Conheça alguns serviços industriais

Existem vários procedimentos industriais que demandam resultados precisos e, para isso, alguns equipamentos de medição são extremamente fundamentais.

Mas para que esses utensílios estejam em perfeito funcionamento e possam conduzir aos melhores resultados, é preciso aferir periodicamente cada um deles.

Isso significa que a manutenção constante é muito importante para que uma série de processos de produção sejam feitos, resultando assim em confiança e eficiência.

No artigo a seguir, conheça alguns serviços industriais que fazem toda a diferença na hora de garantir o melhor desempenho em processos de precisão nos setores onde os equipamentos de medição são aplicados.

Teste de granulometria

granulometria é um dos procedimentos mais importantes na hora de classificar uma série de estimativas com relação a composição do solo, o que pode ser extremamente útil para diferentes setores da indústria.

Através dessa análise, é realizado um estudo de distribuição dos dimensões dos grãos que estão presentes no material observado.

Desse modo, é possível determinar a distribuição granulométrica dos agregados que fazem parte da composição e as respectivas informações de porcentagem para cada um deles.

Por meio de uma curva, os resultados são apresentados e permitem o conhecimento do operador sobre as características físicas gerais do solo.

Ensaio de granulometria pode ser feito de diferentes maneiras conforme a textura do material e os procedimento necessários para lidar com distintos tipos de solo. Dessa forma, ele pode acontecer por:

  • Peneiramento;
  • Sedimentação;
  • Combinação de processos;
  • Difração de laser;
  • Imagem.

Por meio desse processo, portanto, determina-se a porcentagem em peso que cada faixa específica de tamanho de partículas representa na massa analisada.

Graças a ele, ainda, é possível obter a curva de distribuição granulométrica, que é fundamental para:

  • Classificar solos;
  • Estimar parâmetros para filtros;
  • Estimas bases estabilizadas;
  • Obter dados de permeabilidade;
  • Determinar capilaridade;
  • Apresentar dados físicos.

Calibrando o manômetro

O manômetro é um dispositivo utilizado para medir a pressão de líquidos e gases que estão presentes dentro de um recipiente fechado.

Sejam no modo alógico, que é o mais tradicional, ou no modo digital, que oferece uma série de vantagens tecnológicas com relação ao primeiro tipo, esses equipamentos se baseiam na pressão atmosférica para criar um nível de referência ao estudo.

Então, realizam a medida da diferença entre a pressão real, que ocorre dentro do recipiente, e a pressão da atmosfera no ambiente externo.

Com isso, obtém-se a chamada pressão manométrica, um resultado que deve ser absolutamente preciso para fornecer os devidos benefícios para os variados processos onde esse dispositivo é utilizado.

Dessa forma, a Calibração de manometros é fundamental para garantir a obtenção de resultados precisos e confiáveis no setor.

Cuidados importantes

Não é por acaso que a calibração dos equipamentos de aferimento é tão importante.

Com ela é possível obter resultados corretos, ou seja, que estejam de acordo com a situação real dos componentes e sistemas analisados.

Além disso, a importância de aferir tanto os equipamentos quando as substâncias que por eles são analisadas, está diretamente relacionada com métodos e técnicas de produção mais confiáveis e que geram produtos e informações de qualidade.

Com o manômetro não é diferente.

Para garantir o total funcionamento na produção de diferente itens e assegurar que todos os instrumentos utilizados no monitoramento de um produto eficaz estão de acordo com o desempenho desejado, a calibração desse equipamento é indispensável.

Uma dica importante é que o dispositivo esteja limpo antes de ser calibrado, pois isso vai impedir uma série de falhas no padrão por influência de impurezas diversas.

Além disso, os medidos analógicos devem ser calibrados por uma balança de pressão ou um padrão adequado.

A recomendação nesse caso é que o padrão tenha uma incerteza quatro vezes menos do que a do instrumento em questão.

Serviços especializado

Para garantir a calibração exata, as Empresas de calibração de equipamentos  são um recurso confiável e extremamente eficiente, principalmente quando se trabalha com profissionais preparados para os procedimentos necessários.

Ao optar por um serviço qualificado, portanto, é possível assegurar não apenas a periodicidade correta para cada tipo de dispositivo, como também proteger os operadores, já que reparos negligentes podem gerar graves consequências produtivas e também risco de acidente.

Dessa forma, o mais importante é realizar a manutenção de equipamentos da maneira mais indicada para cada tipo de processo e com o máximo de precisão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *