Componentes eletrônicos e suas informações relevantes

Estamos na era da eletrônica. Hoje, durante todo o nosso dia estamos em contato com equipamentos eletrônicos que estão presentes em quase todas as esferas de nossas vidas.

Eles nos auxiliam na execução de nossos serviços diários no trabalho, a interagir em nossa vida social por intermédio dos smartphones, e dentre outras diversas aplicações que eles também possuem.

Porém, para além dos notebooks, aparelhos televisivos, smartphones e tablets, existem importantes componentes eletrônicos que desempenham um papel essencial na execução de determinadas tarefas num ambiente industrial em sistemas elétricos e de Automação.

Porém, nem sempre esses componentes recebem o reconhecimento que merecem pelo trabalho exercido, e passam totalmente despercebidos e desconhecidos de nosso cotidiano.

Para que você possa conhecer alguns desses equipamentos, elaboramos este texto abordando alguns dos diferentes componentes e suas específicas aplicações em seus campos de atuação. São aparelhos que fazem trabalhos similares ao Disjuntor, porém num âmbito mais industrial.

Por isso, aconselho que você continue com a sua leitura, e venha junto comigo entender mais sobre esses específicos aparelhos eletrônicos e os pormenores envolvidos em seus detalhes. Vamos lá!

Fonte chaveada

A fonte chaveada tem a devida capacidade de fornecer correntes elevadas sem que se necessite de um aparelho transformador envolvido.

A vantagem de um aparelho como este, é que, como citado acima, não se necessita de um uso do transformador, este que é muito grande e demasiadamente pesado e além de tudo, possui uma menor eficiência.

O ponto especial que envolve a fonte chaveada, é que ela trabalha a frequência de um determinado circuito.

Elas permanecem realizando o movimento de abrir e fechar o circuito para que assim se possa obter a tensão esperada e desejada.

Para que possa controlar a tensão, existe um específico circuito que vai controlar a largura do pulso dado, esse processo é chamado de PWM.

Normalmente o seu filtro funciona com duas bobinas e capacitores, e essas fontes geram, normalmente, variações drásticas de corrente quando estão em funcionamento, por isso, a necessidade da existência de um filtro.

Posteriormente ao filtro, há ponte retificadora possuindo um capacitor de filtro. Depois deles, temos os circuitos integrados que realizam a função de chavear a fonte. Eles determinam os ciclos da onda em função de sua tensão de saída.

Sendo assim, o transformador irá ter o seu primário como carga de transistores de alta potência, esses que também vão servir no chaveamento.

A Fonte chaveada preço deve ser consultada nas lojas específicas que trabalham com equipamentos elétricos e eletrônicos, lembrando sempre de comparar os preços de diferentes lojas e averiguar a qualidade do equipamento previamente para que assim, se possa garantir um funcionamento estável e de legítima qualidade.

Inversor de frequência

Como um tipo de controlador, o inversor de frequencia siemens tem a específica função de ativar um dado motor elétrico e de forma simultânea, variar a frequência e a tensão que está sendo fornecida para esse motor, com o específico objetivo de poder controlar a velocidade e a potência que está sendo consumida.

Esse item também é chamado por outras denominações, são elas:

  • Drive de velocidade variável;
  • Drive ajustável de velocidade;
  • Drive de frequência ajustável;
  • Microdrive.

No âmbito de seu funcionamento, o primeiro estágio que podemos citar do inversor é o seu conversor.

Um conversor trifásico tem como composição seis diodos, que funcionam como válvulas de retenção que usam em encanamentos.

Sendo assim, eles permitem que a corrente flua em apenas uma determinada direção, ou seja, a direção determinada pela seta símbolo do diodo.

Cabo de comando e controle

O Cabo de comando e controle é um item que tem como indicação o uso em instalações fixas de circuitos de controles, comando e sinalização de equipamentos elétrico, ligações de maquinários e etc.

Tem a sua aplicação realizada em sistemas móveis e fixos de eletrodutos, canaletas, painéis elétricos e em outras aplicações mais. Possui ótima flexibilidade, resistência aos raios ultra violeta, intempéries naturais e umidade.

Ele pode ser fabricado em diversas opções de construção e sua identificação pode ser em veias pretas ou brancas, que são numeradas sequencialmente. Podendo também ser confeccionado com veias coloridas, caso seja o desejo.

Enfim, são diversos equipamentos que poderíamos citar aqui, esses que exercem grandes papéis na indústria, como o Inversor de solda, porém o texto ficaria excessivamente longo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *