Cuidados importantes relacionados ao laboratório

Quando estamos falando de atividades industriais que demandam operações realizadas dentro de laboratórios, é importante contar com algumas medidas necessárias para a geração de resultados seguros e precisos.

Afinal, cada detalhe pode fazer toda a diferença nesse tipo de atuação. Isso porque lida todos os dias com uma grande variedade de equipamentos e substâncias, de modo que é mais do que recomendada a aplicação de procedimentos como a calibração dos itens.

No artigo a seguir, fique por dentro de algumas opções que são oferecidas atualmente pelos segmentos em questão e saiba como cada uma delas contribui, diretamente, para um local de trabalho mais seguro e otimizado.

Segurança na estrutura

Tudo começa pela edificação onde os procedimentos industriais, em questão, serão realizados.

Para a instalação correta e segura de um laboratório, portanto, vale a pena investir em serviços como os de Manutenção Elétrica Predial, que envolvem medidas práticas e sistemáticas para que os condomínios comerciais e industriais possam oferecer o máximo desempenho em segurança.

As instalações elétricas de qualquer espaço são fundamentais para que operações industriais como análises de laboratório e determinadas linhas de montagem e produção sejam viabilizadas.

A finalidade principal desse procedimento é evitar o ocasionamento de falhas e otimizar o uso racional da energia elétrica, promovendo economia e precisão.

Um engenheiro ou eletricista profissional, portanto, deve estar à frente desse tipo de atuação, gerando resultados qualificados.

Afinal, a elaboração de planos de manutenção adequados e os reparos corretos em quadros de distribuição não podem ser feitos por pessoas despreparadas, o que ocasionaria graves riscos de prejuízos e, até mesmo, acidentes.

Outras atividades exercidas por esses especialistas são:

  • Termografia dos quadros de distribuição;
  • Operação de geradores;
  • Acompanhamento dos valores de tensão;
  • Conhecimentos sobre frequência e potência;
  • Estudos de eficiência energética.

Aferição

Outra demanda que não pode ser negligenciada é a de aferir adequada e periodicamente os equipamentos conforme as necessidades internas.

Independente do segmento, esse processo é fundamental para garantir a operação precisa dos variados itens que são utilizados em linhas de produção.

Quando estamos falando de atuação laboratorial, no entanto, a atenção deve ser dobrada, pois a qualidade de fabricação de determinados produtos envolve procedimentos muito mais precisos e controlados.

Desse modo, a Aferição de equipamentos realiza uma série de testes e compara os resultados apresentados, atribuindo os valores conforme são gerados por unidades de medição variadas.

Isso garante que todos os quesitos de aceitabilidade e qualidade na fabricação dos produtos estão sendo devidamente atendidos, pois é a única forma de averiguar e verificar se os instrumentos de medição estão operando normalmente.

A frequência com que isso deve ser feito pode variar de acordo com o segmento e com o equipamento em questão.

Um aspecto que deve ser considerado é a frequência com que determinado equipamento é utilizado, o que vai ajudar a determinar de quanto em quanto tempo ele deve ser avaliado.

Com isso, a garantia de produtos e serviços mais qualificados é muito maior. Desse modo, os processos de aferição contribuem para a otimização de muitos segmentos, tais como:

  • Indústria petroquímica;
  • Indústria química;
  • Indústria alimentícia;
  • Indústria siderúrgica;
  • Indústria farmacêutica;
  • Indústria metalúrgica.

Aferindo equipamentos laboratoriais

A Calibração de equipamentos de laboratorio tem um papel especial, pois os procedimentos que acontecem em ambientes laboratoriais devem oferecer precisão acima da média. Sendo assim, uma série de parâmetros deve ser levada em conta nesse tipo de serviço. Alguns são:

  • pH/ORP;
  • Condutividade;
  • Cloro;
  • Flúor;
  • Turdidez;

Ao avaliar todos esse itens, é possível conferir muito mais segurança e garantir a geração de resultados mais confiáveis, pois o conhecimento profundo sobre os dados que envolvem os procedimentos de medição gera mais precisão nas análises e nas linhas de produção.

Para isso, é possível utilizar uma série de instrumentos de medição distintos, que podem ser destinados à obtenção de informações em operações diversas.

O mais importante é sempre contar com equipamentos de qualidade e que sejam compatíveis com cada aplicação que será feita, evitando dados enganosos, falhas e, até mesmo, o aumento de riscos em potencial no ambiente, o que pode ser perigoso.

Outra dica valiosa quando estamos falando da atuação industrial em laboratório é contar com a expertise de profissionais qualificados e preparados da área, pois isso vai contribuir diretamente para resultados mais eficientes e também para a conservação dos ambientes de acordo com as regras de segurança e as normas existentes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *