indústria

Entenda o funcionamento da indústria química

A indústria química é um setor que movimenta consigo diversos outros setores como o de petróleo, o do ramo de farmácias e do agronegócio em suas etapas que envolvem o uso de produtos específicos obtidos a partir da química de determinados elementos.

Devido à produção em larga escala de praticamente todos os produtos produzidos atualmente, o advento de equipamentos com tecnologia cada vez mais precisa, de ponta e eficaz, tornou-se essencial para a prestação de um serviço de qualidade.

Os principais procedimentos químicos na indústria são: a transformação de materiais de um estado para o outro; a formação de novas substâncias por meio de reações; e diversos outros trabalhos já são feitos quase que exclusivamente por um maquinário específico.

No processo de preparo e manutenção da qualidade, é necessário focar no armazenamento do produto. Isto por meio de tanques de armazenamento.

Conheça mais sobre esse recipiente destinado à conservação e quais os elementos presentes em nosso dia a dia que também devem ser armazenados corretamente!

Engenharia de materiais de segurança na indústria

Para garantir maior segurança ao dia a dia no manuseio dos produtos químicos é necessário que haja o armazenamento correto dos diferentes tipos de líquidos em um recipiente que siga as normas de segurança vigentes no país.

Tanto no local de produção como nas residências, junto ao consumidor final, é necessário fazer o correto armazenamento de produtos químicos, seguindo as recomendações impressas no rótulo quanto à manutenção em local seco ou não, longe da exposição solar ou bem iluminado, entre outras orientações.

Tanque de polipropileno para indústria: recomendação

O polipropileno é um material recomendado para o armazenamento de ácidos orgânicos, ácidos inorgânicos fracos, solventes e soluções alcalinas, tanto em tanques fabricados com esse tipo de material como em galões feitos de polipropileno.

A razão para essa recomendação é que o polipropileno é um material estéril, resistente aos impactos e interferências externas, garantindo a conservação de diversos tipos de misturas químicas nele armazenadas.

Embora alguns termos relacionados ao dia a dia de químicos seja um tanto quanto complicado de ser compreendido ao público leigo, não é possível ignorar a importância da química no cotidiano das pessoas.

Então, confira alguns elementos e tipos de misturas de substâncias químicas que fazem parte das suas atividades diárias.

Manutenção de dentes saudáveis com o fluoreto de sódio?

Não é usual ter conhecimento disso, mas o fluoreto de sódio está presente diariamente em todos os que se preocupam com a saúde dos dentes e a conservação deles e de o manterem sempre limpos através da escovação com creme dental.

Ou seja, o fluoreto de sódio tem papel importante quando se trata de saúde bucal, especialmente no combate a cáries.

A presença de açúcares que contém em vários alimentos, quando mantidos nos dentes por algum tempo, sofrem com a ação de bactérias que irão realizar a sua fermentação.

Esse processo causa danos ao esmalte e à estrutura completa do dente ao longo dos anos. No entanto, para que os dentes se mantenham fortalecidos, e que seja feito o combate a bactérias presentes na boca e nos dentes, adiciona-se o fluoreto de sódio aos cremes dentais e em enxaguantes bucais, pois ele adere ao esmalte do dente, protegendo-o através de uma substância chamada fluorapatita.

Algumas estações de tratamento de água adicionam o fluoreto de sódio já em etapas finais, pois garante assim que a população tenha contato com esse químico, ajudando a garantir a higiene coletiva, buscando ajudar a melhorar a saúde da população, já que muitas pessoas não tem o costume de utilizar corretamente e escovar regularmente os dentes com cremes dentais.

Carbono grafite

O carbono grafite é uma composição importantíssima dentro da indústria. O grafite, que é feito a partir da forma pura do carbono, tem diversas utilidades dentro da indústria, fazendo parte da produção e composição de alguns materiais. Alguma delas são:

  • Tijolos;
  • Peças refratárias;
  • Latão e bronze;
  • Lubrificantes sólidos;
  • Tintas para proteção de estrutura.

Resina melamínica

Outra composição química legal, e bastante usada no dia dia, são os materiais feitos a partir da resina melamínica.

Resinas melamínicas são ligas orgânicas, feitas de melamina e formaldeído por polimerização, formando tipos de materiais plásticos, por exemplo, alguns tipos de pratos, conchas, e outros materiais e utensílios utilizados na cozinha durante o dia a dia.

Esses utensílios não podem ser usados no microondas, pois absorvem a radiação emitida pelo eletrodoméstico e se aquecem.