tubulação

Conheça o uso da tubulação industrial

A indústria trabalha com diferentes tipos de tubulação e materiais para a fabricação dos mais diversos produtos. Em alguns segmentos da indústria, muitos desses materiais podem ser inflamáveis, como no caso de gases e combustíveis.

Por conta disso, é importante que ela possua uma estrutura capaz de transportas esses fluidos de maneira segura, por meio de uma tubulação resistente.

As tubulações industriais geralmente são formadas por tubos de aço carbono, que oferece muito mais resistência para a lida diária com efluentes de diversos tipos.

Neste artigo nós iremos falar um pouco sobre alguns itens que compõem a tubulação industrial. Confira.

A aplicação da tubulação industrial

Antes de falarmos sobre os itens que compõem a tubulação industrial, precisamos falar sobre sua aplicação. A tubulação industrial é um conjunto de tubos, válvulas e conexões destinado às atividades industriais.

Esse sistema de tubulação é especialmente utilizado para a distribuição e passagem de:

  • Gases;
  • Líquidos industriais;
  • Lubrificantes;
  • Óleos;
  • Vapores.

Além desses, diversos outros fluidos podem ser transportados pelas tubulações industriais, de acordo com a necessidade de cada empresa.

Geralmente, são constituídos de materiais ferrosos e amplamente utilizados por indústrias químicas, petroquímicas, refinarias de petróleo, indústria alimentícia dentre outras.

Essa tubulação desempenha um papel fundamental para a indústria e precisa estar presente quando há a necessidade de transportar esses fluidos.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre a importância e a aplicação da tubulação industria, no próximo tópico vamos falar sobre alguns componente utilizados. Acompanhe.

Materiais comuns nas tubulações industriais

Para formar todo o esquema das tubulações industriais, diversos itens precisam estar presentes. Um exemplo disso é a caldeiraria tubulação industrial, uma técnica de montagem e medição de estruturas, sendo um conjunto de tubos e acessórios que distribuem água ou vapor.

Este vapor tem a função de aquecer diferentes líquidos e gases que são utilizados nos mais variados processos industriais.

Mas, além da caldeiraria, existem outros componentes que fazem parte das tubulações industriais. Um exemplo disso é o tubo industrial, sendo parte fundamental da tubulação, pois é nele que irá circular os fluidos.

Esses tubos precisam ser constituídos de materiais resistentes e que não sejam afetados por problemas como a corrosão. Materiais como aço galvanizado, por exemplo, são altamente resistentes e não sofrem com o desgaste do tempo ou uso.

E no que diz respeito ao uso de material férrico, ele também pode ser aplicado na fabricação de itens como a barra redonda trefilada, utilizada nas mais variadas aplicações, como implemento agrícola, autopeça, implemento rodoviário, máquinas dentre diversas outras aplicações.

Trata-se de um material que possui grande variedade de bitolas, garantindo mais qualidade ao produto final, além de possui um fácil encaixe e ajuste.

Mas, além dos itens já mencionados, outro bastante utilizado, não somente pela indústria, como também em construções e reformas é a cantoneira.

Trata-se de um instrumento fabricado em aço ou outros materiais e que pode ser utilizado de diversas maneiras, como:

  • Mineração;
  • Movimentação de cargas;
  • Placas de sinalização;
  • Transportes.

É um instrumento muito versátil e que pode ser aplicado de diferentes maneiras. A aplicação do aço vai um pouco mais além, podendo estar presente de diversas maneiras, como na fabricação de telhas.

As telhas galvanizadas são uma excelente opção para quem busca por um produto de qualidade e resistência. Elas são resistentes às ações do tempo, não sofrendo com ferrugem e corrosões, por isso são comumente aplicadas na indústria, oferecendo maior proteção e durabilidade.

As telhas também podem ser aplicadas de diversas outras maneiras, como na cobertura de garagens, galpões entre outros.

Ainda no que diz respeito a uma boa estruturação de construções, a indústrias precisam estar localizadas em locais bem construídos e com estruturas resistentes, por isso, fazem uso da viga de ferro, para proporcionar mais segurança ao estabelecimento.

A indústria faz uso de diversas estruturas que facilitam o seu trabalho e proporcionam mais qualidade ao que é produzido.

O sistema de tubulação, juntamente com uma estrutura predial bem elaborada facilita nos trabalhos diários, além de trazer muito mais segurança.

É indispensável fazer uso desse sistema de tubulação na lida diária com gases e outros fluidos. É importante garantir a integridade física dos profissionais e proteger a sua saúde, por meio de um sistema de tubulação resistente aos fluidos utilizados pela indústria.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *