Descubra como a inovação digital pode beneficiar sua empresa industrial

Hoje, a palavra “inovação” é a chave para a vantagem competitiva de uma organização. O princípio da era digital é a participação ativa das pessoas, sempre com as novas tecnologias por meio de dispositivos individuais conectados à Internet. 

Essa inovação digital é algo extremamente abrangente que mudou a forma como pensamos, trabalhamos e convivemos e leva automaticamente ao desenvolvimento da empresa. 

 Pensando nesse problema, o texto a seguir mostra a importância da inovação digital para as indústrias modernas, destaca suas vantagens e onde elas podem ser observadas.

O que é uma atualização digital? 

Este termo refere-se a um processo desenvolvido por empresas que utilizam tecnologia para melhorar a capacidade de produção e obter melhores resultados. Em outras palavras, a tecnologia se torna parte das organizações, mudando-as estruturalmente por dentro. 

A digitalização representa inúmeras mudanças que ocorrem nas organizações por meio do uso da tecnologia. Isso não significa apenas utilizar a TI na empresa, mas alterar o andamento dos processos com o auxílio das novas tecnologias digitais. 

Isso inclui o conceito de Big Data (trabalho adicionado aos dados de negócios adquiridos) e outras ferramentas tecnológicas como a “Internet das Coisas”. 

A digitalização, por outro lado, refere-se ao processo de conversão de informações analógicas em digitais. Isso está acontecendo com empresas e setores que desejam uma melhor segurança da informação. 

Assim, uma indústria, como uma de higienização de ar condicionado, pode digitalizar informações relacionadas ao recebimento de peças de fornecedores, transferindo-as para um sistema online. 

Isso facilita o acesso e a organização desses conteúdos, além de economizar o espaço físico. 

Onde aparece a atualização digital? 

Com base nos conceitos acima, é necessário entender em quais situações eles podem ser aplicados. Hoje, há uma grande tendência de tornar digital e tecnológico todo processo e atividade que antes era feito de forma analógica ou manual.

1)  Internet das Coisas 

Este conceito trata de conectar as coisas do cotidiano à Internet, criando um sistema integrado nas empresas. 

Para ilustrar essa ideia, considere uma empresa de criação de landing pages Curitiba que utiliza a “Internet das Coisas” para monitorar a temperatura de computadores com sensores conectados a dispositivos portáteis como celulares. 

Como resultado, os trabalhadores neste campo podem monitorar de perto o progresso e a segurança de seu trabalho.

A Internet das Coisas geralmente permite que as indústrias monitorem e analisem as informações contidas nas máquinas, tornando-as mais eficientes e sustentáveis. 

Assim, podem ser utilizados sensores que podem indicar digitalmente se é necessário contratar montadoras e manutenções industriais para reparar uma máquina. 

Porém, há um problema: como organizar tanta informação digital? 

Assim, existe uma nuvem onde é possível colocar todas as informações do campo em um único sistema que pode integrar diversos setores da empresa. 

Essa integração é necessária para que  máquinas e  elementos de produção possam trabalhar em conjunto com outras estruturas em tempo real. 

Atualmente já existem sistemas que conectam as áreas existentes da empresa. Por exemplo, um fabricante de impressão 3D pode ter um sistema que reconhece quantos recursos estão em estoque. 

Nesse caso, se a quantidade for pequena, o sistema já instrui o fornecedor a alterar o estoque.

2) Máquinas inteligentes 

A partir das tecnologias digitais acima, as máquinas industriais podem alcançar uma produtividade muito mais inteligente e, portanto, mais eficiente. 

É como se todos os equipamentos e peças envolvidos no processo produtivo tivessem a forma de uma única peça que pode ser utilizada tanto na indústria quanto em serviço, por exemplo, no suporte técnico de conserto de aquecedor elétrico

Nas indústrias antigas, todo o processo de produção pode parar se uma máquina quebrar. No entanto, as inovações digitais permitem monitorar o desempenho das máquinas com tecnologias que mostram ao líder industrial o que ele não pode ver com seus próprios olhos. 

