Como fazer a manutenção de seus equipamentos industriais?

O ambiente industrial é um segmento muito grande e possui espaço para todos os tipos de funções e serviços, principalmente, maquinários necessários para que os desenvolvimentos de todos os trabalhos sejam feitos.

Porém, esses tipos de máquinas são muito pesados e devem ser operados com muito cuidado, pois por fazerem grandes esforços e pressões, podem necessitar de manutenções periódicas e muito constantes.

Isso é comum por conta do tamanho e da funcionalidade de todos esses elementos, porém esses reparos devem ser feitos por profissionais especializados – assim como todos os outros consertos.

Para que você saiba como essas manutenções funcionam e são feitas, acompanhe este texto, pois iremos explicar um pouco mais sobre alguns dos maquinários mais utilizados e como são reparados. Leia e confira.

Compressores de ar

O compressor de ar é um equipamento que foi produzido para comprimir o ar atmosférico, para que ele possa ser enviado para um reservatório específico dentro da máquina e assim ajude no funcionamento de elementos pneumáticos, que funcionam com a pressão que o compressor proporciona.

Ou seja, ele trabalha com uma enorme pressão e também com força, para que seja possível contribuir nas atividades industriais e, por isso, ele necessita de atenção para que seja possível estar sempre apto para o trabalho.

Ao comprar compressor de ar, você deve entender que terá sempre que fazer o seu reparo, para que ele possa sempre estar adequado. Além disso, deve saber o tipo de compressor e qual é o melhor a ser usado.

Ele possui alguns materiais em seu corpo como:

  • Êmbolo;
  • Membrana;
  • Diafragma;
  • Motor.

Para que todos estejam em dia, é necessário verificar, semanalmente, o nível de óleo e trocá-lo de mês em mês ou trimestralmente, sempre obedecendo as recomendações. Limpá-lo e tirar todos os seus resíduos acumulados deve ser feito uma vez na semana também.

Além disso, a tensão das correias deve ser analisada, assim como vazamentos nas válvulas, nas juntas ou nas tubulações que podem dispersar o ar. Enfim, remova e limpe sempre o filtro de admissão e procure todos os tipos de falhas que podem ocorrer. Assim ele se manterá potente.

Aquecedor solar

Se é o seu caso, é necessário sempre pensar no conserto de aquecedor solar de uma indústria, pois por mais que dure anos e anos, isso só é possível com as prevenções indicadas e, claro, periódicas.

Ela começa simples e termina completa. Desde a checagem do sistema, até a limpeza de todos os coletores de energia. Assim a funcionalidade desse sistema será certeira, ajudando o local a economizar na energia e ainda ser sustentável.

Para que o principal aquecedor de agua continue bom, é necessário verificar vazamentos, se há perda de água, se o produto necessita de reparos assistenciais, se os resultados são os mesmos de antes e entre outros fatores.

Bomba de água

Por falar em água, é necessário também sempre verificar a bomba de água, que é o equipamento que leva esse líquido de um ponto para outro, de forma mais rápida e automatizada.

O conserto de bomba de água deve ser feito por especialistas na área, assim como todos os outros, que irão garantir altos níveis de bombeamento e farão com que esse maquinário possuam um melhor aproveitamento.

Esse processo de análise e avaliação deve ser feito periodicamente e alguns dos pontos que são verificados são os níveis de temperatura, de desgaste, seus rolamentos, rotores, semi-eixos, luvas protetoras, ventilador e outros.

Caso haja algum problema nesses componentes, eles vão passar por manutenção e serão trocados, retirados e higienizados. Assim, sua bomba ficará nova em folha e pronta para horas e horas de funcionamento sem interrupção ou problemas.

Aquecedor

Por último, iremos falar sobre o aquecedor eletrico, que é um tipo de objeto que está presente tanto nas indústrias em grandes proporções, como em residências um pouco menores.

Eles ajudam a aquecer o ambiente e fazer com que ele se torne apto para variadas funções. Por isso, deve ser sempre reparado, pois ele trabalha de uma forma em que está ligado na tomada e possui muita potência.

Primeiramente, eles devem ser sempre utilizados em tomadas já verificadas, e, além disso, use equipamentos com comprovação de qualidade. Aproveite sempre para limpá-los, higienizá-los desligados e resfriados.

Assim, o local se manterá aquecido, seguro e livre de problemas. Caso haja algo mais sério, leve para assistências técnicas especializadas.