Confira tudo sobre as conexões sanitárias

O saneamento básico surgiu como uma forma de preservação ambiental e de doenças, com medidas que ajudam a fazer a manutenção de resíduos.

Os serviços oferecidos para que isso aconteça são drenagem e abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, limpeza, entre outros. Este é um dos direitos assegurados pela Constituição Federal Brasileira.

A modernização do vaso sanitário é um dos principais meios que facilitou a melhora no saneamento em todas as partes do mundo.

Nas civilizações da antiguidade, eram usados bancos coletivos, que apenas ofereciam um buraco e meios precários de se desfazer dos dejetos corporais.

Com o surgimento de aparatos como a válvula de descarga e do sistema de esgoto no final do século XIX, a popularização do sistema sanitário cresceu bastante, tornando-se uma necessidade em residências e empresas.

Essa mesma modernização também permitiu uma grande economia de água.

As descargas de modelos mais antigos, aqueles que estão fixados na parede, costumavam gastar quantidades que variavam de 12 de 15 litros por cada vez que ela era acionada.

Com a invenção das privadas com caixas acopladas, o consumo de água potável caiu para, no máximo, 6 litros.

Também foram inventadas algumas novas modalidades de válvula dupla que permitem ao usuário escolher o fluxo de água.

Para dejetos líquidos, são gastos apenas 3 litros, enquanto os sólidos demandam 6 litros. Há, ainda, o sanitário à vácuo, que os sugam utilizando o ar e utiliza cerca de 1,5 litros.

Tamanha é a importância dos vasos sanitários, que existem algumas recomendações para evitar o seu entupimento, que pode gerar um grande transtorno. São eles

  • não usá-lo como lixeira;

  • tenha cuidado para não deixar cair nenhum objeto;

  • fazer manutenção de encanamentos;

  • evitar desodorantes em pedra;

  • não descartar embalagens, absorventes e preservativos por ele.

Existem acessórios como as conexões sanitárias que podem ajudar a melhorar a performance de seu vaso. Elas são responsáveis por evitar a contaminação e a retenção de resíduos.

E se o meu vaso entupiu?

Pode acontecer, seja por algum descuido ou por problema de encanamento. A questão é que não dá para ficar assim, mas às vezes a solução é bastante simples, de modo que o problema pode ser resolvido sozinho.

O desentupidor simples, formado por um pedaço de madeira com uma borracha na ponta, é um item essencial para todas as residências, comércios, empresas, e etc.

Ele é fácil de ser usado e pode resolver o problema de forma fácil.

O modo de usar também é simples, sendo necessário mergulhá-lo na água e pressioná-lo contra o buraco por onde irá a descarga. Depois de repetir os movimentos, dê uma descarga.

Outros métodos bastante conhecidos e que podem ser de muita utilidade para desentupir o vaso sanitário é usando uma solução de meio copo de bicarbonato de sódio com meio copo de vinagre.

Essa mistura deve ser jogada lá dentro e ser deixada por um tempo, enquanto faz efeito. Depois de alguns minutos, é necessário jogar água fervente e apertar a válvula.

Detergente com água quente é outra combinação que também serve para isso. É necessário jogar bastante detergente e esperar até que ele vá ao fundo do vaso. Depois, é só jogar água quente e dar descarga.

Esses dois processos só dão certo caso a passagem hidráulica esteja levemente obstruída, devido ao excesso de lixo e/ou dejetos.

E se não der certo?

Se nenhum dos métodos caseiros funcionar, o problema é um pouco mais grave, sendo necessário entrar em contato com alguma empresa desentupidora profissional.

Elas contam com trabalhadores qualificados e especialistas em resolver esse tipo de problema.

Uma das vantagens dessas empresas é que todas elas possuem um equipamento para desentupir automático, que se compromete a limpar tudo o que está obstruindo o canal de passagem de água.

Agora, se mesmo assim a situação estiver complicada, é o caso de chamar o encanador.

Pode até ser que seja um problema generalizado em sua casa, ou, se você mora em apartamento, seja uma consequência de algum problema de seus vizinhos.

Siga as recomendações para evitar o entupimento e não tente utilizar objetos impróprios para essa operação no caso de seu vaso entupir.

Em hipótese nenhuma mexa no encanamento se você não entende de hidráulica. Deixe essa tarefa para um profissional!