses locais tenham um misturador de ração com o objetivo de oferecer com maior qualidade possível a ração aos animais.
Essa máquina também é feita com aço carbono e oferece muita qualidade na mistura desse alimento para os animais.
Além disso, esse material apresenta qualidade e também uma longa vida útil. Esse misturador é capaz de produzir tanto misturas consideradas secas como homogêneas a partir de sementes, grãos e ração, de modo geral.
Isso confere maior valor nutricional ao animal. Além disso, esse material tem uma grade para que nenhum animal se machuque, oferecendo mais segurança.
Os metais
Em uma indústria, um dos grandes desafios e setores mais importantes é o da usinagem, que ajuda na produção de chapas metálicas.
Essas chapas, por sua vez, são utilizadas em variados segmentos como no setor automobilístico, na fabricação de móveis, eletrodomésticos, dentre outros.
Um desses materiais é a chapa de aluminio , que não é extraída de forma pura na natureza.
Na verdade, esse material não existe na natureza, ele vem a partir da bauxita e é confeccionado, oferecendo de forma simultânea leveza e durabilidade.
O alumínio está presente em variadas peças, inclusive, em um afiador de facas.
No preparo de alimentos, principalmente de carnes, é fundamental ter a faca, uma das peças bastante afiada para oferecer o melhor corte.
Por isso, esse é um equipamento que é feito na indústria e que pode ajudar a equipar a cozinha do restaurante ou da própria casa.