Trata-se de problemas que podem  surgir. 

Ao identificar possíveis falhas, o funcionário pode prevenir problemas a tempo. Nesse sentido, se, por exemplo, uma porta paletes drive in apresentar sinais digitais que indiquem o desgaste de algumas peças, pode-se fazer um contrato de manutenção para manter a indústria funcionando em plena capacidade. 

 

3) Tráfego tecnológico 

Quando falamos em indústria, não devemos pensar apenas no ambiente interno da fábrica, mas também no ambiente externo. Essa questão é pensada para que o trânsito também acompanhe a inovação tecnológica. 

Atualmente,  estão sendo desenvolvidos trens inteligentes para o transporte de grandes cargas. 

Esses veículos usam sensores para medir parâmetros como condição da pista, desempenho do motor e desempenho das emissões. 

Isso permite que esse transporte possa se auto diagnosticar e notificar os usuários sobre erros ou problemas. Isso tem a vantagem de um transporte mais eficiente, seguro e rápido.

4) Automação de tarefas 

A inovação tecnológica hoje é baseada principalmente nos chamados para automação industrial. 

Este elemento permite automatizar totalmente as operações de campo sem  a necessidade de um funcionário. 

A automação pode reduzir significativamente os custos de fabricação, pois um sistema que faz todo o trabalho sozinho reduz o tempo e o dinheiro gastos em tarefas como a montagem de peças de metal em ferramentas e oficinas mecânicas. 

E no exemplo citado, diversas indústrias automotivas hoje utilizam a automação de tarefas para aumentar a produtividade do seu trabalho. Robôs programados são utilizados para diversas atividades como: 

  •  Aparafusamento; 
  •  Soldagem; 
  •  Transporte; 
  •  Pintar. 

 5) Inteligência Artificial 

Ao tratar do tema automação de tarefas, a principal característica da inteligência artificial é que ela pode agir de forma independente de acordo com as instruções que recebe. 

Outro detalhe importante é que os dispositivos que utilizam inteligência artificial possuem o chamado “aprendizado de máquina”, que permite que a ferramenta técnica tire conclusões com base nos dados que coleta sem a necessidade de  análise humana. 

Mas quais são as aplicações da inteligência artificial em um ambiente industrial? 

Uma das áreas de utilização mais importantes é quando há a necessidade de fazer uma manutenção em telhados industriais, ou seja, manutenção com base na verificação do estado do produto. 

Isso é feito usando dados e informações coletadas dos sensores da máquina, o que permite que o software de IA antecipe padrões e tendências no desempenho do equipamento. 

Dessa forma, a indústria de equipamentos elétricos pode antecipar falhas que desencadeiam a manutenção de geladeiras que armazenam sorvete de massa para revenda, por exemplo, antes que as máquinas causem problemas.

 

A importância da inovação digital 

Primeiro, a inovação digital dos processos industriais é um esforço inovador e, portanto, cria diferenças entre as empresas e  seus concorrentes. 

Hoje, o ambiente tecnológico trabalha com a organização para chamar a atenção do mercado, pois a tecnologia muitas vezes é vista como sinônimo de desenvolvimento. 

A razão é que a inovação digital nada mais é do que a modernização do que está acontecendo na sociedade. 

Ao se manterem conectadas a um mercado cada vez mais dinâmico, as empresas que produzem cardápio online whatsapp podem monitorar e até  antecipar tendências de mercado. 

Essa visão permite que a marca encontre oportunidades em momentos em que os  concorrentes ainda não sabem tudo. Tudo isso contribui para  uma margem de lucro mais ampla. 

Considerando todas as informações apresentadas no texto acima, parece que a atualização digital é praticamente obrigatória nas indústrias. 

É com o auxílio de inovações técnicas que a organização consegue um possível aumento de lucros e redução de custos e perdas financeiras e de tempo. 

No entanto, é preciso ter cuidado, pois no caso das inovações técnicas, a indústria deve identificar todas as novidades que aparecem na sociedade.