Elevação de cargas no ramo industrial

O mercado do segmento industrial possui muitas ramificações que proporcionam diversos tipos de serviços necessários para cada fase de montagem, desmontagem e de produção de máquinas, objetos e produtos.

Muitas delas se solidificam quando o processo está em sua metade, mas há também diversas outras necessidades tanto no começo quanto no final de cada tipo de montagem, e é sobre isso que iremos falar a seguir.

Há um processo simples, mas que deve ser feito com muito cuidado, que é o processo de elevação. Ele se consiste em prender, levantar e carregar um objeto pesado de um ponto até outro.

A elevação costuma ser utilizada, pois o fato de arrastar e inclinar os equipamentos com outro tipo de transporte, diminui muito sua capacidade e pode acarretar alguns problemas e avarias mesmo antes de ir para seu processo final.

E para que você entenda mais sobre suas características e seu real funcionamento e propriedades, explicaremos neste artigo sua estrutura por completo. Acompanhe e saiba mais.

Elevação de cargas e suas características

A elevação e movimentação de cargas é uma técnica usada para remover, içar e transportar determinados equipamentos com a ajuda de máquinas especializadas e mecanizadas para maior auxilio.

O objetivo desse serviço é a facilitação de movimentação e também ajuda na agilidade de montagem e armazenamento de objetos que necessitem passar por esse trabalho de movimentação.

Outro benefício também é a minimização de possíveis erros e riscos ergonômicos, de movimentos que possam ser repetitivos e que necessitem de muito esforço para modificar as cargas.

Alguns de seus equipamentos utilizados são:

  • Cabo de aço;
  • Guindastes;
  • Empilhadeiras;
  • Eslinga;
  • Soquete;
  • Cintas;
  • Ganchos;
  • Esticadores;
  • Sapatilhas;
  • Manilhas;
  • Entre outros diversos elementos.

Antes desse trabalho se iniciar, ele deverá estar destacado e seguir as normas regulamentadas de transporte e movimentação do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), para que os empregados que estejam no local saibam lidar com as situações que podem ocorrer e estejam equipados com todos os materiais para prevenção no ambiente.

Equipamentos principais para movimentação de carga

A seguir iremos falar sobre os três principais materiais utilizados nesse ramo do trabalho e explicaremos o porquê eles devem estar presentes sempre ou quase sempre dependendo da situação.

A Lona de polietileno é um objeto impermeável desenvolvido para situações que necessitam de proteção de chuvas. Ela é usada em ambientes industriais e também agrícolas e é constituída por diversos do plástico.

Ou seja, caso a movimentação dos objetos ocorra em um dia muito chuvoso ou mesmo com garoa e os instrumentos não puderem de forma algum se molhar, essas lonas entram em ação para proteger os produtos dessa variação climática.

Além da proteção contra águas pluviais ela também evita que o material entre em contato com alguma superfície que possa arranhá-lo ou manchá-lo. Além de proteger do tempo chuvoso é um aliada contra riscos e avarias.

Cinta de elevação de carga é extremamente importante para o processo de movimentação de cargas, essa cinta é fabricada de poliéster e é especialmente usada para esse tipo de função.

As cintas foram desenvolvidas para diminuir os gastos quando a indústria percebeu que sua qualidade se igualaria à dos cabos de aço. Seu material é totalmente maleável e resistente, difícil de ser danificada.

São utilizadas para movimentar objetos, mas também foram adotadas pela construção civil para movimentar seus materiais quando necessários também.

Há diversos tipos de cintas, cores diferenciadas para cada tipo de peso que será carregado e cada um possui sua função.

Para saber qual será usada, basta perguntar para um especialista e deixar que ele manuseie tanto ela quanto os maquinários.

O Pallet de aço é um contentor de transporte que serve para guardar e transportar materiais e mercadorias de grande porte.

Ele se consiste em um material diferenciado do plástico e da madeira e se torna uma opção com uma vida útil maior e mais resistência a um corpo pesado.

Mas, independentemente dos modelos usados de palets em sua movimentação, ele com certeza ajudará na sustentação dos objetos melhor ainda mais a movimentação dos equipamentos.

Para que este serviço seja feito, é necessário muita técnica, tanto para acoplar, quanto para montar e subir os equipamentos.

Deixe esse serviço para especialistas que saibam manusear cuidadosamente e preserve sua vida em ambientes industriais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *