O talher que usamos durante nosso almoço, o carro que usamos para nos locomover pela cidade, o avião que embarcamos para ir a outro lugar, e até mesmo aquela bela barra de chocolate em algum momento passou por um processo industrial.
As indústrias estão presentes em nosso cotidiano mais do que pensamos, e em diferentes aspectos, atuando em variados setores, cada qual com sua característica específica.
Para manter os processos em excelentes condições cada setor demanda de uma série de componentes, sistemas e procedimentos.
Assim, de maquinas inversoras até máquinas que permitem uma logística mais acertada dentro dos galpões de armazenamento, as indústrias contam com uma série de elementos.
O artigo presente abordará alguns elementos que podem ser encontrados nas fábricas e que ajudam no bom desempenho desta.
Esses elementos serão tanto procedimentos, como também equipamentos e ferramentas, que são de profunda utilidade para as fábricas.
As manutenções industriais
As fábricas contam com uma série de máquinas e serviços prestados por outras organizações como a empresa automação industrial que atuam na automatização das máquinas e ferramentas.
Por conta do seu uso cotidiano e as vezes bastante contínuo, essas máquinas podem apresentar falhas. Em um período não muito atrás, as indústrias recorriam já a compra de máquinas novas, principalmente se a falha inviabilizava a operação.
No entanto, recorrer a uma nova aquisição onerava muitos o orçamentos, e por conta disso, os gestores começaram a atuar no que chamamos de manutenção industrial preventiva.
Esse tipo de manutenção atua de forma planejada, de modo a garantir que a máquina funcione ou volte a operar por um tempo maior, com um custo muito menor.
Esse tipo de procedimento atua tanto na manutenção em redutores, em peças de engrenagem, em correntes de transmissão, troca de fluidos entre muitos outros.
Assim, ao fazer esses procedimentos, muitos benefícios são possíveis como:
- Aumento da produtividade;
- Qualidade;
- Aumento da vida útil da máquina;
- Menor custo.
As manutenções preventivas são as mais importantes, porém, há outras que podem ajudar no processo de verificação de problemas nas máquinas como as manutenções preditivas.
As máquinas de solda e seu uso
A soldagem de peças na indústria é um procedimento muito comum e muito importante para os mais diversos setores. No entanto, para que esse processo seja feito é necessário ter um equipamento de solda adequado.
As conhecidas máquinas de solda foram se modificando ao longo do tempo, o que antigamente era um transformador de solda, hoje, a mais utilizada é a inversora de solda.
A máquina inversora de solda é muito mais moderna, mais compacta e que permite uma maior praticidade do serviço. Seu uso é profissional e podem ser usados nas estruturas leves, de montagens e em uso de serralherias.
As máquinas inversoras são feitas com placas eletrônicas que permitem um peso mais leve e ainda tem um baixo consumo de energia. Seus cabos são de engate rápido, sendo possível o seu uso em locais de difícil acesso.
O processo de solda é usa o calor para a fusão de peças metálicas, e não somente a solda usa a temperatura, mas muito mais sistemas utilizam o calor e por conta disso as fábricas precisam de sensores conhecidos como termopar, que podem ser tanto de sensor tipo K, entre outros.
Abaixo falaremos sobre os termopares na indústria.
O termopar industrial
Uma das formas de garantir que a temperatura de um determinado processo esteja adequado é o uso de sensores, um dos mais usados devido seu baixo custo e de fácil aplicação são os chamados termopares.
Eles são usados em muitos sistemas e processos, para a medição de temperatura. Sua composição é bastante simples, é feito com dois tipos de metais diferentes, em que em um ponto são unidos e em outra extremidade esses metais ficam soltos.
Quando ocorre uma diferença de temperatura a parte livre faz uma curva, de modo que é possível medir a temperatura por um voltímetro.
Cada tipo de voltímetro possui uma curva que indicará a temperatura e cada metal atua em faixas de temperaturas diferentes. Assim, temos variados tipos de termopares presentes.
Deste modo, entendemos que as fábricas para funcionar precisam prestar atenção na manutenção com a troca de peças e troca de óleo hidráulico preço, bem como atentar para o uso de máquinas de solda e o cuidado com os detalhes da produção.