Para quem não é do ramo, pode parecer paradoxal que uma variável possibilite medir duas situações diferentes, de acidez e de alcalinidade. De fato, o paradoxo se desfaz quando se descobre que as duas expressões são antônimas, ou seja, opostas, contrárias.
Quando a escala de pH foi criada, as concentrações foram estudadas, e convencionou-se uma única escala, entre 0 e 14, o valor central 7 indicando neutralidade, abaixo de 7 as substâncias ácidas, e acima, as alcalinas.
Medição de pH
O Medidor de ph começa com um sensor, que, mergulhado na solução cujo pH deve ser medido e converte cada unidade de potencial de Hidrogênio detectada na proporção de 59mV.
Caso seja neutra a indicação será nula, caso apresente pH = 5 (ácido), a leitura resultará -118mV, ou seja, no extremo de acidez (pH = 0, teórico) a leitura deve indicar -0,413mV, e no extremo de alcalinidade (pH = 14) a leitura será de +0,413mV.
Para converter em uma leitura eletrônica, analógica ou digital, associa-se um conversor linear, que associe 0V à entrada de -0,413V, e 14V à entrada de +0,413V, e aí, basta ligar a saída a um medidor, que pode ser analógico ou digital.
Caso seja digital (eletroluminescente ou de cristal líquido) estará construído um Medidor de ph digital.
Aplicações em saúde
Algumas das mais recentes descobertas da medicina associam processos de envelhecimento orgânico e a dificuldade da eliminação de radicais livres, a acidez corpórea.
Um nível normal na circulação de sangue humano deve apontar leituras de pH entre 7,35 e 7,45 (embora esse valor varie um pouco, dependendo do autor do texto), faixa fora da qual são associados sintomas indesejáveis.
Um modo de evitar alterações na faixa de pH corpórea é a ingestão de água com pH próximo desses valores.
De fato, a ingestão de água é importante para a saúde, em torno de 1,5 litros ou um pouco mais. Mas não há necessidade de controlar a água potável comprada no comércio.
Essa característica deve estar impressa no vasilhame, conforme exigência legal. Cabe ao fabricante manter seu medidor de ph agua aferido e seu produto dentro das margens publicadas nos rótulos.
Outras aplicações
O pH é um indicador de aderência a padrões bastante confiável, geralmente repetitivo em relação a outras características e desempenhos, o que o torna importante em análises clínicas e laboratoriais e em academias de natação.
Avaliar esse aspecto também é muito importante em indústrias de:
-
Alimentos;
-
Bebestíveis;
-
Farmacêuticas;
-
Cosméticos;
-
Tintas e vernizes;
-
Petroquímicas;
-
Agricultura.
Já mirando no controle do pH em processos, torna-se importante a aquisição, instalação e integração de Phmetro digital, dotado de interfaces capazes de alimentar os sistemas com leituras, em tempo real e atualização constante.
Em aplicações agrícolas ocorre algo semelhante. As plantas necessitam de pH correto para crescer e frutificar. Solo cultivado, mesmo em ausência de chuva, é mantido irrigado, portanto o pH é simples de medir, com uma sonda.
Desse modo, plantas necessitam, para ser saudáveis, de pH próximo de 7, podendo variar discretamente, para cima ou para baixo.
Vale destacar que pHs em torno de 4, bastante ácidos, caracterizam terrenos desérticos; já pHs muito alcalinos indicam presença de matéria orgânica em decomposição.
Com o pH inadequado, a produtividade cessa, até em terrenos adequadamente irrigados e adubados. Mesmo que o proprietário não disponha do medidor de ph solo, pode obter assessoria de seus fornecedores, que podem ter interesse em oferecer produtos para a correção do pH.
O conceito de pH foi criado e divulgado por Soren Peter Lauritz Sorensen, em 1909. Sorensen criou a escala de pH, que varia de 0 a 14.
Por ser logarítmica, essa escala permite visualizar variações enormes de potenciais de Hidrogênio.
Desse modo, um aumento de dois pontos na escala, por exemplo, corresponde a um aumento de íons de Hidrogênio equivalente a cem vezes.
Uma vez criado o probe, o medidor de pH eletrônico foi resultado de conversão linear, que se tornou simples com o advento dos amplificadores operacionais. Com o desenvolvimento dos medidores digitais, um instrumento como o medidor de ph digital solo tornou-se rapidamente acessível para os profissionais do ramo, como também para os amadores.
Os medidores digitais nasceram com a tecnologia dos semicondutores de Silício. Os primeiros foram criados à base de chips de lógica básicos, tendo por mostrador indicadores eletroluminescentes.
Outra década se passou enquanto os medidores digitais tornavam-se monobloco e os indicadores eletroluminescentes cederam lugar aos monobloco de cristal líquido.