A modernização e o avanço frenético das tecnologias atingem diretamente um dos setores econômicos mais importantes para a sociedade, como as indústrias.
As diversas indústrias desse setor, como automobilísticas, alimentícias, de plástico e de metais, precisam estar alinhadas com as constantes mudanças nos equipamentos e nas técnicas de produção.
Todo esse avanço tecnológico permite uma melhoria nos meios de produção, já que fornece para as indústrias aparelhamento e táticas avançadas e modernas, ajudando na aceleração e optimização dos processos industriais.
A indústria fabricante de peças metálicas é uma das mais importante para o próprio setor industrial e também para outras esferas da sociedade.
Nesse artigo falaremos de mecanismos fundamentais dentro dessas estabelecimentos e como eles ajudam na optimização da produção.
Equipamos elétricos e hidráulicos de proteção
Primeiramente, é preciso apontar sistemas importantes para que o trabalho realizado nas indústrias seja o mais eficiente possível. A grande forma de produção industrial é executado por conta de um amplo sistema elétrico.
A maioria dos equipamentos necessitam de eletricidade para o seu funcionamento, por isso é imprescindível que haja um acabamento elétrico bem instalado, atendendo as demandas das fábricas.
As instalações elétricas de uma indústria exige o uso de equipamentos modernizados, principalmente, na montagem da fiação desse sistema. É necessário proteger os cabos e fios, para que não ocorram queimas e prejuízos no seu funcionamento.
Para a proteção desse sistema de cabeamento e fiação, são colocadas sobre os aparelhos a eletrocalha alumínio. Esse utensílio metálico garante para que a distribuição de energia ocorra para todos os setores da indústrias, protegendo os cabos e fios de possíveis desgastes, corrosões e oferecendo longa durabilidade.
Além do aparato elétrico, muitas máquinas necessitam água e vapor para a realização de seus trabalhos. O transporte de água e vapor para os equipamentos fundamentais dos processos produtivos das indústrias é feita através de algumas engrenagens, como a caldeiraria tubulação industrial.
Essas ferramentas que compõe a parte hidráulica das indústrias são importantíssimas para garantir que a transferência desses elementos até às máquinas seja feita de maneira eficiente.
As caldeiras de tubulação são confeccionadas de materiais resistentes, como aço carbono e inox, que garantem a eficiência da transferência até as ferramentas mecânicas.
Confira algumas vantagens de se usar caldeiras de tubulação no sistema hidráulico da indústria:
- Mais resistência para os tubos;
- Suporta altas e constantes preços;
- Aguentar as variações de temperaturas;
- Permite o transporte de gases e líquidos contidos no vapor.
Usinagem na moldagem de peças metálicas nas indústrias
Uma das técnicas mais necessárias para a produção de peças metálicas, é a usinagem. As indústrias que trabalham com materiais à base de metal, devem contratar empresas especializadas na aplicação dessa técnica.
A ideia da usinagem é a seguinte: utilizando-se máquinas específicas é colocado uma pequena peça metálica dentro do seu interior para que essas peças sejam cortadas e lapidadas de acordo com os modelos estabelecidas.
Para que o processo obtenha a precisão desejada, são usados alguns equipamentos modernos capazes de garantir que os cortes realizados aconteçam sem que haja falhas.
As máquinas que praticam o processo de usinagem são equipadas com uma tornearia CNC e um centro de usinagem.
Esses dois equipamentos tem a função de controlar o mecanismo da máquina, por meio de comandos computadorizados, não necessitando da constante interação do trabalhador com esse maquinário, e garantindo que os processos envolvidos possam acontecer rapidamente e de forma precisa.
Além das técnicas de usinagem comum, para a fabricação de acabamentos metálicos de menos complexidades, algumas empresas oferecem o serviço de usinagem pesada.
Esse serviço é realizado de maneira semelhante e com a mesma finalidade de cortar e moldar peças metálicas, porém, é mais complexo, já que trabalha com acabamentos de grandes tamanhos e pesos.
Gravação a laser em peças metálicas
Após a produção dessas peças usinadas, elas são usadas em diversos setores, tanto nas próprias indústrias como também distribuídas no mercado. Uma aplicação muito recorrente nas indústrias é a gravação a laser em metal dessas peças.
Com o auxílio de máquinas a laser, são feitas pequenas gravuras nas peças, podendo variar entre desenhos e escritas.
Essas aplicações são feitas com diversas finalidades, como o controle do material que está sendo produzido (anotação do número de série da peça), exposição da marca de alguma empresa ou também para personalização.
Ela pode ser feita em alto ou baixo relevo, e garante a gravura permanentemente no produto.