Os elevadores são um importante instrumento para a automação industrial, otimizando o transporte vertical de cargas nos ambientes fabris. O equipamento contribui para um ambiente mais seguro, dinâmico e com melhor aproveitamento de tempo e mão de obra.
Ao permitir a locomoção de cargas com mais agilidade e segurança, o equipamento também possibilita mais integridade aos produtos e melhores condições de trabalho para os colaboradores.
A montagem de elevadores industriais é um serviço realizado sob medida, de acordo com a demanda de cada unidade industrial. Desta forma, os projetos personalizados possibilitam a utilização de elevadores de carga ou monta carga de tamanhos e com capacidades distintas, dependendo da sua utilização.
Para exemplificar, basta comparar os elevadores utilizados em confeitarias, restaurantes e cozinhas industriais, fabricados para o transporte de alimentos e louças, com maquinários projetados para empresas de logística.
No segundo caso, é necessário um elevador elétrico maior, mais robusto e preparado para as cargas que serão transportadas.
Elevadores de carga e monta carga: qual é a diferença?
O transporte vertical de produtos é importante para as indústrias e comércios, facilitando o deslocamento entre pavimentos, com baixo consumo de energia e rapidez.
Outros benefícios são as amplas opções de configuração no número de paradas, a existência de casa de máquinas embutida e o baixo nível de ruído dos aparelhos.
Entretanto, é preciso saber qual modelo é o mais adequado para a instalação industrial ou comercial, sendo as principais opções se dividem entre elevadores de carga e elevadores monta carga, com diferentes processos de fabricação de placas de circuito impresso.
Elevador de carga
O elevador é um equipamento com capacidade para cargas pesadas, com 300 a 5000 quilos, acionamento hidráulico ou funcionamento por contrapeso, possibilidade de transporte de passageiros e classes de carregamento, de acordo com a natureza e o peso das cargas.
Outro aspecto do equipamento é o uso de pelo menos 3 cabos de aço independentes na tração, capacidade para percursos de até 60 metros e possibilidade de cabina com dimensões especiais, dependendo das necessidades do projeto.
Elevador monta carga
Já os elevadores monta carga têm menores dimensões e capacidades, suportando cargas de até 300 quilos, e funcionamento por meio de um carretel duplo de bobinamento.
O equipamento é indicado para o transporte de pequenas cargas, que não precisam ser acompanhadas por passageiros ou colaboradores. Trata-se de uma solução versátil para o transporte vertical de cargas, bastante utilizado em lojas, laboratórios, hotéis, restaurantes e outros tipos de estabelecimentos.
O monta carga utiliza 1 ou 2 cabos de aço na tração, e tem capacidade para realizar um percurso máximo de até 12 metros. Com relação ás dimensões da cabina, são padronizadas pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).
Importância da manutenção periódica de elevadores
É inegável o avanço tecnológico empregado nas soluções industriais atualmente. E para que os equipamentos contribuam para a produtividade por mais tempo, a manutenção periódica, de caráter preventivo e corretivo, se faz fundamental. A manutenção preventiva consiste em ações como:
- Avaliação periódica do funcionamento dos equipamentos;
- Limpeza adequada dos componentes;
- Aplicação de lubrificantes no sistema mecânico;
- Checagem do funcionamento das peças;
- Reparo ou troca de componentes que apresentarem desgaste.
As ações contribuem para diminuir riscos de falhas, adiando a necessidade de manutenções corretivas. Por sua vez, elas são realizadas quando os equipamentos entram em pane por problemas mecânicos, elétricos ou eventuais acidentes.
Desta forma, a manutenção corretiva é realizada com caráter emergencial, com o objetivo de diminuir o tempo de parada do elevador, e colocá-lo em funcionamento em perfeitas condições o mais rápido possível.
De uma maneira geral, na contratação de uma empresa especializada para o fornecimento de elevadores, os gestores têm a opção de firmar contratos periódicos de manutenção com eletricista qualificado para a função.
O serviço deve ser realizado apenas por profissionais com experiência na área, já que envolve conhecimentos técnicos específicos. Outro cuidado é com relação ao uso de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) de acordo com os riscos a que os profissionais forem submetidos.
O mesmo cuidado com as manutenções deve ser dispensado a toda a instalação industrial, evitando paradas e prejuízos com a produtividade das atividades.
Custos com manutenções não devem ser interpretados como gastos extras. Os gestores devem encará-los como investimentos para o bom funcionamento, otimização e qualidade dos processos industriais.